Quando visitar o campo de pedra-pomes em Antofagasta de la Sierra

Pontuação média      0 opiniões
  Tangol 13/05/2025

El Campo de Piedra Pérez, emAntofagasta de la Sierra, Catamarca, é um lugar que parece de outro planeta. Localizado a mais de 3 mil metros de altura no oeste da província,este gigantesco deserto de pedra branca e formas caprichosas é um paraíso para os aventureiros.

A melhor época para visitar o Campo de Pedra Pérez éentre abril e novembro, quando as temperaturas são mais moderadas e as chuvas escassas. Durante o verão, o calor pode ser intenso e os caminhos podem ser inestáveis por causa das tormentas. No entanto, se você garantir uma visita com o guia adequado e alojamento em algum povoado próximo, como Antofagasta de la Sierra ou El Peña, você pode viajar para este paraíso norte em qualquer época do año.

É importante saber que, no acesso, um caminho sem asfalto que se desprende da estrada, não é único: recomenda-se ir em veículos 4x4 e com guia, pois os caminhos não são selados e o terreno é arenoso e variável.

A origem do Campo de Pedra Pérez se remonta aUma explosão vulcânica ocorreu há aproximadamente 6 milhões de anos. La violenta erupción arrojó; grandes cantidades de ceniza y piedra p'mez, una roca vulcânica porosa, liviana e clara, que se solidificaram e esculpiram por la acci'n del viento. O resultado é um mar de rochas brancas, cinzas e rosas com mais de 5.000 hectares de extensão, onde as formas lembram castelos, acantilados, túneles e olas congeladas.

A diferença entre outras paisagens árticas da Argentina, esta tem umaestética espacial. À medida que o sol se desplaza sobre o céu, as formações cambiam do branco puro ao dourado tenue, e as sombras acentuam os volámenes naturais. Por isso, muitas comparações com as caminhadas por acá com explorar a superfície da Lua ou Marte.

A seguir, vamos chegar à área natural protegida do campo de pedra em Catamarca, de outros pontos provinciais. Também, cuéles são as melhores excursões neste lugar e há muito para fazer em Antofagasta de la Sierra.

Donde-se a Antofagasta de la Sierra e vamos para o deserto de pedra p'mez

O campo se encontra a uns 40 quilômetros do povoado El Peñón, e a 530 de San Fernando del Valle de Catamarca, a capital provincial. Acessado por um desvío da Rota Provincial (RP) 43: esta é, por sua vez, o acesso principal a Antofagasta de la Sierra.

Para chegar ao interior de São Fernando há que tomar a Rota Nacional (RN) 38 a oeste por uns 70 quilômetros até Cumbicha, no 1º andar com a província de La Rioja. Desde então, há que girar à direita paraempalmar com a RN60 para o norte, por outros 130 quilômetros.

Uma vez em El Retiro, sobre o ápice ao norte de La Rioja, há quesair da RN60 para tomar a RN40 em direção a San Antonioe continuar 135 quilômetros até Las Juntas, onde aparece o destino do RP36.Em seguida, tome este último até izquierda, segue-se por 8 quilômetros até a palma da mão com a RP43, pelo que se abre o caminho final para El Peñón e, a continuação, o caminho de entrada para deserto.

Para chegar ao campo de pedra pómez de Fiambalá hay que segue o RN60 para o sudeste até empalmar com o RN40 para o norte, seguindo a mesma rota que vem da capital. A distância de Tinogasta ao campo de pedra pómez é um pouco menor, dado que esta cidade éá más perto da RN40, pelo que o regresso é o mesmo, mas más curto.

Aventura no campo de pedra p'mez: excursões e passeios pelo dia

Faça mais de uma maneira de visitar este paisaje espetacular da puna catamarqueña. Algumas pessoas propõem uma aventura de uma jornada completa, outras de várias maneiras, combinando o Campo de Pedra Pérez com outras paisagens da região: salões, lagoas de altitude, campos de lava, termas naturais e pueblos.

Um dos passeios clássicos é desde Antofagasta da Serra até o campo de pedra pómez. A corrida inicia-se pela cidade norte para partir para Carachi Pampa, um grande deserto de sal famoso por seu paisagens extras e sua calma total. A próxima parada é a Lagoa de Carachi Pampa, onde a água muda de cor com a luz do sol, e os flamencos andinos contrastam com a paisagem monocromática. estilo='font-variant-numeric: herdar; font-variant-east-asian: herdar; font-variant-alternates: herdar; font-variant-position: herdar; font-variant-emoji: herdar; font-stretch: herdar; tamanho da fonte: 16px; altura da linha: 24px; família da fonte: Inter, sans-serif; tamanho óptico da fonte: herdar; ajuste do tamanho da fonte: herdar; kerning da fonte: herdar; configurações de recursos da fonte: herdar; configurações de variação da fonte: herdar; margem: 0px 0px 24px; alinhamento vertical: inicial; cursor: texto; tamanho da caixa: caixa de borda; cor: #191b23; white-space-collapse: preserve'>Uma vez no Campo de Piedra Pérez, uma caminhada de meia hora propõe explorar este lugar único com o guia de um especialista local. Ao retornar, espere as dunas de areia sílex, formadas pelo desgaste do Campo de Pémez.

Se estiver em El Peñón ou for passar parte de sua estadia, poderá somar ao passeio 4x4 pelo deserto de pedra. A velocidade dá um caráter especial às vistas panorâmicas do lugar. Além disso, você pode escolher entre visitar, também, Carachi Pampa ou Dunas Blancas.

E se você quiservisitar o campo de pedra perto de La Rioja, o pacote de 5 dias de Tangol inclui um dia inteiro de trekking e visitas a vulcões e salões da região. Também em El Peñón, Lagunas Blancas e outros lugares impressionantes da puna, com traslados, alojamento e várias comidas incluídas.

Qué fazer em Antofagasta de la Sierra

A visita ao deserto branco é quizá a melhor atividade para fazer desde Antofagasta de la Sierra, mas não la única. Para começar, nada melhor que um passeio por esta cidadezinha de ruas tranquilas e casas baixas, onde a paisagem desértica e os vulcões lejanos marcam o ritmo da vida.

Nas profundezas do povoado, o Volcán Galán é um dos atrativos mais imponentes. Sua caldeira de 40 quilômetros de extensão forma um cerro que se eleva sobre uma paisagem de rocha vulcânica a cerca de 5.000 metros sobre o nível do mar. No mesmo excursão ao Cerro Galán visita Laguna Diamante, Laguna Grande e mirantes lindos.

A poucos quilômetros ao norte de Antofagasta fica o Salar del Hombre Muerto, uma extensão branca e brilhante que contrasta com as montanhas roxas que o rodeiam. A área é conhecida por sua atividade mineradora, mas também atrai turistas por suas paisagens, ondeo céu salino reflete o céu como um espelho. O caminho borda o rio Trapiche, onde é como encontrar vicunhas, lhamas, parinas e perdices que se adaptam à vida no altiplano.

Uma experiência semelhante espera visitar o Salar de Antofalla, que se estende por mais de 150 quilômetros. Rodeado por vulcões e cerros multicoloridos, guardavistas panorâmicas que convidam a retornar às suas fronteiras e visitar pequenas lagoas cheias de vida selvagem.









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)

O Que Fazer Em Córdoba

Purmamarca, Uma Pitoresca Vila Na Puna Argentina

Como conseguir ingressos para ir ver o Independiente?

Teatro El Círculo, Uma Jóia Para Visitar Em Rosário, Argentina

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo