É uma das montanhas mais emblemáticas da Patagônia argentina, localizada na província de Neuquén, perto da fronteira com o Chile.
O O passeio começa no Parque Nacional Lanín, a cerca de 20 quilômetros de San Martín de los Andes. A caminhada até o topo é um percurso difícil, com altitude de 3.776 metros acima do nível do mar e extensão de 18 quilômetros ida e volta.
Como você avança, a paisagem muda para rochas e geleiras, tornando a experiência ainda mais emocionante. A caminhada até o vulcão Lanín é bastante exigente, e requer uma condição física muito boa e equipamentos adequados. O tempo de subida varia dependendo do clima e do nível de condicionamento físico, mas geralmente leva de 8 a 10 horas para chegar ao topo.
Do topo, você terá uma perspectiva incomparável: ao sul, você verá os belos lagos Huechulafquen e Paimún, e se estiver claro, o majestoso Tronador; ao norte, os lagos Tromen e Quillén podem ser vistos ao longe; enquanto a oeste, em terras chilenas, ergue-se o impressionante vulcão Villarrica.
Esta montanha é a mais alta da região, destacando-se da majestosa Cordilheira dos Andes por seu formato cônico.