Ao sair do
Museo de Arqueologia de Alta Montaña caminhamos quatro quarteirões pela avenida Belgrano em direção à Plaza de Armas até chegarmos a Bartolomé Mitre, aqui viramos à direita e depois de meio quarteirão encontraremos o
Montanhas Museu de Arqueologia é uma obrigação para todos os que visitam Salta, já que tem surpreendente conteúdo sobre a descoberta do
filhos de Llullaillaco , uma descoberta arqueológica de mais de 500 anos atrás. Estas são três crianças que foram oferecidas pelo império Inca e encontradas a 6.730 metros acima do nível do mar, no cume do vulcão Llullaillaco.
Ver seus corpos crio-preservados é comovente , mas é um gateway fascinante entrada para o mundo arqueológico.
O Capac Cocha (obrigação real em quíchua) foi um dos mais rituais transcendentais do Império Inca . Foi realizado em homenagem ao deus Viracocha e incluiu o sacrifício de meninos que foram levados aos picos das colinas e vulcões mais altos dos Andes (o mais próximo possível de Inti, o deus do sol) e foram abandonados ali. Alguns foram assassinados anteriormente, outros morreram de hipotermia.
O MAAM localizado a poucos metros da Plaza 9 de Julio, mostra toda a história por trás desses sacrifícios e cada detalhe em suas instalações modernas e educacionais. Os corpos das três crianças são expostos em uma cápsula de baixa temperatura que funciona com o processo de criopreservação.