Os 9 melhores lugares para ver os pinguins na Argentina.



Pontuação média      0 opiniões
1062

  Moti Klein 19/08/2020

A Argentina oferece em todo o país a possibilidade de avistar muitos animais silvestres devido aos diferentes ecossistemas que possui e à quantidade de parques e reservas nacionais que protegem o meio ambiente. 

Dentre toda a vida animal a ser descoberta na região da Patagônia, existe uma variedade de pássaros que despertam muita simpatia e que até foram personagens de filmes e desenhos animados:  os Pinguins.

A distribuição mundial desta ave ocorre quase exclusivamente no hemisfério sul. A Patagônia e algumas regiões da América do Sul são lugares muito especiais pela localização geográfica e também pelo frio da água, condição necessária para a vida desses animais. 


Curiosidades:

Suas asas se tornaram nadadeiras que lhes permitem ser muito bons nadadores e, portanto, peixes para se alimentar.

É a única espécie de pássaro que não pode voar.

As cores dos pinguins funcionam como uma camuflagem contra seus predadores. O preto se confunde com o mar e o mole com o gelo.

Ambos os pais chocam e cuidam do pombo.

Todas as espécies habitam o hemisfério sul, exceto as de Galápagos.

Eles são seres de sangue quente e conseguem mantê-lo graças à gordura e penas a 39 graus Celsius.

A maioria das espécies são monogâmicas e mantêm um par reprodutivo ao longo da vida.


Se você deseja viajar e vê-los na Patagônia Argentina, recomendamos estes lugares:





Punta Tombo



Está localizado a 110 quilômetros de Trelew e 180 km de Puerto Madryn, onde normalmente todos Eles se hospedam porque tem os melhores hotéis da região.

Neste espaço incrível na costa de Chubut está a maior colônia do mundo de  pinguins de Magalhães   (200 mil pares reprodutores). Também é a melhor opção dependendo do tamanho que você pode acessar com alguma facilidade.

Aqui, uma vez que você entrar na reserva, você será capaz de caminhar entre os pinguins que Eles vêm e vão do mar para seus ninhos onde, dependendo da época do ano, seus filhotes são encontrados.

A reserva natural possui caminhos de madeira que geram um caminhar para ir. Em um trecho da trilha é possível avistar o Oceano Atlântico e suas praias olhando para o leste e para o outro lado, para o oeste, o movimento incessante dos pinguins que vão daqui para lá.

Se você gosta de fotografia, poderá tirar retratos dos pinguins a menos de um metro de distância.

Importante saber que não tem muito conteúdo a infraestrutura. (Há banheiros, um escritório de coleta de ingressos, uma pequena empresa que vende produtos básicos), portanto, recomendamos trazer comida e bebidas.





Temporadas para vê-los



Agosto ou setembro:   Você pode ver a chegada de machos e fêmeas, a luta territorial e a construção de ninhos.

Outubro:   Tempo de incubação dos ovos. Entre 30 e 45 dias.

Novembro:  Nascimentos e primeiros cuidados com os pombos.

Dezembro:  Crescimento e intensa atividade na praia e gaivotas e skuas perseguindo os ninhos.

Janeiro:  Os filhotes deixam o ninho, perdem a plumagem e iniciam suas incursões no mar.

Fevereiro:   Os juvenis perdem a plumagem, ocupam as praias e fica difícil chegar ao mar.

De março a Abril:   a muda do jovem termina, a muda do adulto começa e a migração para o norte começa.

Maio, junho , Julho e agosto:   nesta época do ano, você não pode ver os pinguins de Magalhães porque eles estão permanentemente se alimentando do mar.


Como chegar de Puerto Madryn

Existe dois f Maneiras de chegar lá

1. Chegue dirigindo. A estrada a partir de Madryn é a estrada nacional número 3 (RN3) em direção ao sul. Após 70 km, vire à esquerda na rota provincial número 75 (RP75). Em seguida, a rota provincial número 1 (RP1) aparecerá na estrada, que deve ser tomada virando à direita. Se você não tem um carro e  deseja alugar um é uma boa opção para quem é independente. 


2.  Comprar uma excursão de dia inteiro que procura você em seu hotel em Puerto Madryn leva você em um ônibus com um guia especializado e o leva para a noite de volta. Neste passeio há a possibilidade de ver Gaiman e fazer um passeio de barco para observar toninas. 





Ilha Martillo, Ushuaia



A Ilha Hammer está localizada no Canal de Beagle, próximo à cidade de Ushuaia, na província de Tierra del Fuego. É pequeno porque tem apenas 32 hectares de terreno e pedras. Seu nome se deve ao fato de ter um formato semelhante ao da ferramenta popular.

Aqui vamos encontrar a colônia de pinguins mais ao sul da Argentina. A maioria dos espécimes a serem observados são da variedade  Magalhães . A segunda variedade que pode ser observada é o  Pinguim da Papua.   Com um pouco de sorte, você também verá alguns espécimes do  Pinguim-rei   e do variedade  Pluma amarela. 

Na ilha também existem variedades de vida animal para desfrutar, como: 

Aves   tais como: skua chilena, cormorões de pescoço preto e imperial, albatrozes, petréis, maca, bandurrias e ostraceiros, entre outras aves marinhas.

Mamíferos marinhos   tais como: leões marinhos de um ou dois pêlos, focas leopardo, lontra Lontra felina.


Como chegar


A única maneira de chegar à ilha   que é protegida é por meio do  passeio náutico que sai da cidade de Ushu aia ; O passeio inclui uma visita às atrações do Canal de Beagle, como a Isla de Lobos e o farol Les Eclaireurs. Há opções para ver os pinguins de barco e a opção estelar é aquela que você desce e dá um passeio entre os pinguins. (Altamente recomendado)

Temporada:   de outubro a abril




Parque Nacional Monte León



É uma área protegida na costa atlântica da província de Santa Cruz na Patagônia Argentina. Para aquelas pessoas que gostam de viajar para lugares que não são turísticos e que ainda estão fora do tráfego massivo dos amantes da natureza, é um grande objetivo.

Não só É interessante observar o litoral e a estepe patagônica, mas também possui uma fauna e flora muito abundantes em suas ilhas, cardumes e falésias.

Possui 36 km de praias que protegem a biodiversidade da região. Magalhães passou por aqui em sua jornada em busca da passagem para o Pacífico para chegar à Índia e seus temperos e se maravilhou com esses pássaros.

Constitui a quarta maior colônia grande número de pingüins de Magalhães   do país com 60 mil pares que chegam em setembro e permanecem até abril, quando empreendem uma viagem ao oceano em busca de alimento. Possui diversos mirantes e trilhas para observação da fauna de diversos pontos.


Como chegar


O acesso ao parque está localizado no km 2400 da RN 3. Fica a 540 km de Comodoro Rivadavia e 210 km de Rio Gallegos. Se você deseja  alugar um carro   , pode ser uma alternativa muito boa.





Reserva Natural de Cabo Vírgenes


Também está dentro de lugares com muito pouco turismo e que é sempre uma atração para os aventureiros já que o local está em um estado 100% natural.

Abriga uma colônia de 250 mil  Pinguins de Magalhães   sendo a segunda maior do país e a mais meridional em nível continental. Em setembro chegam os machos para ocupar os ninhos, geralmente os mesmos do ano anterior, depois chegam as fêmeas e acasalam. Em outubro, eles geralmente colocam dois ovos que eclodirão por 40 dias. Em abril, os filhotes estão prontos para iniciar sua migração para o norte. 

Também na área você pode ver estas aves: gaivota, cormorão-de-pescoço-preto e bandurria meridional, cormorões imperiais, falcões-peregrinos, pombo da Antártica, tarambola de colar duplo, biguá, garça-real, flamingo do sul, cauquén comum, macá-grande, gaivota-marrom da Antártica ou paalo subantártico, maçarico-branco, gaivota-do-sul e andorinha-do-mar de cauda longa.

É altamente recomendável hospedar-se na Fazenda Monte Money: Nesta fazenda, modelo de criação de ovelhas, a família Fenton organiza visitas à colônia de leões-marinhos e pinguins, além de almoços e acomodação com reserva prévia.


Como chegar


São 145 km por estrada de cascalho   de Río Gallegos  (km 0) tomando a Rota Nacional Nº 3 rumo ao sul. No km 12 passa por um posto de controlo policial com uma barreira e no km 16 existe uma placa rodoviária que indica um desvio à esquerda em direcção à Estrada Provincial n.º 1, de onde são 129 km até Cabo Vírgenes. Continue até o controle Gendarmería no quilômetro 90 e avance até a bifurcação, onde deverá virar à direita para chegar à fazenda Monte Dinero, localizada quase na fronteira internacional. De lá, são 13 quilômetros de pegada até Cabo Vírgenes




Penguin Island



A Ilha de Pingüino fica a 21 km a sudeste da cidade de Puerto Desejado. Atualmente são 24 mil pares de  pinguins de Magalhães   e 1.200 pares de  rockhopper , espécie que aos poucos e graças à proteção que possuem Está se recuperando.

É um espaço cheio de história e fauna. Entre os restos de uma antiga fábrica que processava gordura de leão-marinho e um antigo farol da Marinha argentina estão os pinguins de Magalhães, gaivotas, andorinhas-do-mar, ostraceiros, skuas, lobos e elefantes marinhos do sul. No entanto, a pérola da ilha é o simpático pinguim rockhopper, que se caracteriza por penas amarelas nas laterais da cabeça e olhos vermelhos. O bairro localizado no Parque é o único que pode ser visitado por turistas em todo o continente.


Como chegar 


A única maneira de chegar lá é por meio da  excursão para a ilha   que sai regularmente na temporada que vai de outubro a abril, embarcando no porto desejado em um barco que sai de manhã cedo para evitar ventos fortes. Esta excursão é altamente recomendada, pois a ilha é um dos paraísos de pássaros e espécies marinhas do Atlântico Sul.





Cabo Dos Bahías



Localizado ao sul de a província de Chubut, na costa do Oceano Atlântico, é a reserva de vida selvagem do Cabo do Bahías. Pode ser percorrido por um caminho interpretativo que atinge a costa, cruzando a área onde existe uma colônia de cerca de 20.000 indivíduos, principalmente de  pingüins de Magalhães   que a habitam de setembro a maio . A não perder a vista desde os miradouros.

Uma das suas características mais marcantes são as arribas que caem no oceano em direcção à praia, que é constituída por grandes pedras. O contraste entre o solo avermelhado e o azul do mar também é muito atraente. Como em quase todos os casos, nesta área encontramos leões marinhos com dois pelos e um pelo, guanacos, choiques, tatus, raposas, maras, muita variedade de pássaros e ocasionalmente você pode ver baleias e golfinhos.


Como chegar


De Camarones, pegue a Rp1 sudeste. Lembre-se de que a estrada é de cascalho sólido, portanto, não é recomendável ir mais rápido do que 50 km por hora.





Ria Deseado



Isso Reserva provincial que protege o estuário do rio Deseado devido à sua importância biológica. O primeiro a chegar a este local foi o corsário britânico Cavendish, que deu ao estuário o mesmo nome de seu navio (desejo). É o único rio da América do Sul que em tempos geológicos remotos parou de despejar suas águas no oceano, permitindo-lhe invadir o antigo canal em direção ao continente.

Muitos podem ser vistos variedades de aves sendo as mais procuradas o  Pinguim de Magalhães.   Esta reserva é totalmente diferente das outras por não estar localizada na praia e a paisagem do rio em ziguezague entre pequenas falésias é muito bonita.


Como chegar


Do porto desejado há opções para fazer a visita em passeio de barco ou van. Se você tem seu próprio carro, há vários pontos dentro da reserva para entrar e desfrutar do parque.



Estância San Lorenzo



Esta bela fazenda patagônica localizada na península Valdés possui em sua costa uma colônia de  pinguins de Magalhães   alucinante. Possui 210 mil casais de acordo com o último censo. É claramente uma das opções de imersão mais interessantes para quem planeja uma viagem a Puerto Madryn. 

O estabelecimento rural também se dedica à proteção e estudo de pinguins em ambiente turístico, para a produção de lã merino australiana. Este lugar está preparado para a sua visita, já que dentro do complexo há um restaurante onde você pode comer iguarias locais, tendo como estrela o cordeiro patagônico na brasa.

Você pode até Agende esta excursão junto com o  passeio à Península Valdes e observação de baleias.   É possível visitá-la entre o início de setembro e o último dia de março.

São 5 visitas diárias de 1 hora e 15 minutos para quem vem por conta própria para a estância. 

Estes são os horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h.


Como chegar 


De Puerto Madryn, você pode dirigir faça a viagem em duas horas e meia. Eles são 159 km. A viagem é feita nesta ordem rp1, rp2 e finalmente é alcançada por rp3. Tudo está muito bem indicado na sinalização rodoviária, visto que é uma zona de alto turismo na temporada.

Para quem não tem tempo nem vontade para dirigir, o ideal é comprar:  Excursão à estância San Lorenzo com observação de pinguins





Punta Ninfas - Estancia el Pedral



Outra das propostas mais bem elaboradas do país por se tratar de uma iniciativa privada como no caso da Fazenda San Lorenzo. Trata-se de uma reserva com possibilidade de avistar a fauna de muito perto. O passeio a pé entre os pinguins é muito especial e é feito em pequenos grupos, o que gera uma dinâmica com um ambiente mais cuidado do que no Tombo, que recebe grandes grupos de turistas na temporada. Existe a possibilidade  de visite durante o dia   ou  fique para dormir  e aproveite todas as atividades. Recomenda-se ir com crianças, pois o local oferece jogos e atividades para os mais pequenos.

As atrações da visita são:

Ande entre os pinguins e seus ninhos
Visita à Fazenda Patagônica
Almoços e lanches em um restaurante muito bom
Visita ao farol de Punta Ninfas
Possibilidade de  ficar no hotel  e passar a noite em um paraíso natural.





Realmente uma proposta que Quem pode beber (o preço é alto) é muito bom porque caminhar na colônia de  Pinguins de Magalhães   e curtir as noites estreladas fazem disso, em conjunto, uma proposta de luxo em a área de Puerto Madryn.





Como chegar


Fica a 70 km de Puerto Madryn. É necessário seguir pela RP1 em direção ao sul até o cruzamento com a RP5, onde deverá virar à esquerda até chegar à propriedade. Você deve dirigir com cuidado porque geralmente há animais soltos nas estradas, como guanacos ou maras.








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Qual é o melhor trajeto de Salta a Purmamarca?

História Da Maratona De Buenos Aires

 como Chegar Bilhetes Para Ver Futebol Na Argentina?

Julio Cortázar, Escritor De Qualquer Lugar E De Qualquer Lugar

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo