O
Museo Nacional de Arte Decorativo foi inaugurada em 1937 no Palácio Errázuriz, um surpreendente francês mansão neoclássica que pertencia ao aristocrática família Errázuriz Alvear Argentina (Es o mais importante mansão da cidade). O museu é atraente não só pelas suas obras, mas também para o majestoso edifício construído entre 1911 e 1916 pelo arquiteto René Sergent, que incluiu no projeto de um sistema de aquecimento central, dois elevadores e um sistema de aspiração de pó centralizado, algo extremamente novo para o tempo!
O Museu Nacional de Arte decorativa é dedicado ao design e artes decorativas, tem valiosas coleções de esculturas, pinturas, tapeçarias, armas, livros, cerâmicas, móveis, miniaturas e peças de metais, principalmente europeus e Oriental, de 16 a séculos 20 (a mais importante de seu tipo).
Entre os quase 6.000 objetos de alto valor, destacam-se o óleo sobre tela de El Greco, tapeçarias do século XVI, uma escultura de Auguste Rodin e um relógio de bronze que foi presente . casamento para Reis Louis XVI e Marie Antoinette.
Em relação às condições do edifício ficio, o palácio foi restaurado como uma casa-museu, que não só abriga valiosas peças de arte e mobiliário de diferentes épocas, mas também revela o estilo de vida de uma família aristocrática no início do século 20. durante os dezoito anos que a Errázuriz Alvears viveram aqui, a casa foi palco de recepções, concertos e bailes de caridade (você pode visitar os grandes salões de baile com o seu mobiliário original), foi também um espaço de luxo e conforto.
A casa recria os estilos mais significativos de arte decorativa e decoração europeia dos séculos XVIII e XIX. Possui uma pequena sala decorada em estilo Art Déco antigo do artista catalão José María Sert, destacando-se quatro painéis pintados a óleo, um deles sobre um espelho. Este quarto é o único da casa com decoração do século 20.
A residência também tem um jardim de estilo francês que funciona como uma extensão das salas de recepção e tem uma Fonte dos Cisnes em seu eixo central, rodeada por canteiros de corte de buxo que evocam desenhos do Palácio de Versalhes. Uma recomendação é que durante a sua visita ao museu verifique a agenda no seu site porque as orquestras costumam se apresentar neste maravilhoso jardim que o palácio possui. Este tipo de evento, como a entrada no museu, é gratuito.
Se você estiver interessado em fazer visitas guiadas, elas são feitas todos os dias com um máximo de 50 pessoas por turno (1pm, 2 pm, 03:30, 05:00 e 06:00). a turnê será através de salas no piso térreo e jardim exterior.