Gaiman: povo galês na Argentina



Pontuação média      1 opiniões
1200

  Micaela Lujan 24/09/2020

Muitos visitantes ficam surpresos ao saber que na Patagônia Argentina há uma pequena colônia galesa localizada em Gaiman , província de Chubut. Gaiman significa “pedra de amolar” em Tehuelche e atualmente, tendo cerca de 6.000 habitantes, ainda mantém sua cultura intacta: arquitetura desde os primeiros dias, pôsteres escritos no País de Gales pelos ruas e o idioma é até ensinado nas escolas.


Suas raízes: a história de Gaiman.


É considerado o primeiro município de a província de Chubut e foi fundada em 1874. Agora, é importante destacar que, na verdade, os primeiros a habitar esta região da Patagônia argentina foram os Tehuelches. A comunidade não era muito grande e vivia em tolderías.

E embora a paisagem que prevalecia naquela época fosse quase deserta, os galeses avançaram para iniciar a colonização. Foi assim que em 28 de julho de 1865 um barco que chegava de Liverpool com 153 galeses chegou às margens de Chubut. Eles se estabeleceram no vale inferior do Rio Chubut devido à falta de água e foi lá que a colonização se concentrou e começou a habitar a área.

Qual era o seu objetivo principal? Não apenas alcançando maior bem-estar econômico, mas também mantendo a cultura, as tradições e o idioma galeses.






O que ele produz?

Quanto às atividades principais, a Gaiman produz cereais, vegetais e é responsável pela criação e desenvolvimento de ovinos de madeira serrada e laticínios. Além disso, nos últimos anos, tornou-se um local popular por suas casas de chá galesas, o que tornou o turismo outra grande fonte de receita.


Alfândega e suas famosas casas de chá.


Uma tradição muito comum em todas as famílias galesas é o chá galês. Com o tempo, os residentes ficaram encarregados de manter suas raízes e hoje a O chá galês faz parte da cultura de Gaiman: centenas de turistas visitam suas famosas casas de chá todos os anos. Neles você não apenas saboreia um lanche delicioso, mas também sente a recepção calorosa dos descendentes de Gales.

O que acompanhar? A maioria escolhe o famoso bolo preto galês mas existem outras opções como bolos de creme, bolos de nozes, bolos de maçã ou chocolate, scones ou pão caseiro com doces regionais. A casa de chá mais famosa é Ty Te Caerdydd, por nada mais nada menos do que ter hospedado Lady Di. 25 de novembro de 1995 foi a data em que Lady Di esteve na Argentina e que marcou todos em Gaiman.

“Esta casa foi visitada por Lady Diana, Princesa de Gales ”é o que está escrito na entrada da casa. Além disso, a título de exposição e homenagem, o espaço e os utensílios de chá que ela utilizava também são separados.






O que mais ir?

Para entrar na cultura desta pequena cidade, é uma boa ideia fazer o famoso "Caminho do Galês" , um circuito de aproximadamente 40 quilômetros onde você poderá veja as vistas maravilhosas do vale, as fazendas onde eram produzidos produtos regionais e algumas das antigas capelas galesas.

O Museu Histórico Regional de Galês Também mantém a história: mais de 3.000 objetos relacionados com os primeiros assentamentos do Galês em Chubut são preservados aqui. Está localizado na antiga estação Gaiman , da Ferrovia Nacional da Patagônia. Parque el Desafío é um parque para meninos e meninas que fica às margens do rio Chubut e foi construído em 1980 por Joaquín Alonso, morador de Gaiman. O interessante desse lugar é que todos os jogos são feitos de elementos reciclados e por sua vez, é repleto de frases para refletir durante o tempo de caminhada.

Por outro lado, existe o Parque Paleontológico , no local Bryn Gwyn e a 10 quilômetros de Gaiman. Aqui você poderá passear e observar na paisagem réplicas de animais marinhos que foram encontrados e que chegam a 10 milhões de anos. 

Outra forma interessante de conhecer Gaiman é através dos passeios que vão até Punta Tombo, onde você conhecerá as famosas colônias de Pinguins de Magalhães e na volta fará uma parada em Gaiman para aprender tudo sobre sua cultura, local e saborear um delicioso chá Galês.


Evento em destaque em Gaiman: Landing Party. 


Gwyl Glaniad ou mais conhecido como o "Festival de Aterrissagem" é celebrado todo dia 28 de julho. Onde começa a celebração? Nas capelas, onde os descendentes dos colonos galeses e toda a cidade vão para desfrutar do chá galês, de jogos recreativos e até de concertos.


Como chegar

Para chegar a Gaiman, o caminho mais acessível e recomendado é a partir de Trelew, a distância é de 17 quilômetros. Você pode alugar um carro e começar a viagem pela Rota Provincial 25. Se você estiver em Puerto Madryn, a distância é maior: é de 80,9 quilômetros e se acessa pela Rodovia Nacional nº 3, o que leva 1 hora e meia de viagem.








5

Média entre 1 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (1) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


ALICIA  17/10/21
Inmigración Galesa en nuestra Patagoniats
¡Muy interesante!

Parapente Em Tucuman

Buenos Aires E Tango

San Luis, Natureza Em Todo O Lado

O Que Fazer Em Mar Del Plata?

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo