Cruzeiros para a Antártica: dicas para escolher o melhor



Pontuação média      0 opiniões
11

  Micaela Lujan 30/08/2019

Um cruzeiro à Antártica é uma daquelas viagens únicas que com muita sorte se pode ter o prazer de fazer uma vez na vida e, por isso mesmo, queremos que seja especial.

Agora, como os preços são bastante altos, é importante ter muita clareza sobre o que cada opção inclui e tudo o que precisamos saber com antecedência. A seguir, responderemos a todas as perguntas que você certamente se fará.


Como faço para chegar à Antártica?



Existem duas maneiras de transporte para chegar ao continente branco:

  •   De avião: geralmente há voos para a Ilha Rei George e voos panorâmicos. E embora você chegue lá mais rápido, esta não é a opção mais barata.

  • De barco/cruzeiro: A viagem de cruzeiro é uma escolha de todos. Com sede na Argentina e a 1000 quilômetros de distância, Ushuaia é a cidade com o porto mais próximo para chegar à Antártica. A maioria das empresas oferece roteiros que começam aqui, mas outras também partem de portos como Punta Arenas ou Puerto Madryn.
É claro que há empresas que trabalham na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, mas os orçamentos e as distâncias aumentam muito mais. Por esse motivo, para chegar à Antártica é melhor viajar da América do Sul.


As melhores propostas de cruzeiros


Navegando pela Península Antártica

O cruzeiro Basecamp viaja por áreas cuidadosamente selecionadas na Antártica, parando em locais onde você pode participar de atividades ao ar livre, como montanhismo, caminhadas em geleiras e caiaque. Para os amantes da aventura, também existe a possibilidade de passar uma noite nos acidentados acampamentos costeiros. Os passageiros que não desejam participar dessas atividades podem desfrutar de excursões do Zodiac (lanchas) e caminhadas fáceis ao longo da costa com foco na vida selvagem. Todas as atividades são gratuitas.


O navio de cruzeiro Basecamp Ortelius opera por 12 dias. O barco começa em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, localizada às margens do Canal de Beagle. O circuito terá início neste canal que será navegado ao longo da noite do primeiro dia, continuando através da Passagem Drake até a Convergência Antártica. Em seguida, ele continuará pelas Ilhas Shetland do Sul. Do dia 4 ao 9, você navegará diretamente para a Antártica, passando pelas ilhas Melchior e o canal Schollaert entre as ilhas Brabant e Antuérpia. Outros pontos que incluem a navegação são o Canal Neumayer, Port Lockroy, as ilhas Booth, Pléneau e Petermann. Também a Bahía Paraíso e o Canal Errera. Ao longo do passeio você poderá ver várias espécies de albatrozes e petréis, como pinguins-gentoo, cormorões-de-olhos-azuis, focas leopardo, caranguejos, baleias jubarte e pinguins Adélia.


Península Antártica com observação de baleias




Esta aventura na Península Antártica com observação de baleias dura 13 dias. É realizado a bordo do Hondius Cruise, um novo e avançado navio Oceanwide que atende às mais modernas e altas demandas de navios. Tem capacidade para 170 passageiros e acomodações de luxo.

 

Nesta expedição, você passará a maior parte do seu tempo observando as paisagens e a vida selvagem com naturistas e biólogos, mas também terá a opção de participar de uma ampla gama de atividades interativas a bordo. Esses workshops são tão envolventes quanto informativos, cobrindo tópicos sobre navegação, astronomia, geologia, botânica e culinária. Também são realizadas apresentações que exploram a vida fascinante das baleias polares, mamíferos terrestres e pássaros.


O Cruzeiro começa e termina na cidade de Ushuaia. Nos primeiros dias, você navegará pelo Canal de Beagle e pela Passagem de Drake. No quarto dia eles entrarão na Antártica e poderão visitar: Ilha Cuverville, Porto Neko e Baía Paradise. Nestes lugares você verá pingüins-gentoo e skuas marrons. Durante os passeios do zodíaco e de caiaque, você terá fácil acesso às baleias jubarte e minkes. Em seguida, a excursão continuará para as ilhas: Pourquoi Pas, Horseshoe, Stonington e Hanusse Bay, onde haverá observação de baleias e você poderá ver uma importante variedade de montanhas repletas de geleiras. Próximo ao círculo antártico durante os dias 9 a 12, também será possível fazer observação de baleias jubarte e passeios no zodíaco, onde você verá outras espécies como pingüins gentoo, focas leopardo e caranguejos.



Círculo Polar - Península Antártica


Esta navegação segue para o sul da Antártica, atravessando o Círculo Polar, onde poucos navios chegam. A embarcação utilizada é o El Plancius, um barco de gelo reforçado com 53 cabines para 116 passageiros, salas de conferências, restaurante e mirantes. O cruzeiro do Círculo Polar e Península Antártica dura 12 dias e só pode ser reservado de março a novembro.

Durante esses 12 dias você poderá visitar lugares como as Ilhas Shetland, Hannah Point, Ilha Deception, Porto Neko e Baía Paradise. Você poderá desfrutar de aventuras entre os icebergs através de navegações zodiacais, onde poderá ver de perto os pinguins Adélie e o cormorão-de-olhos-azuis. Ao chegar à Ilha Pléneau, você encontrará baleias jubarte e minke. Também durante toda esta navegação poderá apreciar diferentes espécies de albatrozes errantes, de cabeça cinzenta, de sobrancelha negra, de manto claro, petrel xadrez, petrel prateado, petrel tempestade, azul e antártico. Além disso, você ficará mais próximo dos pinguins Gentoo e Chinstrap, do Petrel gigante do sul e dos elefantes marinhos.

Os últimos dias de navegação irão ao sul das Ilhas Argentinas em direção ao Estreito de Cristal para cruzar o Círculo Polar. Eles farão um pouso na histórica base britânica na Ilha de Detaille, que será a posição mais ao sul. A paisagem é impressionante, com montanhas muito altas e enormes geleiras. Em seguida, eles continuarão para o norte através do Canal de Neumayer e do Estreito de Gerlache para chegar às Ilhas Melchior, rodeadas por uma bela paisagem e icebergs. No dia 11, será hora de voltar ao ponto de partida em Ushuaia.



Navegação marítima de Weddell incluindo helicóptero


A navegação de 10 dias pelo Mar de Weddell permitirá que você explore os assentamentos do Pinguim-imperador perto da ilha de Snow Hill. Você também poderá visitar a área e ver a variedade de pássaros e pinguins, incluindo Adélies e Gentoos. Um dos pontos mais interessantes da expedição é a possibilidade de fazer um passeio de helicóptero, sobrevoando o gelo do Mar de Weddell, você poderá desfrutar das magníficas paisagens da natureza antártica.
A viagem acontece no Ortelius, um barco reforçado e totalmente equipado para 108 passageiros, com 52 cabines, amplo open space no convés e confortáveis ??espaços internos. A temporada dessa navegação é de dezembro a março. O barco começa à tarde na cidade de Ushuaia, percorrendo os principais pontos como a Passagem de Drake, o Estreito Antártico, Baía Duse, Ilha Seymour, Brown Farallon, Ilha do Diabo e La Decepción.


Península Antártica e Ilhas Shetlands do Sul



Durante esta navegação de 10 dias você conhecerá as famosas Ilhas Shetland do Sul. De origem vulcânica, principalmente montanhosa e 80% coberta por geleiras. Nessas ilhas, você também terá a oportunidade de ver pinguins e focas. Você passará por La Isla Decepción, onde estão as bases científicas espanholas e argentinas. Na parte oriental da ilha, os passageiros poderão caminhar por geleiras e picos íngremes. Outra atividade excelente ao ar livre é a navegação de caiaque e zodíaco em Port Foster.

No passeio pela península e pelas ilhas, você terá a possibilidade de avistar gigantescas torres de gelo azul, picos nevados e geleiras. Além disso, o cruzeiro conta com palestrantes e naturalistas no convés em busca de todas as espécies (pingüins gentoo, skuas pardas, petréis, focas e baleias) para que você possa conhecer toda a fauna que essas águas abrigam. A navegação pela Península Antártica e pelas Ilhas Shetlands só pode ser feita entre os meses de novembro e abril.




Ilhas Malvinas - Geórgia do Sul - Península Antártica


É o mais longo, são 19 dias de navegação pelas Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Península Antártica. O navio em uso é o Plancius, um barco de gelo reforçado com 53 cabines para 116 passageiros, salas de conferências, um restaurante e grandes plataformas de observação. Todas as cabines possuem banheiro privativo com ducha, internet e televisão.

O passeio começa de Ushuaia pelo Canal de Beagle até as Ilhas Malvinas, onde é feita uma caminhada ao longo da costa da Ilha do Rosário e da Ilha de Trinidad para ver os pinguins Gentoo, Rei, Magalhães e Rockhopper. Durante a sua estadia nas Malvinas, você também poderá percorrer as ruas e cada um dos cantos para vivenciar a cultura das Malvinas. Do 5º ao 6º dia, você viajará para as Ilhas Geórgia do Sul e cruzará a Convergência Antártica. Nesta área você verá uma infinidade de pássaros ao redor do barco: albatrozes, cagarras, petréis, príons e skuas. Uma vez na Geórgia do Sul, você visitará a Ilha Prion, Fortuna Bay e Gryitviken. 


Qual a duração das viagens?


Cada empresa oferece diferentes itinerários configurados de acordo com suas preferências, datas e orçamento. Mas por serem viagens tão exclusivas e com uma configuração logística tão precisa (sem falar também que é literalmente o fim do mundo e as distâncias são enormes), os programas podem variar entre 10 e 17 dias.



Preciso de um visto?


Não, a Antártica não pertence a nenhum governo e, portanto, você não precisa de um visto para entrar. No entanto, você deve ter uma licença que é administrada pela mesma empresa, então você não precisa se preocupar. Além disso, se desejar, você pode optar por carimbar seu passaporte como uma lembrança. Em algumas bases científicas, eles oferecem isso!






Que roupas usar?


A Antártica tem um clima muito frio ao longo do ano e você tem que estar bem preparado: isso significa usar a roupa certa. Normalmente, a maioria das empresas dá aos passageiros botas de neve e, além disso, muitos barcos costumam ter uma seção para alugar/comprar abrigo.

Nós deixamos você uma lista do essencial que não pode faltar na sua mala:

  • Meias térmicas
  • Camisetas térmicas
  • Calças/collants térmicos
  • Calças especiais para a neve
  • Lenço
  • Luvas (vários pares, para o caso de se molhar)
  • Boné/balaclava
  • Óculos de sol
  • Casacos de neve impermeáveis
Se você não tiver tudo isso, e Não faça muitas despesas de compra, outra boa opção é alugar sua roupa de neve em Ushuaia, antes de partir.
No centro da cidade existem várias casas que oferecem este serviço.




Devo trazer dinheiro?



As empresas de cruzeiros têm todos os serviços incluídos e isso é o suficiente, mas sempre recomendamos ter algo extra, caso queira compre uma lembrança ou tome um whisky de preferência. O tipo de moeda é o dólar. 



Viajar com crianças.



Este tipo de experiência pode ser compartilhada em família, mas é recomendado que as crianças a bordo tenham mais de 12 anos. É simplesmente porque são viagens muito longas, com a maior parte do tempo no barco e alguns trechos são muito difíceis (pode haver maré alta ou tempestades) e essas condições podem ser um pouco negativas para eles.



Quais atividades e excursões são realizadas?


Em primeiro lugar, é importante observar que embora cada empresa tenha um itinerário programado para acompanhar e ajuda saber o que você vai visitar, tudo dependerá sempre do clima. Além disso, nessas viagens sem precedentes, tudo acontece em cima do cruzeiro: dormir, comer e viajar.

Mas, basicamente, existem 3 tipos de atividades:

  • Desembarques: são realizados em botes infláveis para ir do navio até a terra. Geralmente esses desembarques são para atividades de caminhada e visitas a bases científicas da área, colônias de pinguins e locais históricos. Ideal para tirar fotos, caminhar e apreciar a paisagem congelada.

  • Navegações: Os passeios são feitos nesses mesmos botes infláveis para ficar mais em contato com a paisagem, ver icebergs mais diretos e ficar com a fauna local cara a cara. Eles são feitos em pequenos grupos de pessoas e cada navegação tem seu toque especial.

  • Excursões opcionais: normalmente Geralmente estão fora do itinerário, mas você pode contratá-los de forma independente (sim, nem todas as empresas os oferecem). Essas atividades podem ser acampar durante a noite na Antártica, mergulho, canoagem, esqui ou montanhismo.





Qual é a fauna local?


Os animais que você poderá observar em todos os cruzeiros são :

  • Pinguins de barbicha
  • Pinguins de Gentoo
  • Pinguins de Adelie
  • Baleias jubarte
  • focas leopardo
  • baleias minke
  • cormorões
  • albatroz

No caso do Pinguim Rei , você só poderá vê-lo se o seu itinerário incluir Ilhas Geórgia do Sul. E os famosos ursos polares? Muitas pessoas viajam para a Antártica com a ilusão de cruzá-los, mas a realidade é que vivem no hemisfério norte.




Ele vai até a Terra? Em quais lugares?



Como mencionamos anteriormente, alguns pousos são feitos durante o viajar para a Antártica e o que você visita depende de cada itinerário. Estes são os melhores lugares para onde você pode ir:


Ilha da Decepção


É um ponto chave no roteiro e Embora tenha o nome de "ilha", na verdade é a cratera de um vulcão. Tem paisagens incríveis e você pode ver a antiga estação baleeira. Além disso, a água é um pouco mais quente e isso permite que você entre na água! louco, mas sim, é possível mergulhar neste lugar sem morrer tentando. Se é algo que você provavelmente faz pela única vez na vida, por que não
se animar?



Estação de Pesquisa Vernadsky


Na Antártica existem várias estações de pesquisa onde cientistas de todo o mundo passam meses trabalhando. Esta base está operacional, está no comando Ucrânia e permitir que eles abram suas portas para viajantes curiosos. Sem dúvida, você recebe palestras e informações muito interessantes.



Ilhas Malvinas


Com uma grande abundância de fauna e história por ter sido palco do Guerra entre Argentina e Grã-Bretanha em 1982, essas ilhas remotas são uma etapa exclusiva em sua viagem à Antártica. Em sua capital, Puerto Stanley (porto argentino), você poderá ver as fachadas coloridas das casas, os bares ingleses e seu museu com a história dos primeiros assentamentos e detalhes da guerra. Além disso, na Ilha de Trinidad , você pode fazer caminhadas e observar os diferentes tipos de pinguins, albatrozes e corvos-marinhos que ali vivem. Lembre-se de que Ilhas Falkland não está incluída em todos os itinerários de cruzeiros.


Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich



Depois das Ilhas Falkland, vamos para Geórgia do Sul e Sandwich . Embora essas ilhas façam parte do Reino Unido e não pertençam à Antártica, é um lugar incrível
para se visitar, onde os protagonistas são os pinguins-reis e os elefantes marinhos. Eles geralmente não são incluídos em todos os itinerários gerais, apenas alguns oferecem essa opção.


Península Antártica e Ilhas Shetland do Sul


São um grupo de pequenas ilhas que se localizam 120 quilômetros ao norte da Península Antártica. É um dos lugares mais visitados pelos turistas e daqui se pode observar a fauna local.





Bahía Duse


Este é um baía perto de View Point Cape Burd. Algo que se destaca neste lugar é a oportunidade de sobrevoar em
helicóptero e tem as melhores vistas panorâmicas das imensas paredes de gelo. Assim que aterrar perto de um antigo refúgio, pode dar um passeio. A visita a esta zona não está incluída em todos os roteiros, mas pode pedi-la porque é digna faça!




Canal Neumayer


Os navios de cruzeiro sempre param neste canal para descer até a base e acampamento permitidos. Uma vez instalados, você pode fazer alguns passeios a pé ou de caiaque (sempre tendo em conta as condições meteorológicas e acompanhado por guia). Acampar por uma noite no meio da Antártica ao lado de um show de estrelas no céu é uma experiência que não tem preço.


Se eu ficar doente, quem me ajuda?


Todas as empresas de cruzeiros têm um equipamentos e pessoal médico especializado a bordo para qualquer eventualidade ou problema de saúde que possa surgir. Da mesma forma, recomendamos que você certifique-se previamente de que a operadora contratada gerencie todos os riscos possíveis e tenha seguro de viagem para a Antártica.



Informações úteis extras para sua viagem.

  • Use protetor solar: muitas vezes o reflexo do sol Na neve pode queimar.

  • Se você tiver equipamento fotográfico , lembre-se de usar proteção devido às condições climáticas.





  • Sempre segui todas as instruções que os guias profissionais lhe dão: não se arrisque por uma foto nem se aproxime mais do que o que é permitido a certos animais. É preciso respeitar o lugar em todos os sentidos.

  • Estude e leia um pouco antes de viajar: não é necessário ter o conhecimento de um cientista e embora durante a viagem sejam feitas algumas palestras, saber de antemão o que o espera na Antártica permitirá que você aprecie as experiências duas vezes. Há muita bibliografia na internet!

  • Mais importante: divirta-se. É uma experiência única que você vive apenas uma vez. Eu vivi cada momento!








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


San Telmo, Uma Mistura De Porteño

Correntes, A Avenida Que Nunca Dorme

Fevereiro Se Veste De Carnaval

O Que Fazer Em Mar Del Plata

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo