Terminada a visita ao Cabildo, atravessamos a Plaza de Armas em direção à rua España para chegar a outro dos edifícios emblemáticos do centro da cidade: A Catedral, você vai distinguir porque se destaca por sua arquitetura e decoração neo-barroco.
A Catedral foi declarada Nacional Monumento Histórico em 1941, é um dentro dos lugares mais emblemáticos de Salta, dentro de são os restos do herói nacional, general Güemes, que lutou contra os espanhóis durante a guerra de independência da Argentina. Se você quiser saber mais sobre a história deste lugar emblemático, atrás da Igreja Catedral existe um pequeno museu onde você pode ver diferentes pinturas de artistas italianos, espanhóis, alto-peruanos e saltaianos do século 18 e séculos 19 , bem como esculturas policromadas e pano colado que têm sua origem no Alto Peru, as missões jesuíticas e Salta. Também é possível ver peças de ourivesaria para culto feitas por artistas mestiços dos séculos XVIII e XIX e elementos de móveis, gravuras, roupas e enfeites. A entrada é gratuita e está aberta todos os dias.
Quanto ao interior da Catedral, há um muito interessante Sanctuary, onde as imagens do Senhor e da Virgem do Milagre são protegidos, os patronos da cidade de Salta, que a cada 15 de setembro recebem milhares de devotos de toda a província de renovar o pacto de fidelidade (este evento acontece no La Catedral).