El turismo na Bolívia abarca mucho más que La Paz ou o famoso salar de Uyuni, em Potosí. Al este de la capital está um dos lugares mais extraordinários deste país:Santa Cruz de la Sierra, uma cidade que o tem de tudo para os viajantes do espírito aventureiro e másculo. Selvas, uma rica cultura e história, sabores intensos, e paisagens que são inolvidáveis. Tomá nota, nós te ajudamos a organizar sua próxima viagem para este lugar único.
A capital do departamento de Santa Cruz é pujante para seu turismo, ya que ademés de ser uma cidade com muitos encantos, está rodeada por destinos únicos, como Samaipata, o Parque Nacional Amboís, ou as lendárias Missões Jesuíticas de Chiquitos.
Continuando, vamos nos deter nas opções paraconhecer Samaipata de Santa Cruz. A maneira mais completa e cómoda é com excursões guiadas pela Bolívia e suas cidades, como as que você pode encontrar em nosso site se sua ideia é resumir mais atividades em sua visita. Mas vemos isso bem em detalhes.
Atrações e atividades que você faz em Samaipata, Bolívia
Se tu duda es qué atividades e excursões feitas em Samaipata, dezé em conta que se encontra a apenas 120 quilômetros de Santa Cruz de la Sierra (uns 2 horas e meio por estrada). Se trata de um pueblo de altura (1.650 msnm) cujo nome em quechua significa "descanso en las alturas". ¿Te intriga qué se esconde tudoá arriba? Te contamos.
Este destino criaó como refúgio para motociclistas e viajantes que buscam experiências desafiadoras e aventureiras. Seu casco urbano mantém uma estética colonial, com ruas angostas, casas de adobe, férias de artesanato, mercados e uma atmosfera multicultural que enamora desde o primeiro passeio.
Uma das alegrias de visitar é, sem dúvidas, O Forte de Samaipata: uma imensa rocha alta (a maior do mundo) utilizada como centro cerimonial e astronômico pelos chancé e depois pelos incas. El Fuerte foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1998, e impressionou seus visitantes tanto por seu simbolismo quanto por seu estado de conservação. Sua estrutura inclui canais, figuras zoomorfas e linhas que se cree estaban relacionadas com rituais religiosos e observação astronômica. Esta atracción está incluída no tour a Samaipata de Tangol.
Samaipata também surpreende com sua emergente cultura gastronômica e, além disso, seus costumes vitivinícolas.Adega como Uvairenda e Landsuá oferece vinhos de altura, catas guiadas e pratos típicos como el "cerdo al palo", cozinhados a fogo lento em chifres tradicionais. A zona é ideal para os amantes do bom comer e beber, pois também conta com restaurantes que fundem ingredientes locais com técnicas internacionais.
Museu Arqueológico e Parque Amboíde em Samaipata
Outros atrativos turísticos de Samaipata são oMuseu Arqueológico, localizado em o centro da cidade. Lá você pode ver peças e utensílios recuperados em escavações locais, muitos deles com mais de 2.000 anos. Além disso, você encontrará vasos, ferramentas, ornamentos e restos de cerâmica que permitem entender melhor as culturas que habitaram a área, incluindo os Chan e, posteriormente, os Incas e os espanhóis.
A caminhada pelo sítio arqueológico é completa com vistas panorâmicas e uma energia especial que muitos visitantes descrevem como mística. Ao longo do ano, eles são feitos lá.
A poucos quilômetros do centro urbano fica uma das reservas naturais mais importantes da Bolívia:Parque Nacional Amboró de Samaipata. Aqui, encontram-se centenas de espécies de pássaros, mamíferos, samambaias gigantes e trilhas de floresta tropical de montanha. É considerado um dos pontos de maior biodiversidade do continente e pode ser explorado com caminhadas guiadas que passam por selvas úmidas, cachoeiras e belas paisagens.
Como chegar a Samaipata saindo de Santa Cruz ou de La Paz?
Você pode pegar um combi (trufi) na(segunda zona circular), de onde partem os ônibus para Samaipata de Santa Cruz. Esta viagem, também conhecida como expresso de Samaipata, levaaproximadamente 2 horas e meia. Também há ônibus mais baratos saindo do Terminal Bimodal. Outra opção é alugar um carro, o que lhe dá mais liberdade para explorar os arredores ou fazer paradas ao longo do caminho.
De La Paz, é melhor pegar um voo doméstico para Santa Cruz (há vários voos diários entre as duas cidades). A viagem aérea leva aproximadamente uma hora. Uma vez em Santa Cruz, você pode continuar a rota mencionada de ônibus, van ou carro alugado. Para quem prefere fazer a viagem por terra a partir de La Paz, há ônibus que levam mais de 18 horas, portanto, não é a opção mais confortável ou rápida.
Aproveiteá aproveite ao máximo sua viagem a Santa Cruz
Da energia urbana de Santa Cruz ao ar místico de Samaipata, passando por ruínas esculpidas, florestas nubladas, vinhos de alta altitude e estradas cheias de história, o leste da Bolívia oferece uma experiência completa e variada para todos os tipos de viajantes.
Seja para aventura, relaxamento ou cultura, estas terras têm algo que tocará o seu coração. É um lugar para visitar durante todo o ano, pois seu clima é quente durante grande parte do ano, com temperaturas médias entre 22 e 36 graus Celsius. Essa condição, somada à sua hospitalidade, faz dela um excelente ponto de partida. para conhecer a parte oriental do país. Seu povo costuma dizer:.
Santa Cruz se destaca por sua identidade mestiça, onde . Figuras como o poeta Camba Florencio representam esse espírito local. Além disso, você ficará fascinado pelas orquídeas dançantes, uma planta de flores amarelas com uma figura que lembra a de uma dançarina, típica desta região.
Sua riqueza natural também é impressionante: , passando pela Floresta Seca de Chiquitano e os contrafortes andinos, tudo coexiste no mesmo território.
Se você já está se perguntando o que comer em Samaipata, tomá nota: o inevitável prato de cruzeiro,ou um locro (ensopado grosso com carnes e legumes), uma sopa de amendoimí, um sonso de mandioca e queijo, um patatasca, uma torta de frango. Tudo isso pode acompanhar uma boa galinha ou sucos de frutas tropicais.
Excursões recomendadas de Santa Cruz
Santa Cruz não se conecta apenas com Samaipata, também com outros destinos fascinantes que merecem uma visita:
- Las Misiones Jesuíticas de Chiquitos, declaradas Patrimonio de la Humanidad, destacan por su arquitectura barroca mestiza y por mantener viva la música sacra interpretada por niños e jóvenes. As cidades de Concepción, San Javier, San Rafael e San Ignacio fazem parte deste circuito carregado de história e espiritualidade.
- Roborán e Choch's, neste departamento, oferecem balneários naturais, formações rocosas impressionantes e remetentes ideais para caminhadas. El chamado "Valle o Bosque de Piedra" de Choch é uma das paisagens fotográficas masculinas do Oriente Boliviano.
- Vallegrande e La Ruta del Che, para quem busca reviver o passo do guerrilheiro revolucionário Ernesto Guevara pela Bolívia. Se você puder visitar locais como a escola de La Higuera, o hospital onde seu corpo foi identificado e os remetentes por onde se desplazó seu grupo guerrilheiro.
- O Pantanal boliviano, no extremo sudeste, é lar de carpinchos, jacarés, aves exóticas e a onça-pintada sul-americana. O Parque Nacional e a Terra Natural de Manejo Integrado Otuquis é outra grande recomendação para os amantes do ecoturismo.