Micaela Lujan 11/06/2018

Não foi à toa que recebeu o nome de "Esmeralda" e podemos até compará-lo a uma joia escondida na Patagônia. E é que sua cor cristalina, característica dos minerais fornecidos pelo solo e por toda a paisagem que o cerca, a torna um dos lugares preferidos de todos que visitam Ushuaia.

Laguna Esmeralda nasceu do Glaciar Ojo del Albino, localizado na Sierra Alvear a 20 quilômetros da cidade de Ushuaia. No início, esta lagoa também era conhecida como “Ojo del Albino” e seu tamanho era bem menor. Com o tempo, e devido ao degelo da geleira, ela se alargou e assumiu a forma que tem hoje.

Para conhecer a Laguna Esmeralda, existe a opção de avistamentos de helicópteros ou nossa melhor recomendação: viva a experiência de chegar por meio de uma caminhada. O caminho é bem sinalizado, com baixa demanda e dura cerca de 4 horas do início da trilha. Além disso, você pode fazer várias paradas, tanto para descansar como para contemplar a flora local, pássaros e, se tiver sorte, raposas vermelhas e castores que constroem suas represas nos rios.




Durante esta caminhada, você terá que passar por alguns brejos de turfa ao sul, contornar rios de degelo e passar por florestas de lengas. Fato importante: a turfa é um material orgânico com textura esponjosa e que retém muito líquido. Por este motivo, recomendamos que você use bons sapatos impermeáveis.

Só é visível a alguns metros de distância, o que torna a surpresa ainda maior. Enfim, ao pé de um anfiteatro de montanhas nevadas, você o encontrará: a cor de suas águas e o reflexo da paisagem sobre a Laguna Esmeralda o deixam completamente hipnotizado. O ideal é almoçar com sua vista imponente e passar a tarde toda ali, aproveitando o momento para se conectar com a natureza e tirar excelentes fotografias.


Como conseguir?

Existem várias opções:

Ônibus: existem linhas de ônibus em Ushuaia que chegam até o início da trilha. É importante saber mais sobre seus horários primeiro.

De carro: pode-se chegar em veículo próprio ou alugando um.


Através de uma excursão: a opção ideal com traslados, guia profissional como acompanhante durante todo o trajeto e alimentação incluída.


Lagoa Esmeralda no inverno




No inverno, as temperaturas mais baixas em Ushuaia ocorrem entre julho e agosto. Os mínimos estão entre 0 ° e 3 ° durante o dia e à noite podem chegar a -10 °. Graças a isso, ocorre um fenômeno particular: a lagoa fica totalmente coberta por uma camada de gelo, resistente o suficiente para caminhar sobre ela, sempre com muito cuidado.

Quanto à estrada, está coberta de neve mas ainda é transitável e está sinalizada. Dependendo das condições do dia, você deve colocar grampos nos pés. É importante mencionar que os dias têm poucas horas de luz (por volta das 16h começa a escurecer). Portanto, se você fizer o trekking por conta própria, recomendamos que calcule bem os tempos de viagem e retorne antes de escurecer.








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Coisas Para Fazer Em Esteros Del Ibera

El Barolo, A Divina Comédia

Julio Cortázar, Escritor De Qualquer Lugar E De Qualquer Lugar

Assistir A Uma Partida De Futebol Na Argentina É Uma Experiência Única

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo