Guia do Vale da Lua: Parque Nacional Ischigualasto e Talampaya

Pontuação média      0 opiniões
  Tangol 11/07/2025

Se você está buscando uma viagem diferente pela Argentina, daqueles que você deixa muitas anotações e o celular estalado de fotos, você tem que conhecê-loParque Provincial Ischigualasto (também chamado Valle de la Luna) e o Parque Nacional Talampaya. Ambos formam parte de um mesmo bloco geológico espetacular que parece sacado de Marte, mas os dez's acá nomás, na Argentina, entre San Juan e La Rioja.

A seguir, você encontrará todas as informações necessárias para visitar este local icônico da região cuyana. Também podemos revisar nossas opções dealojamento, traslados, excursões e pacotes turísticos em San Juan para organizar sua viagem ou complementar as atividades que você espera.

'Onde fica o Vale da Lua e o que é exatamente?'

O famoso Vale da Lua San Juan se encontra dentro do Parque Nacional Ischigualasto, no nordeste da província de San Juan, muito próximo da méta com La Rioja. Para que você possa se localizar: é a menos de 330 km da cidade de San Juan e a menos de 330 km da cidade de San Juan tamanho da fonte: herdar; altura da linha: herdar; família da fonte: herdar; dimensionamento óptico da fonte: herdar; ajuste do tamanho da fonte: herdar; kerning da fonte: herdar; configurações de recursos da fonte: herdar; configurações de variação da fonte: herdar; alinhamento vertical: inicial; dimensionamento da caixa: caixa de borda">80 km de Talampaya, por isso muitas vezes nos visitamos juntos.

O nome "Vale da Lua" viene de su paisaje increíble: suelo agrietado, piedras esféricas y extrañas, colores que van del gris ceniza al rojo fuego, y un silencio que te faz sentir em outro planeta. Este lugar não é apenas visualmente impactante: é um tesouro paleontológico. Numerosos grupos de paleontólogos argentinos e latino-americanos encontraram nesta região alguns dos dinossauros mais antigos do mundo,, por essa sua importância científico é mundial.

Parque Nacional Ischigualasto e Parque Nacional Talampaya: por que se visitam juntos?

A resposta é simples: porque está muito perto e porque são complementares. Enquanto o Parque Nacional Ischigualasto (San Juan) mostra o passado mais remoto do planeta com fólios e geoformas erosivas, o Parque Nacional Talampaya (La Rioja) deslumbra com seus cânions vermelhos, petroglifos e paredões de até 150 metros de altura.

A distância de Talampaya ao Vale da Lua é de apenas 75 quilômetros pela Rota Nacional 150, um caminho escénico ideal para passeio em automóvel ou em excursão. Por isso é que não se encontram pacotes turísticos abaixo do título "Parque Nacional Ischigualasto e Talampaya" ou "Parque Nacional Talampaya e Ischigualasto", já que o meu prático e proficiente é conhecer ambos na mesma viagem.

Dentro do Ischigualasto, vários circuitos turísticos para realizar a forma autónoma, destacam-se:

  • El tradicional: de 40 quilômetros, com cinco pontos de detenção (estações), nos quais se pode apreciar curiosidades da naturaleza no local da intervenção da mão do homem se encontro totalmente ausente. Adem's podr's visitar o Museo de Sitio Dr. William Sill. As visitas são por ordem de chegada não devem ser reservadas previamente e o retorno total pode levar até 3 horas ou mais.
  • Nocturno con Luna llena: um passeio exclusivo que é uma experiência onde só pode ser realizado em Ischigualasto. Se realiza apenas quatro noites por mes teniendo como parámetro el día de mudança de fase lunar, sendo possível fazer as noites anteriores e a noite posterior à mudança de fase para lua cheia. É um circuito de 2 horas e média aproximadamente, combinando recorrido em auto e trekking, e se realiza com reserva prévia. É apropriado para maiores de 10 anos, até maiores de 10 anos devem consultar especialistas por questões de riscos de saúde.
  • Circuito caminata al Cerro Morado: chega ao local mais elevado do Parque (1.800 msnm), e você obtém uma vista panorâmica onde você pode desfrutar de uma multiplicidade de colores. La duración del recorrido é de aproximadamente tres horas encontrándose en ese lapso de time la permanencia en la cima. Este circuito é realizado com reserva e é apropriado para maiores de 14 anos.

Vamos chegar a Ischigualasto e Talampaya de San Juan

Se você quiser fazer a excursão pelo Vale da Lua e Talampaya da capital San Juan, dez opções variadas. Há pacotes como o Tango que incluem traslados, alojamento e visitas guiadas. Ideal se não quisermos manipular ou organizar nada, mas também se quisermos interagir com o local junto a um especialista.

Para ir de carro, você pode tomar a Rota 40 até Albardón e, a partir daí, seguir pela Ruta 150, que atravessa o Parque Ischigualasto e se conecta com a Ruta 76 até Talampaya. Todo el traecto está asfaltado. Se você quiser ir em coletivo, você pode chegar atéSan Agustín del Valle Fórtil (base para Ischigualasto) ou até Villa Unión (base para Talampaya), mas o transporte público é limitado e era necessário contratar mobilidade local para chegar aos parques.

O que inclui o pacote de 4 dias de Tangol?

Uma das melhores maneiras de conhecer esses destinos mais complexos é com nosso pacote de 4 dias, que inclui:

  • Transferido de e para o aeroporto ou terminal de San Juan
  • 3 noites de alojamento na capital de San Juan
  • Excursão completa ao Parque Ischigualasto
  • Excursão completa ao Parque Nacional Talampaya

No à 2, realiza-se o percurso de 40 km pelo Parque Provincial Ischigualasto, com guias do parque explicando em cada estação as geoformas e os processos naturais que as formaram. O broche de ouro é a visita ao Centro de Interpretação e Museu de Ciências Naturais.

No de 3, o passeio continua até o Parque Nacional Talampaya, onde se pode escolher entre o circuito tradicional em combi por el Cañon de Talampaya, ou o circuito estendido em 4x4 que também inclui o Cañon de Shimpa e catering incluído. Em ambos os casos, a imensidão da paisagem e a experiência de estar cercado por essas paredes naturais são inolvidáveis.

Quantos deles são necessários para conhecer ambos os parques?

O ideal é contar com 4 dias completos para aproveitar sem restrições. Vamos distribuir? Vamos ver um itinerário possível:

  • Dá 1: Chega a San Juan, descanso.
  • Dá 2: Visite Vale da Lua (Parque Nacional Ischigualasto) com seu circuito de 5 estações: El Gusano, Valle Pintado, Cancha de Bochas, El Submarino e El Hongo.
  • Dá 3: Visite Parque Nacional Talampaya, onde você pode escolher entre o percurso tradicional pelo Cañón de Talampaya ou a experiência 4x4 que também corresponde ao Cañón de Shimpa.
  • Dá 4: Retornar às minhas excursões pela região.

Más atividades recomendadas em San Juan e La Rioja

Se tiver tempo extra ou quiser estender sua aventura, estes são outros planos incríveis:

Qual é a melhor época para conhecer o Parque Provincial Ischigualasto e o Parque Nacional Talampaya?

A melhor época para visitar estes parques está entreabril e outubro, quando as temperaturas são mais agradables y los paisajes se disfrutan sin sufrir el calor extremo. No verão, o clima pode superar os 40 °C, e se os parques forem bem abertos, as caminhadas e excursões podem voltar a ser intensas.

Además, durante os meses segundos, o céu azul estará completamente vazio, ideal para tirar fotos ou até mesmo fazer visitas noturnas em noites de lua cheia no Vale da Lua.

Horários do Parque Nacional Ischigualasto

Os horários do Parque Nacional Ischigualastovariam de acordo com a época do ano, mas em geral está aberto todos os dias de 8 a 17 horas, com o último ingresso no circuito principal ao redor das 15.

O ingresso é cobrado de todos os visitantes, já que são estrangeiros ou residentes na Argentina, até que estes últimos paguem uma tarifa mais baixa. Assim, estudantes jubilosos e moradores de San Juan podem acessar um custo menor. Recomenda-se reservar com antecedência, para todas as férias ou fins de semana prolongados.









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)

O que fazer em Potrerillos e como chegar à Represa de Mendoza

13 Monumentos Famosos que Você Deve Visitar em Buenos Aires

El Barolo, A Divina Comédia

Entre Ríos: Refúgio De Águas Quentes

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo