Por sua exuberância e seu misticismo, as férias nas Ilhas Galápagos prometem ser inolvidáveis desde o começo. Mas, como ocorre cada vez que se visitam lugares exóticos e muito diferentes a lo que estamos acostumados, quanto mais preparados, melhor.
Fazer uma investigação profundasobre esse destino que tanto interessa e intriga pode ser fundamental para que todo acorde ao plano e não ocorra imprevistos.
Se o planejamento não for seu, o prático será recorrente para pessoas que têm experiência e depois o desejam.
Por isso, nesta nota, queremos falar de os melhores pacotes que podemos oferecer neste lugar tão popular do Equador, para facilitar a búsqueda e que tem o melhor descanso.
De lá estão as Ilhas Galápagos e onde as ilhas são tão atraentes para o turismo
Abrí el mapa y mirá hacia el océano Pacífico, por la costa de Equador: ahí están las Ilhas Galápagos, a uns mil quilômetros do sul-americano. Se trata de um arquipélago de origem vulcânica, composto por 13 ilhas principais e décadas de ilhotas. Não te preocupes, más adelante te contamos cómo se llega y qué ha falta. Antes, queremos decirte por qué foi definido Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e qué lo hace uno de los destinos más codificadas del planeta.
Islas Galápagos é devido a um ecossistema único onde convivem espécies que não se encontram em nenhum outro lugar. Por isso é que este destino não viaja sozinho, turistas curiosos, mas sim vários cientistas e biólogos interessados em um verdadeiro “laboratório natural”. As observações de Charles Darwinnesta região foram as que motivaram o desenvolvimento de sua teoria da evolução.
Claramente não é apenas a variada e exótica fauna que faz a este destino tão chamado: além da sua biodiversidade, a paisagem surpreendente por si praias soñadas de águas cristalinas e de areias negras, vermelhas ou brancas, e por suas formações vulcânicas que parecem de outro planeta.
A rota de Buenos Aires: como chegar até as Ilhas Galápagos
Para começar esta aventura, dez minutos para saber que não existem voos diretos para Galápagos de Buenos Aires. La ruta más conveniente y utilizada por la mayoría de las aerolíneas implica una escala obligatoria en otra ciudad de Ecuador: Guayaquil y Quito son las principales escalas que conectan con las islas. Para voar, as aerolíneas LATAM, Avianca Ecuador e a nacional Aerolíneas Argentinas operam estes serviços.
A este respeito, para que organices tus tiempos, contemplá que un vuelo desde el Aeropuerto Internacional de Ezeiza hasta Guayaquil o Quito suele tener uma duração de entre cinco e seis horas. Y, uma vez en territorio ecuatoriano, tenés que tomar un voo de conexão de Galópagos.
Os aeroportos de destino no arquipélago são o Aeropuerto Seymour (GPS) na ilha de Baltra e o Aeropuerto de San Cristóbal (SCY) na ilha de San Cristóbal. Este caminho final da viagem dura aproximadamente duas horas.
A eleição do aeroporto de chegada pode depender do seu itinerário e como decidiu mover-se uma vez que está nas ilhas. Se precisar de uma ajuda extra, em nossa página da web você encontrará diferentes opções de traslados dos aeroportos até o hotel e aquele em que você está hospedado.
Cuáles são os requisitos para entrar na Ilha de Galápagos e os controles obrigatórios
O Equador mantém um forte compromisso com a conservação deste patrimônio natural mundial, por que ao chegar lá você vai encontrar varias normas que buscam proteger o ecossistema frágil do arquipélago. Importante: os documentos a serem preenchidos são pagos e obrigatórios para todos os visitantes estrangeiros.
No primeiro lugar estáá la Tarjeta de Control de Tránsito (TCT), publicada pelo Consejo de Gobierno del Régimen Especial de Galápagos. Este documento tem um custo de 20 dólares e pode ser obtido de forma on-line ou nos aeroportos de Guayaquil e Quito antes de embarcar para as ilhas. O TCT é um registro que permite às autoridades controlar o fluxo de turistas e garantir que não exceda a capacidade de carga do ecossistema.
Depois disso, Tarifa de Entrada para o Parque Nacional Galápagos. Para o ano de 2025, esta tarifa ascende a 100 dólares para cidadãos argentinos e de outros países da região. O pagamento é realizado diretamente nos aeroportos de Baltra ou San Cristóbal no momento da chegada, embora alguns pacotes turísticos incluam este custo em suas tarifas. Ele foi recomendado para financiar a conservação, a proteção da flora e da fauna e o gerenciamento sustentável do parque.
Ambos documentos, junto com o passaporte vigente, têm que ser apresentados nos controles aeroportuários ao arribar.
Si bien en 2025 ya no se exige el certificado de vacunación contra la fiebre amarilla para viajeros provenientes de Argentina, es aconsejable mantenerse informado a través de fuentes oficiales como el Ministerio de Turismo de Ecuador (turismo.gob.ec). É recomendável levar um botiqu'n bísico, repelente de insetos e, sobre todo, protetor solar de alta proteção, ya que la radiació solar é muito forte no Equador.
Asimismo, vale a pena saber que a permanência de um turista em Galápagos está sujeta a la validez de la visa de turista en Ecuador, que generalmente permite una estadía de hasta 90 días. Claro que não era necessário todo esse tempo para conhecer o essencial de Galápagos, além de que a prefeitura dos pacotes turísticos ya armados e diseños suelen tem uma duração de entre 4 e 7 días.
Como é o clima na Ilha de Galápagos: zona de tornados ou tormentas severas?
Uma das perguntas mais frequentes entre os viajantes é cuál é a melhor época para visitar as ilhas. A resposta, na realidade, é que Galápagos é um destino que se pode aproveitar durante todo o ano porque tem um clima estável, sem furacões e com duas temporadas bem definidas que oferecem experiências distintas.
O verão, a temporada que vai de dezembro a maio, é caracterizada por temperaturas que oscilam entre 25 e 35 °C.
As águas são mais calmas e a visibilidade parabucear e fazer snorkel é excelente. É um momento ideal para descansar aproveitando as praias de areia branca e fazendo atividades sob a água.
As chuvas, embora mais frequentes que na outra temporada, costumam ser breves chubascos que não impedem as excursões.
Además, durante estes meses, la vegetación de las islas está a pleno, ideal para los paseos y las fotos. Também é o momento perfeito para presenciar a animação de iguanas terrestres e marinas.
Por outro lado, em inverno, de junho a novembro, as marcas do metrô são mais baixas, entre 20 e 25 °C, e as águas se enfrían devido à influência da corrente de Humboldt. Mas não te desaliente: embora isso possa parecer menos atraente, é a melhor época para a observação da fauna marina, e o paisaje continua sendo um espetáculo soado.
Nesta época, as águas frias atraem uma espécie como os pinguim de Galápagos e os lobos marinhos. É o momento perfeito para ver a vida silvestre em sua máxima expressão, e os paisajes, menos verdes que na outra temporada, são únicos.
Qué fazer na Ilha de Galápagos
Uma vez no arquipélago, o sistema de traslados internos é; bem organizado. Al aterrizar en Baltra, los visitantes pueden tomar un transbordador que cruza el canal de Itabaca hacia la isla de Santa Cruz, un corto viaje de não mais de 10 minutos. Desde ahí, se puede tomar un colectivo o un taxi hasta Puerto Ayora, a cidade mais grande e populosa de Galápagos, que serve como base para informar e tomar muitas excursões.
As excursões em lancha são as mais populares da zona. Podés hacer "ilha saltando", que é “saltar de uma ilha para a outra”. As ilhas mais acessíveis e saborosas para visitar em uma viagem de vários dias sãoIsabela e São Cristóvão. Cada uma delas oferece remetentes lindos para conhecer o entorno e muitas outras atividades.
Na ilha de Santa Cruz, pode-se visitar Estação Científica Charles Darwin, um centro de investigação e cría de tortugas gigantes. Também se pode caminhar até a impressionante praia de Tortuga Bay, lar de iguanas marinas e uma paisagem de ensueño.
La isla Isabela é a maior parte do arquipélago e sua forma de caballito de mar faz com que seja reconocible al instantaneamente. Podés explorar el volcán Sierra Negra, uno de los cráteres activos más grandes del mundo, o over a los queribles pingüinos de Galápagos e cormoranes não voam em suas baias.
Por sua vez, a ilha de San Cristóbal, capital administrativa do arquipélago, oferece passeios pela Laguna El Junco, el único lago de agua dulce en las islas, y si estás para algo de historia, recomendamos pasar por el Centro de Interpretación, que brinda información sobre la historia y la conservación de Galápagos. Também sugerimos uma visita à praia de La Lobería, onde você poderia encontrar e observar o comportamento dos níveis de lobos marinhos em seu habitat natural.
Existen también excursões às ilhas desertas como Bartolomé, famosa por sua ilha rochosa Pináculo y sus impressionantes vistas vulcânicas; y Seymour Norte, uma ilha-chave para observar os piqueros de patas azuis (uma ilha muito bonita e fascinante).
A diversidade de atividades, desde o remetente e o snorkel, até o barco profissional, garante que cada viajante encontre a aventura que busca.
Viajando para as Ilhas Galápagos com Tangol
Las Islas Galápagos no son solo un destino, es un lugar donde vivir uma experiência transformadora que perduraá na memória por sempre. Esperamos que nossa guía te haya iluminada e que tengas ganas de explorar este lugar fabuloso. Com nossos pacotes e excursões organizadas de acordo com a medida e com poucos requisitos profissionais, você viveu algumas férias especiais. ¡Nos vemos todosá!