Seguro, você ouviu falar alguma vez sobre a Rota dos Sete Lagos na Patagônia. Como seu nome indica, é um caminho asfaltado que atravessa 7 espetaculares lagos de água de cores celestes e turquesas, e de temperatura bem distante do degelo das montanhas: o Lago Correntoso, o Lago Espejo, e Lago Escondido, el Lago Villarino, el Lago Falkner, el Lago Machónico, e o Lago Hermoso.
Muitas pessoas chegam a Bariloche, em Río Negro, ou em San Martín de los Andes, em Neuquén, entusiasmadas com a ideia de percorrendo um dos tramos mais lindos da famosa Ruta 40. ¡Y bien que lo hacen! e outros em esses 107 quilômetros de rota são tal vez das sensações mais lindas.
Devido à popularidade dessas paisagens naturais, a atividade turística se desenvolve com muita prosperidade nesta região. Muitos viajantes, famílias, casais e grupos de amigos aproveitam as diferenças acampamentos privados ou agrestes que se instalam nos últimos años na verdade de los lagos, ideais para um chapéu no verão, uma caminhada pelos bosques, ou para desfrutar de uma tarde de churrasco Además de poder acampar bajo las estrellas, hay otras otras más cómodas y. lujosas, como cabañasobangalôs, para ficar mais à vontade com a comodidade de uma cama.
Se você está perguntando como se volta a Ruta de los Siete Lagos, qué atividades se podem realizar no tabuleiro, e dónde y cómo se puede pernoctar, seguí Lendo que contamos tudo.
Vamos retornar ao caminho dos Sete Lagos: mapa e traslados com atividades
Muito perto de Bariloche se encontra Villa La Angostura, a primeira cidade que se conecta com San Martín de los Andes através da apaixonante Rota dos Sete Lagos. Ao tentar percorrer um dos caminhos mais populares da Patagônia, a rota está bem asfaltada e señalizada para evitar inconvenientes. Portanto, entre uma cidade e outra, há uns 107 quilômetros, e se destacam os pingentes pronunciados em determinados pontos do tabuleiro.
A rota pode ser recorrente por conta própria, em automóvel ou moto particular, ou em bicicleta (ideal para quem ama pedalar rodeados de paisagens importantes). Também, se preferir relaxar e não ocupar de manejar, está' a opção de viajar em micro, ou resumir a uma excursão organizada. Sobre esta última opção, Tangol recomenda os seguintes:
Recomenda-se planejar com tempo a duração do passeio na rota, o modo de transporte da estação e a quantidade de dinheiro em vigor para levar, já quepor essa área não há endereço de telefone (chave para ficar em conta ao pagar os bens e serviços), e porque no meio dos povoados de Villa La Angostura e San Martín de los Andes não há estações de serviço para recarregar combustível (no caso de viajar em carro próprio ou alquilado).
Caminho dos sete lagos: como se chama e o que vemos em cada um
A Rota dos Sete Lagos, que conecta as províncias de Neuquén e Rio Negro, atravessa oParque Nacional Lanús e o Parque Nacional Nahuel Huapi. Como seu nome indica, o corredor atraca mais de sete lagos.
1. Lago Correntoso
É o primeiro lugar para sair de Villa La Angostura. Seu nome é proviene de la corriente que se forma em sua desembocadura no lago Nahuel Huapi, criando um espetáculo natural único. Se faz o caminho de los siete lagos en verano, las playas del Correntoso é um dos melhores lugares para tomar sol, nadar, pescar e comer coisas ricas com vistas para a beleza natural da paisagem.
2. Lago Espejo
Famoso pelo reflexo perfeito que gera quando não há vento. Tem uma praia de arena muito visitada e uma área de descanso ideal para parar um rato. Alguns perto da área oferecem serviços de aluguel de caiaques para navegar pelo interior do lago.
3. Lago Escondido
Mais pequeno e menos acessível, mas com miradores impressionantes da rota. Não é provável que esteja cheio de turistas, o que o torna ideal para uma pausa mais tranquila.
4. Lago Villarino
Se encontra muito perto do lago Falkner, e ambos estão separados por um breve trajeto de rota. Neste lago se encontra um camping agreste que muitos locais e turistas utilizam para acampar e passar a noite.
5. Lago Falkner
amplo, rodeado de cerros, e com uma praia muito concorrida. É um dos favoritos para passar a noite acampando ou para almorzar com vista para as montanhas. Data: durante a noite, festas ao ar livre são organizadas no acampamento privado, que geralmente são visitadas por vários grupos de crianças.
6. Lago Mach'nico
Este lago é um dos mais pequenos do circuito, mas não por isso menos atraente. Suas águas tranquilas de cores turquesa e celeste refletem os bosques de lengas e coihues que ele rodeia, criando um ambiente perfeito para tirar fotos e contemplar tomar mate.
7. Lago Hermoso
De cor verde turquesa, este lago hace honor a su nombre. É um dos favoritos para tirar fotos que refletem a essência da Patagônia. Conta com uma muelle famosa no que, durante a ocasião, muitos aprovechan para sacarse fotos e tomar os últimos sorvetes de mate. Os turistas podem optar por acampar sob as estrelas ou alojar-se em alguns bangalôs confortáveis.
Faixa bônus: Lago Lácar
Aunque no está técnicamente na rota, el Lácar é a porta de entrada em San Martín de los Andes, e suele ser o final do recorrido. A vista para o lago ao chegar à cidade é impactante.
Alojamento no Caminho dos 7 Lagos
As formas de alojar são variadas e se adaptam a diferentes pressupostos e preferências. A prefeita das pessoas escolhidas alojamento em Villa La Angostura, hotéis em San Martín de los Andes ou fazer paradas nos diferentes acampamentos agressivos e privados que foram distribuídos na bandeja.
Uma vantagem deste 2025 é que muitos campings privadosabriram contas pessoais nas redes sociais para que os turistas interessados pudessem consultar as informações necessárias sobre eles preços e serviços que oferecem de acordo com o estilo da cidade.
Dicas de viagem
Recorrer a Rota de los Siete Lagos não é apenas um postal: é uma vivência. É a curva que te obriga a frenar para tirar uma foto, a praia onde te passas tarde sem darte cuenta, o companheiro frente ao lago em silêncio total.
Se você está planejando sua próxima viagem ao sul, faça espaço no seu itinerário para esta volta. Para isso, tenha em conta os seguintes aspectos:
- Llená o tanque de combustível do carro nas cidades principais, já que no tabuleiro não há estações de serviço.
- Calculá o pressuposto de que você deve levar de forma eficaz. Averiguá por redes sociais, agências de turismo ou pessoas locais em que preços se encontram servicio para passar a día ou pernoctar nos campings privados, ya que en la ruta casi no hay señal y no se puede pagar de forma digital.
- Equipamento adequado para acampar: abrigo, repelente para mosquitos, protetor solar, calçado e roupa adequada para fazer senderismo, traje de banho, equipamento de acampamento em bom estado, etc.
- Abaixe o abrigo: Inclusive no verão, as noites podem ser muito frescas.
- Descargar os mapas offline, porque hay poca o nula señal en la ruta. Nesta nota de Tangol te contamos alguns apps que sirven para este tipo de situação.
- Llev'vianda o snacks, sobre todo si quer parar a almorzar frente a algon lago sem depender de restaurantes. Aunque en muchos campings hay almacenes, los precios de los productos son caros por la lejanía de las grandes ciudades.
- Não contamina o ambiente. Se você quiser descansar em um ambiente limpo e prolixo, faça o mesmo com os demés. Leve bolsas adequadas para depositar seus resíduos, ya que nos acampamentos não há tachos de basura ou son pocos. Cuando termina tu estadía, recogé sua bolsa e leve-a para a cidade mais próxima, onde passam os coletores.
- Se você estiver no carro, manuseie com precaução, respeitando as velocidades e aproveitando o caminho.