Julieta Fraguío 04/09/2017

É o destino turístico mais popular da Argentina e está localizado na Província de Santa Cruz, às margens do Lago Argentino. Cerca de cinco horas de avião de Buenos Aires. É conhecida como a "Cidade Branca" pela variedade de geleiras que se encontram em seu Parque Nacional Los Glaciares, que abriga as famosas geleiras Perito Moreno, Upsala e Cerro Fitz Roy.

Nos últimos vinte anos, El Calafate se tornou um destino com inúmeras atrações, atividades e paisagens. Para que não perca nada, nesta nota deixamos-lhe os locais a não perder durante a sua visita:


Glaciar Perito Moreno

Localizada no bloco de gelo do sul da Patagônia, é a terceira maior reserva de água doce do mundo e se estende pela Argentina e Chile. O Perito Moreno se estende por 250 quilômetros quadrados, 30 quilômetros de comprimento e 5 quilômetros de largura.

O engraçado sobre esta geleira é que enquanto muitas geleiras ao redor do mundo estão derretendo devido ao aquecimento global, a geleira Perito Moreno está crescendo e, surpreendentemente, os cientistas não sabem por quê. Isso significa que de vez em quando, grandes pedaços de gelo se quebram e se separam.


Existem muitas maneiras de conhecer Perito Moreno, seja de barco, trekking ou pelas vielas de onde se tem uma bela vista para observar a parede frontal e tirar fotos. Uma das melhores maneiras de desfrutar das belezas naturais desse campo de gelo é fazendo caminhadas. Existem duas rotas de trekking: a mini trek e a big ice trek. A primeira dura 2 horas, enquanto a Big Ice Trek dura 4 horas. Há também a opção Big Ice para uma caminhada de 1 hora e meia. Em todos estão incluídos equipamentos de tecnologia e traslados de El Calafate ao Parque Nacional Los Glaciares, que fica a uma hora e meia fora da cidade.




Outra opção, e para muitos a melhor vista de Perito Moreno, é o safári no lago. É uma navegação próxima às paredes da geleira (algumas chegam a 74 metros) que permite observar sua imensidão e sentir o contínuo desprendimento das calotas polares. A poucos metros do glaciar, o barco vai parar por alguns minutos para que você possa observar a paisagem e tirar fotos incríveis!


Parque Nacional Los Glaciares

Está localizada no sul dos Andes, a sudoeste da Província de Santa Cruz, na fronteira com o Chile. Por sua imponente beleza natural, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981. No parque nacional, você pode ver uma incrível paisagem de montanhas, lagos e florestas, incluindo grande parte da Cordilheira dos Andes. que estão praticamente cobertos de gelo e neve.

Seu nome se deve à presença de muitas geleiras. Depois da Antártica, é a maior calota polar do mundo! Também conhecido como gelo da Patagônia continental, alimenta 47 grandes geleiras, 13 das quais caem na Bacia Atlântica. Além disso, existem mais de 200 geleiras menores independentes do campo de gelo da Patagônia.

Embora as grandes massas de gelo em nosso planeta estejam geralmente a mais de 2.500 metros acima do nível do mar, as geleiras da província de Santa Cruz elevam-se apenas 1.500 metros acima do nível do mar e chegam a 200 metros acima do nível do mar, permitindo o acesso e visualização no Mundo.




Como resultado do degelo desse imenso sistema, dois grandes lagos se formam: o Lago Argentino e o Lago Viedma, que deságuam no Oceano Atlântico pelo rio Santa Cruz e atravessam toda a província.


Trekking no gelo, vela, trekking, escalada, pesca são algumas das opções que o parque oferece e que lhe permitirão conhecer locais como:

-Glaciares Perito Moreno, Upsala e Spegazzini.
-Lake Roca.
- Zona de Cerro Chaltén ou Fitz Roy.
-Campo de gelo patagônico.
- Lago deserto.


Na parte sul do parque está o glaciar mais famoso de todos: o Perito Moreno, enquanto o Upsala e o Spegazzini estão a poucos metros de distância. O Upsala é o terceiro maior glaciar da América do Sul, com uma largura de 13 quilômetros e suas paredes atingem uma altura de 40 metros. A principal característica do Spegazzini é sua grande altura de 135 metros e as impressionantes barreiras de iceberg que o impressionam. O Spegazzini é o mais alto do Parque Nacional Los Glaciares.

Existem passeios que você pode fazer de caiaque ou de barco. O passeio com duração de 5 horas é o passeio Ríos de Hielo. Você pode tirar fotos com vistas incríveis do terraço e das varandas do barco.


O Glaciar Onelli também está localizado no parque. É a mais remota e menos conhecida, pois é de muito difícil acesso, pois a lagoa e o braço Upsala do Lago Argentino se enchem de icebergs. Isso dificulta a navegação dos barcos que fazem passeios no lago. Mas quando as condições forem favoráveis, muitos planejam descer até a baía para tirar fotos.



Ao visitar o Parque Nacional Los Glaciares, veja os picos mais altos e a maior variedade de formas da cordilheira. A altura máxima é o Monte Fitz Roy, também conhecido como Cerro Chaltén com 3.405 metros e Cerro Torre com 3.102 metros. O Monte Fitz Roy é considerado uma das montanhas mais difíceis do mundo. Um dos principais motivos de sua dificuldade é o gelo e o vento, que recebe constantemente mesmo com bom tempo. Os antigos habitantes chamavam esta montanha de "Chaltén", nome que vem de "Ahónikenk" e significa "montanha que fuma". Isso se deve ao fato de que na maior parte do dia as nuvens se acomodam no topo. Portanto, para os ancestrais, era mais um vulcão do que uma colina. O Fitz só pode ser escalado brevemente nos meses de verão.


O monte Fitz Roy e o Cerro Torre estão ambos na pequena cidade de El Chaltén, a três horas de El Calafate. É conhecida como a capital do trekking. Atrai muitos escaladores e caminhantes de todo o mundo, ansiosos por escalar as duas colinas. E também é uma das portas de Torres del Paine, do outro lado da fronteira com o Chile.


Se gosta de caminhadas, tenha em atenção que a maioria dos percursos pedestres em El Chalten ficam a cerca de 8 km. Portanto, se você ficar apenas um dia, não viajará muito. É melhor ficar pelo menos uma noite. Um passeio perto da cidade é o Lago del Desierto, cujas águas azul-turquesa e as cordilheiras circundantes o tornam um lugar muito especial.


Outra experiência que muitos nesta cidade não gostariam de perder é o rafting. Existem excelentes vistas do Fitz Roy. São cerca de 12 quilômetros de corredeiras divertidas e emocionantes. Não se trata apenas de experientes, porque as correntes não são difíceis de controlar e é especialmente fácil de fazer no rio Las Vueltas, onde se encontra o circuito.




Lago Roca

A 50 quilômetros de El Calafate e no Parque Nacional Los Glaciares está o Lago Roca, um lugar ideal para desfrutar da típica paisagem estepe patagônica em contraste com os bosques e bosques de Lenga. Esta região oferece lugares tranquilos e protegidos, ideais para acampar (Camping Huala) ou fazer caminhadas em colinas próximas como Cristal e descobrir pinturas rupestres. Perto do lago você pode desfrutar da estepe patagônica com seus arbustos característicos: coco, mata negra e calafate.

Uma maneira divertida de apreciar este cenário montanhoso é cavalgando, que oferece vistas do Glaciar Perito Moreno e vistas panorâmicas da Península de Magallanes. Durante o passeio será mais fácil observar a fauna patagônica: veados, guanacos e condores.

Este lago é também um dos principais pesqueiros de Mosca. Esta atividade tem um lugar muito importante em El Calafate e existem guias qualificados que oferecem seus serviços para sair um dia inteiro. As espécies que você pode encontrar são a truta arco-íris, a truta do lago (truta canadense), o robalo, o salmão chinook e a truta marrom.

Se você se interessa por esta atividade, é importante observar que a temporada vai de novembro a abril. A partir de 19 de abril, a pesca é proibida a menos de 300 metros da foz dos rios que deságuam no lago. O limite diário é de duas trutas por pescador.


Reserva natural Laguna Nimez

Localizada no final do litoral, a apenas 1km do centro da cidade, é um excelente local para a observação de aves locais. Flamingos são as aves características da lagoa, embora vários cisnes de pescoço preto e chimpanzés também possam ser vistos. No inverno, o lago congela e se transforma em uma pista de gelo natural.




Outros passeios próximos à cidade que lhe darão as melhores vistas de El Calafate incluem a excursão 4x4, que o leva de 4x4 a uma vista panorâmica para observar a cidade e as colinas de El Calafate 'El Chaltén e Torre, o Glaciar Perito Moreno, Piedra de los Sombreros e o Lago Argentino. O passeio é feito em 4x4, mas as pessoas podem sair e visitar os pontos mais interessantes a pé.

Se você quer mais adrenalina, são 13 quilômetros de descidas de bicicleta. É muito bem organizado com paradas programadas onde oferece lanches para os ciclistas. No caminho você tem uma vista de El Calafate, Lago Argentino e Cerro Fitz Roy. Durante a ciclovia, são feitas paradas para contar informações interessantes sobre o local, verificar os equipamentos e o estado de cada participante. Concluída a descida da colina, continue pela área urbana até o ponto de encontro. A temporada para isso é de novembro a março.




Cerro Frias

Fica a apenas 25 quilômetros da cidade e pode ser alcançado a pé, a cavalo ou de 4x4. Por não fazer parte dos Andes, pode-se desfrutar de vistas panorâmicas de Torres del Paine, Cerro Fitz Roy, Cordón de los Cristales, Brazo Rico, Brazo Norte, o Lago Argentino, Boca del Diablo e a Península de Magallanes, e Avellaneda. No caminho para cima, você passará pelas florestas de Lenga e verá a flora e a fauna da região.

Se a tirolesa é uma atividade que pode interessar a você, Cerro Frías é a mais longa da América do Sul. Você desce cinco linhas de 500 metros. Está localizado em uma ravina que oferece uma vista deslumbrante da Cordilheira dos Andes até as Torres del Paine.


Floresta petrificada de La Leona 

A Floresta Petrificada de La Leona está localizada a 110 quilômetros da cidade de El Calafate. Neste passeio, você pode mergulhar no passado e ver vestígios pré-históricos com mais de 150 milhões de anos. Ao longo do caminho, você encontrará fósseis de vários dinossauros e um grande número de troncos fossilizados, com cerca de um metro de diâmetro. Eles testemunham os tempos antigos, quando o clima era muito diferente do atual e uma flora abundante e importante podia sobreviver.

Esta propriedade é protegida do vento pelo Cerro Los Hornos. Na região das estepes é muito seco e as condições climáticas geralmente são muito agradáveis.




Cavernas Walichu

As cavernas Walichu e Punta Bonita são uma forma de viajar no tempo. Você está às margens do Lago Argentino, a 8 quilômetros do centro de El Calafate. São ideais para visitas com crianças.

É um importante sítio arqueológico onde foi descoberta a primeira arte rupestre da província. É uma viagem por uma época de grande valor arqueológico.

A arte dessas cavernas mostra que visão de vida esses povos indígenas tinham e como se comunicavam, além do legado que queriam deixar para as futuras gerações.




Outra excursão ideal para os amantes da natureza e da história é a experiência Nativo. A visita se realiza em caminhões 4x4 entre as falésias e com vista para a Cordilheira dos Andes, a excursão se concentra no primeiro contato destes expedicionários com os nativos Tehuelches.


Um dia de campo na estância

Outra ótima opção é um dia de campo em uma fazenda. Elas abrem suas portas para mostrar as atividades rurais, como pastorear ovelhas com cães e tosquia. Existem também outras oportunidades recreativas, como caminhadas, passeios a cavalo, observação de pássaros e refeições tradicionais. A Estância Cristina é a mais recomendável. Para chegar lá, atravesse o Lago Argentino até Punta Bandera, onde um luxuoso catamarã o levará até a estância, que atravessa icebergs, onde poderá desfrutar do Glaciar Upsala. Ao chegar na fazenda, você terá uma discussão sobre sua história e uma agradável caminhada de cerca de 30 minutos onde verá o rio Caterina e a capela e em seguida visitará o centro histórico. Uma vez visitados os principais pontos da estância, você terá tempo para almoçar e conhecer melhor o lugar.




Se você deseja menos horas no campo, também pode passar meio dia na Estancia Nibepo, que se chega desde o "Caminho das Estâncias" até a entrada do Parque Nacional Los Glaciares. Uma vez no campo, faça um passeio a cavalo, visite as instalações do Lago Argentino com vista para a serra, e coma um delicioso cordeiro no palito. palo. 




Fazer um safári pelas estepes e pela vida selvagem de El Calafate é outra ótima opção. O passeio começa em um 4x4 pelas colinas de Huyliche e Calafate e chega ao Parque Nacional Estancia 25 de Mayo privado, onde você descobrirá sítios arqueológicos da Idade do Gelo. Assim que estiver imerso na estepe, você poderá observar as diferentes espécies que vivem na estepe enquanto os guias falam sobre elas e seu modo de vida.

Hoya del Chingue

O Snow Park Hoya del Chingue é um centro de recreação de inverno para famílias e iniciantes. Fica a 11 km ao sul de El Calafate, facilmente acessível de carro pela Provincial Road 15. O parque possui pouca vegetação e declives que facilitam a prática de skate, além de uma linda vista para o lago. Argentino. O percurso tem extensão de 3.000 metros. Possui duas pistas de dificuldade média, uma difícil e outra extrema. A distância da base ao cume é de 1.280 metros e eles são conectados por um sistema de teleférico de última geração. Entre os serviços oferecidos estão uma confeitaria e uma escola de esqui para os mais pequenos.


Museu Regional de El Calafate

Durante a sua visita à cidade pode visitar o Museu Regional de El Calafate: mostra a história de El Calafate e os momentos mais importantes da região, como a vida dos primeiros colonos e as várias dificuldades que enfrentam. teve que olhar do meio do rosto. século 19. Esta casa-museu está localizada na rua principal da cidade, Av. Libertador General San Martín, entre as ruas Río Gallegos e Coronel Rosales.

A comissão de desenvolvimento local trabalhava no mesmo local que agora está sendo reciclado para que os visitantes pudessem observar através do material arqueológico: boleadoras, pedras esculpidas, pontas de flechas e espécimes paleontológicos: fósseis de várias espécies encontrados na área com material geológico com os quais toda a flora e fauna da região. Fora do museu, você pode encontrar máquinas e ferramentas que foram usadas no século XX. Também há carrinhos grandes com "ouro branco", como era então chamada a lã.

Há também uma exposição histórica com fotos muito interessantes de diferentes épocas da cidade, a maioria delas doadas pelos primeiros moradores.


Glaciarium

Este é o principal musée de la glace modern du pays. La dynamique des glaciers, leur croissance, leur conformation et l'histoire des champs de glace de Patagonie sont expliquées. The recherches et découvertes sur les glaciers peuvent être observées. Il dispose de diferentes salles interactives, d'un ecoshop et d'une cafétéria sur le lac Argentino. Une nouveauté est le film, La voix du glacier (avec des lunettes 3D) avec d'incroyables clichés de drones de la grande rupture de 2016. Em quelques minutes, le glacier raconte son histoire et ses mouvements à la première personne.

À l'intérieur du musée, vous pouvez également visiter le Glacio Bar. C'est le seul bar au monde qui a ses murs de glace glaciaire, ainsi que les fauteuils, tables, verres et tout ce qui vous entoure.




Caminhe ao longo da orla da Baía Redonda

Durante a sua visita à cidade, pode visitar a Orla da Baía Redonda, que se encontra a poucos metros do centro comercial El Calafate. Você verá os cavalos pastando em frente às margens do Lago Argentino, a Patagônia mais austral da Argentina e a terceira mais profunda da América. Várias geleiras fluem para lá, incluindo o Perito Moreno e o Upsala. Existem passeios de caiaque que partem do noroeste da cidade e oferecem incríveis vistas panorâmicas da cidade com sua cordilheira e vista do mar.


Centro de Interpretação Calafate

É um dos museus mais interessantes de El Calafate. São quatro salas, uma retrospectiva da história de 100 milhões de anos da Patagônia. Possui esqueletos de dinossauros e mega-mamíferos exclusivos da região.


L'idée du musée est de proposer au visiteur un voyage dans le temps aidé par des panneaux écrits en espagnol et en anglais, des planches avec dessins et photosies, des panneaux d'affichage, une exposition d'objets, des ustensiles et des répliques d'éléments. De mais, les histoires sonores qui accompagnent l'itinéraire. Ceux qui visitent le musée peuvent en apprendre davantage sur les processus glaciaires, la méga faune et l'art rupestre. Vous verrez également tout sur la culture Tehuelche et les premières rencontres avec les colonisateurs, qui é um autre des points qui ressortent le plus, ainsi que l'importance of la producine ovine et des grandes estancias.




Lugar pioneiro (Plaza de los Pioneros)

Este parque foi criado em homenagem aos pioneiros da cidade. Fica a poucos metros do centro de El Calafate, na Avenida del Libertador 599. Vale a pena visitar para apreciar a vista da cidade desde seus mirantes. Existem também vários jogos para meninos. É um local onde os habitantes locais fazem piqueniques e desfrutam do ar livre, pois é protegido do vento.

 
Museu do brinquedo (Museo del Juguete)

Além de coleções de brinquedos, este museu exótico também apresenta anúncios, pôsteres de filmes, bijuterias vintage, fotografias, itens de armazém, livros e material escolar. A coleção do Museu do Brinquedo inclui mais de 15.000 exibições e abrange uma história de cem anos de 1870 a 1970. Tudo o que você vê o leva de volta à sua infância. Ele está localizado na Av. Prof. Del Libertador 975 e pode ser visitado o dia todo de segunda a domingo.


Comida indígena

Se falamos da comida local de El Calafate, não pode faltar o cordeiro, mas a truta, o salmão e o veado também são característicos da região. O cordeiro patagônico é obviamente o prato mais procurado e, embora possa ser comido de várias maneiras, não se pode deixá-lo sem experimentá-lo "na grelha". Outros pratos populares são as empanadas de frutos do mar e caranguejos-aranha.




Do lado adocicado, está a fruta típica que dá nome à cidade, chamada calafate. É uma baga preto-azulada com 1 cm de diâmetro, tem origem no sul e é um símbolo da Patagônia onde, segundo a lenda, aqueles que a experimentam sempre voltam a esta região. É muito utilizado para fazer compotas ou recheios de alfajores e bolos. Também pode ser consumido fresco, pois tem importantes propriedades antioxidantes e nutricionais.




Esta cidade, como as demais regiões da Patagônia, continua com seus deliciosos chocolates, frutas e sorvetes.


Passeio de artesanato

Quando se trata de levar para casa um souvenir desta bela cidade, o Paseo de los Artesanos é uma ótima opção para encontrar um produto 100% local. Está localizado na Avenida del Libertador 1120. Você encontrará tecidos e ponchos feitos de pura lã de ovelha, fiados à mão e tecidos em tear. Também há lindas estampas com desenhos mapuche, tehuelche e do noroeste argentino.

Artesãos especializados em cerâmica fria e porcelana exibem esculturas perfeitas. Outra embarcação muito comum no calçadão são os objetos de pedra. Pendentes, brincos, pulseiras, porta-chaves, pingentes e elementos decorativos. Algumas das pedras mais comumente trabalhadas pelos artesãos em Calafate são rodocrosita, ônix, lápis-lazúli, fluorita, olho de tigre, coral, malaquita e opala andina e ametista.

Há também barracas que vendem entalhes de madeira locais, licores e balas de vitela. Na sua visita, não poderá deixar de conhecer os diferentes sabores locais nos diferentes espaços gastronómicos.


Se você quiser saber mais sobre excursões, hospedagem e todas as informações sobre El Calafate, entre em contato conosco









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


O Que Fazer Hoje Em Buenos Aires?

O Que Fazer Em Córdoba

Saúde, Argentina!

Julio Cortázar, Escritor De Qualquer Lugar E De Qualquer Lugar

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo