Cultura e tradições da Argentina



Pontuação média      1 opiniões
148

  Micaela Lujan 06/07/2016

Ao visitar um país é importante conhecer sua cultura e sabemos que dentro de cada um existem muitas tradições e costumes. Argentina   não é exceção: País do tango, futebol, churrasco e companheiro.

Conhecer esse país implica se surpreender com cada tradição do dia a dia e muitas delas, você acaba até adaptando-as para sua vida sem perceber, por causa de como eles são maravilhosos.

A seguir, vamos lhe dizer quais são os mais importantes:

Diga olá com um beijo.


Os argentinos são caracterizados por serem amigáveis e afetuosos. Não importa se você é um amigo ou um estranho, todos vão cumprimentá-lo da mesma forma. É bastante comum na  América Latina   saudar-se com um beijo, mas muitas vezes em outras culturas isso é bastante raro e chama a atenção, principalmente quando visto entre homens. E se for uma pessoa que você não vê há muito tempo, comece o show de beijos, abraços e palmas!

Outro fato surpreendente é o  Convide para casa.
Em muitos países, falar sobre sua vida pessoal com alguém que você conhece recentemente é impensável e convidá-lo para sua casa ... Muito menos!

Aqui é diferente: se um argentino gostou de você e você gerou confiança, não se surpreenda com o fato de ele convidá-lo para sua casa para  comer um churrasco   com sua família ou  tenha um companheiro.


¡La argentinidad al palo!: El mate.




Companheiro é a  infusão tradicional   e a favorita de todos os argentinos. Seu sabor é amargo, mas você pode adicionar qualquer tipo de adoçante a seu gosto, seja açúcar, adoçante ou mel. É o pretexto ideal para gerar conversas bacanas com quem está perto de você.

Quando você bebe? A qualquer hora do dia. Manhã, tarde, noite. Na Argentina não há tempo para saborear um bom mate acompanhado de contas, biscoitos, bolos ou tortas fritas. Ao contrário do café e do chá, o mate não é comumente servido em restaurantes. A maioria dos argentinos tem sua própria "panela" definida e a prepara em casa. 

Deixamos para você um  minitutorial   para fazer o seu:

1) Aqueça a água a 70 °. Você pode fazer na chaleira elétrica (na Argentina já vem com a opção "mate") ou colocando uma chaleira clássica no fogão da cozinha. O segredo é que esteja quente, mas não ferva.

2) Coloque a erva dentro do mate, enchendo um pouco mais da metade. Cubra a boca do companheiro com a mão, sacuda-o e vire-o novamente. Isso é principalmente para tirar o pó da erva daninha.

3) Mova a erva de modo que mais dela fique para frente, deixando espaço para a lâmpada.

4) Coloque a lâmpada no buraco que você deixou.

5) Carregue a água da chaleira em uma garrafa térmica (ou você pode tirá-la da própria chaleira, mas a segunda opção é mais confortável e segura) e comece a preparar seu mate.

6 ) Absorvi a água pela lâmpada e apreciei esta infusão acompanhada de contas, biscoitos, pão de ló ou bolos fritos.

Outras dicas sobre mate:

  • Sempre despeje a água perto do bulbo para não molhar toda a erva e fazer com que dure mais.
  • Não jogue muita água porque pode transbordar e perder o sabor da erva ou, como dizem todos os argentinos, "seu companheiro foi levado pela água".
  • Se parecer muito amargo, você pode adicionar açúcar ou adoçante ao companheiro. Muitos também optam por adicionar o adoçante à água da garrafa térmica.
  • Se você também não gosta de doce, pode aguardar várias rodadas e quando for a sua vez, a erva estará pronta. seja mais suave ou "lavado", como dizem.

Chá Cachamai.


Cachamai   é uma das principais marcas argentinas que oferecem produtos naturais e que hoje são reconhecidas em diversos países. Como o mate, o chá é uma das infusões mais consumidas por argentinos e argentinos: chá comum, chá verde, chá com mistura de ervas, entre outros. Nada como ter um produto nacional e de boa qualidade.




Um elemento essencial: doce de leite.



Nenhum censo foi feito, mas doce de leite é algo que provavelmente está na casa de todos os argentinos. É um doce tradicional feito de leite de vaca, açúcar, essência de baunilha e um pouco de bicarbonato de sódio.

Por sua vez, existem diferentes tipos que variam de acordo com a textura:

  • Colonial: com mais leite do que açúcar , mais firme.
  • Pastelaria: a mais espessa de todas, usada especialmente em pastelaria.
  • Clássico: o estilo mais doce e ao mesmo tempo suave, por ser mais suave.
  • Leve: uma nova opção que surgiu há alguns anos (pessoalmente, acreditamos que você não deve se sentir culpado ao comer algo tão delicioso como doce de leite!)

Pode ser barrado no pão, torradas, biscoitos e os apreciadores até comê-lo na colher enquanto é acompanhado de mate ou de um rico café. Além disso, é o complemento principal de outro de nossos ícones:  o alfajor. 






Quase sempre falamos sobre política.


Normalmente em churrascos ou reuniões mateadas há um assunto que quase sempre vem à tona e que é a política . Todo argentino gosta de falar e debater sobre isso, quer saiba ou não. Pode haver algumas diferenças e o movimento mais popular e reconhecido é o  peronismo , junto com a figura icônica de  Evita.


Religião argentina: Futebol.


Maradona   e  Messi  são os melhores jogadores do mundo e são argentinos, não poderia ser diferente. Para todos os argentinos, o  futebol   é muito mais do que um esporte: é uma paixão. Muitas emoções são despertadas durante uma partida: alegria por vencer, euforia por um gol no último minuto, raiva por perder e raiva por um pênalti mal cobrado. O show imperdível na Argentina é o   “superclássico” entre  River Plate   e  Boca Juniors , dois dos times mais populares do país.






Assim que o árbitro apita para iniciar o jogo, tudo pára. "E não importa onde você joga, porque eu vou a qualquer lugar" é cantada na quadra. Sim, muitos adiam planos e viajam quando necessário para seguir sua paixão. Que outro evento é esperado na Argentina? A  Copa do Mundo de Futebol . A cada 4 anos, todas as diferenças são postas de lado e todo o país se une por uma razão:
para trazer a Copa do Mundo para casa.

Independentemente do país onde se disputa, a Argentina se destaca: nos aviões, nos metrôs, nas ruas, nos hotéis e nos estádios, todos os argentinos sempre pulam, cantam e torcem.

Curiosidade:   Em 30 de outubro de 1998 em Rosário, um grupo de fãs de Diego Armando Maradona fundou a "Igreja de Maradona" da qual muitos fãs e torcedores do ex-jogador de futebol que afirmam que é uma religião de coração e paixão. Eles até criaram seus próprios 10 mandamentos e uma oração do Pai Nosso como uma paródia!






Tire uma soneca.


Normalmente após o almoço, do meio-dia às 3 ou 4 da tarde. E principalmente no norte da Argentina, a sesta é um ritual que não se negocia: muitos comércios e serviços fecham nessa época. É importante que você tenha isso em mente durante a viagem, porque cada lugar tem suas prioridades.
Por outro lado, em Buenos Aires não é tão comum, já que é conhecida como a cidade que nunca dorme. 


Saiu?: O anterior. 


Se você está pensando em conhecer a noite argentina e sair para dançar com os amigos, provavelmente sempre um grupo de argentinos o convida para "a prévia". O que é? É um encontro entre grupos de amigos que pode ser organizado num bar ou na casa/apartamento de alguém. Basicamente, é o ponto de encontro antes de ir para a pista de boliche onde o clima é ótimo: bebidas são feitas, música é tocada e às vezes até jogos temáticos aparecem.

Também , em alguns casos anteriores, geralmente havia certos rituais argentinos, como  beber de uma garrafa cortada . É uma técnica que começou a ser implementada entre as camadas populares que consiste em cortar uma garrafa de refrigerante ao meio (pode ser com uma faca) para transformá-la em um copo e despejar a bebida dentro dele (quase sempre vinho ou mistura de vinho com refrigerante). Este "copo/garrafa cortado" é normalmente passado de mão em mão entre as pessoas na reunião e compartilhado.

Além disso, os anteriores são feitos porque na Argentina nenhuma pista de boliche fica lotada de pessoas antes das 2h da manhã e o "boom noturno" é sempre entre 3h e 5h. Se você for convidado para uma prévia, não hesite em ir. É uma boa oportunidade para bater um papo e conhecer novas pessoas!






Fernet com cauda


De cor escura, cheiro intenso e gosto amargo,  Fernet   é uma  bebida alcoólica   que com o tempo, deu origem à ideia de misturá-la com refrigerante com sabor de cola. Principalmente na província de  Córdoba , o Fernet faz parte da identidade cultural. Hoje é uma das bebidas mais populares escolhidas pelos argentinos para compartilhar em churrascos, reuniões de amigos, pré e boliche.

Embora seja fácil de fazer, Algumas dicas devem ser levadas em consideração:

  • Mix perfeito: 30% Fernet, 70% Cola refrigerante com sabor.
  • Se possível, o refrigerante deve ter gás e estar bem frio.
  • Adicione gelo a gosto.




Vinho


A Argentina se destaca por ser um dos principais países produtores de vinhos de excelente qualidade em todo o mundo. Embora estejam distribuídos pelo Norte, Patagônia, Córdoba e Buenos Aires, o maior número de vinhedos está na região de  Cuyo , principalmente na província de  Mendoza.

Lá se produz o vinho  Pinot Noir , um tinto que se destaca pela concentração e o vinho  Malbec , caracterizado por seu sabor intenso e frutado. Continuando com os tintos clássicos, experimente também o  Bonarda , encorpado e com bom aroma frutado. E outra opção ideal é Torrontés, que é o mais famoso entre os vinhos brancos e só pode ser encontrado na Argentina.

Existem três variedades de  Torrontés : San Juan, Mendoza e Cafayate (Salta). É um ótimo companheiro para as comidas típicas do norte argentino, principalmente empanadas e locro. Além disso, devemos destacar a tradição argentina que predomina nas áreas de classe baixa, mas que muitas vezes é adotada nas festividades anteriores ou quando não há mais copos e é a do "jarro cortado". É sobre beber 





Asado.


Para um argentino, comer um churrasco não é apenas sentar-se para saborear carne, é também é a desculpa perfeita para se reunir com a família e amigos. É um grande clássico da gastronomia argentina e um ritual dominical. Se você está de passagem pela Argentina, podem convidá-lo a se divertir em uma casa. E se não tiver essa sorte, fique tranquilo, pois sempre há restaurantes ou grelhados com as melhores variedades.

Além disso, o que é servido, os acompanhamentos e as bebidas são chaves para um bom churrasco. Portanto, convidamos você a ler nossa nota completa sobre  “tudo que você precisa saber sobre um típico churrasco argentino ”.

Lucro!





Las picadas.



Outro dos costumes na mesa de todos os argentinos são as picadas. Basicamente, são constituídos por alimentos cortados e em pequenas porções para "mordiscar" antes da refeição principal.

O que inclui um lanche? Estes são alguns dos clássicos:

  • Pão caseiro cortado em fatias
  • Variedades de frios (especialmente presunto cru e matambre)
  • Variedades de queijos
  • Chorizos caseiros, salaminas
  • Azeitonas
  • Salgadinhos (os mais comuns são batatas fritas, palitos salgados, amendoins, mas depende da pessoa que os constrói)

Além disso, às vezes as mordidas são tão abundantes que podem ser diretamente parte do curso principal. Se você for a um restaurante, poderá encontrar os famosos  "mordidas quentes"   e   "mordidas do mar".

As picadas quentes podem ter frango frito, palitos de mussarela, batata frita e diversos tipos de patês, almôndegas, cortes milaneses, linguiças, entre outros. Em vez disso, picadas do mar, lulas, camarões, cornalitos e camarões.




Empanadas.


Embora sejam feitas em vários países da América Latina, muitos dizem que "nada como empanadas argentinas". Um prato típico do país, fácil de comer e com diversas variedades. O mais tradicional é a  empanada crioula   que é composta por uma massa recheada com carne picada, azeitonas, cebola, ovo e temperos a gosto (dependendo da região da Argentina, podem ser mais ou menos picantes )






Milanesas.


O prato popular e cotidiano do mesa de todos os argentinos. É um corte de carne ou frango coberto com pão ralado e ovo que tem duas formas de cozimento: frito ou assado. Além disso, existem variedades porque existem muitos produtos que podem ser revestidos: soja,
vegetais, carne, frango e peixe. Tudo depende do seu gosto. Com o que acompanhar? Muitos gostam de acompanhá-los com batatas fritas e purê de batata, embora outra opção sejam as saladas para cortar o excesso da fritura. Além disso, neste prato, os argentinos acrescentam limão ou temperos (maionese, ketchup, mostarda)



Vitel Toné nas festas.


Embora seja uma comida italiana, o  Vitel Toné   você come mais na Argentina. É um corte de carne (geralmente peceto) que é fervido em caldo com vegetais diversos para que tome sabor por 2 ou 3 horas, depois é deixado esfriar e cortado em rodelas. Por outro lado, o molho é preparado com atum, maionese, natas e alcaparras. Na Europa é simplesmente um prato de verão, no nosso país é um prato festivo, obrigatório em
todas as mesas no Natal ou no Ano Novo.




O jantar está atrasado.


Todos os argentinos têm o hábito de jantar bem tarde e isso se deve à rotina agitada que têm todos os dias. Trabalho, estudo e vida social significam que os dias são mais longos: o tempo com a família ou amigos é altamente priorizado. Por isso, é muito comum que os jantares na Argentina comecem logo após as 21h
Se você não está acostumado, recomendamos que faça um lanche da tarde.



E quanto ao café da manhã?


Dentro das tradições e costumes argentinos, a realidade é que o café da manhã não é dado a nada a mesma importância que em outros países. Os americanos podem encontrá-los em hotéis ou em algumas cafeterias gourmet. Nos tradicionais bares de bairro, oferecem-se simplesmente café com croissants ou torradas.
E se chegar ao café da manhã com um argentino, pode ser que ele só lhe ofereça uns mates com biscoitos (já avisamos que não há momentos para aproveitar).


Tango.






Uma dança sensual com contato visual e gênero musical ocorrido em meados do século 20, devido à imigração européia e que acabou se tornando um dos atrativos mais importantes da Argentina no mundo e se destaca em todos os cantos da cidade de Buenos Aires.

Ao longo do tempo, diferentes músicos, compositores e letristas fizeram história. 
Alguns deles são:

  • Astor Pi azzolla:  Compositor e bandoneonista, foi um dos mais famosos do século XX. Seus tango mais conhecidos são  Libertango   e Porteño de verão .

  • Carlos Gardel:   Ele nasceu na França, mas viveu em Buenos Aires desde criança. Foi compositor, cantor e ator de cinema e é o artista e ícone mais reconhecido no gênero tango.

  • Tita Merello:   Ela foi uma atriz e cantora argentina que estreou no primeiro filme chamado Tango! É reconhecido pela canção  “Diz sobre mim” que ele posteriormente interpretou no filme Mercado del Abasto. 

  • Homero Manzi: Foi um poeta que trouxe as primeiras letras poéticas para o tango. Além disso, ele é reconhecido por ser aquele que “rejuvenesceu” a milonga.
Se você está visitando Buenos Aires, muitas casas de tango. Eles oferecem shows (com jantares opcionais) onde você pode reviver a história desde o início até hoje.





Folclore.


É a música que representa todos os argentinos e que por sua vez, é dividido em vários gêneros que variam de acordo com a região do país. Ao contrário do tango, o folclore é muito mais alegre e acontece em um ambiente mais familiar. Suas danças são uma das tradições gaúchas mais mantidas e essas danças também dependem de melodias. Alguns são o  chacarera, malambo, gato, chamamé, zamba e carnavalito.

Se você quer viver a experiência de passar um dia cercado do  folclore   e  cultura gaúcha   recomendamos que você vá a uma peña,  faça um piquenique em uma estância   ou  visite a tradicional feira de Mataderos.





O ring run.


Trata-se de um jogo em que o  gaúcho   ou melhor, o “cavaleiro” tem que colocar um palito que carrega na mão dentro de um ringue. Com seu cavalo, ele começa a corrida por alguns metros até ficar nos estribos enquanto com o braço levantado tenta colocar
o palito no ringue. Pertence à tradição gaúcha e ainda é praticada na Argentina, principalmente nas  Feira de Mataderos e festivais de folclore.






Rocha nacional.


Um gênero que nasceu na Argentina a partir da influência do rock and roll nos Estados Unidos e do boom causado pelo Beatles. O rock nacional argentino não só tentou compor em espanhol, mas também se reuniram movimentos com diferentes expressões musicais muito populares.

Deve-se mencionar que Na história argentina, este gênero sofreu grande censura ao longo da ditadura militar porque a polícia o considerou revolucionário e por isso muitos artistas tiveram que deixar o país. Com o retorno da democracia, o rock nacional ressurgiu e voltou com incríveis melodias e letras relacionadas à liberdade de expressão, igualdade social e injustiças.

Embora hoje São inúmeros os artistas e bandas argentinas dentro deste gênero, as figuras que marcaram um antes e um depois são, sem dúvida, Charly García, Luis Alberto Spinetta e Soda Stereo. Compartilhamos com você algumas de suas melhores músicas!





Outros tipos de música.


O quarteto é um gênero que, embora seja ouvido em todo o país, nasceu na província de Córdoba e se destaca por ser um ritmo divertido. Você não pode perder nenhum aniversário ou casamento!

Se você está intrigado para saber mais sobre esse gênero, recomendamos ouvir  Rodrigo”   ou  “La Mona Gimenez ”. Depois de alguns segundos, seu corpo se moverá por conta própria!

Por outro lado, existe a cumbia que chegou à Argentina na década de 90 devido à imigração peruana e Boliviano. Com o tempo, dentro desse gênero, a  “cumbia villera” surgiu nos bairros de classe baixa: um estilo diferente que usa uma gíria bem argentina. Hoje, a cumbia villera ainda é popular e ocasionalmente é ouvida em muitos clubes argentinos. Seu grupo musical mais famoso é Damas Gratis


Quadrinhos argentinos.






Segundo sua definição, história em quadrinhos é uma história ou história explicada por meio de vinhetas com ilustrações. Mas para os argentinos que amam quadrinhos é muito mais que isso e alguns de seus personagens se tornaram ícones da Cidade de Buenos Aires:

  • Mafalda, uma tirinha argentina criada por Quino e estrelada por uma menina que se preocupa com as questões humanas, a paz mundial e se encarrega de questionar e se rebelar com os idosos e com o próprio mundo.
  • Clemente é um personagem criado por Caloi que representa o fanático por futebol e o humor nacional.
  •   Diógenes y el linyera foi criado por Tabaré, Carlos Abrevaya e Jorge Guinzburg para o jornal Clarín. Diógenes é um cão de rua que acaba com as tiras e o atacante é um morador de rua que mora em uma praça onde várias situações o levam a se fazer muitas perguntas.
  • Ei, Matías é uma tira Sendra sobre um menino ingênuo e amigável que, com a simplicidade do pensamento infantil, tenta encontrar um sentido no estilo de vida que os adultos levam.
Você pode encontrar todos eles no famoso "Cartoon Walk" de Buenos Aires, um circuito de ruas que homenageia todos esses personagens.



Palavras argentinas: “boludo” e “che”


Elas não podem faltar no vocabulário de todos os argentinos e é provável que você ouça essas duas palavras mil vezes em dia.

Boludo é sinônimo de idiota e pode ter dois significados dependendo da situação: é dito seriamente e com um tom alto para insultar e discutir, mas ao mesmo tempo esta palavra é usada para chamar afetuosamente os amigos e claramente o tom de voz é muito mais calmo. Se você prestar atenção, notará essa diferença!

Por outro lado, "che" é uma palavra usada para chamar alguém ou atrair a atenção de outra pessoa. Digamos que possa ser comparado a "ei". Você vai ouvir isso em todas as frases possíveis. Os argentinos não podem viver sem o "che"!








5

Média entre 1 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (1) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


EMILIANO  10/12/22
excelente descripción, pero falta actualizar
falta agregar algunas cosas pero esta muy bien

Ischigualasto

Os 8 melhores hotéis de Bariloche

O Que Fazer Em Mar Del Plata?

Museu Municipal De Arte Juan C. Castagnino, Mar Del Plata

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo