Micaela Lujan 24/05/2017

Um destino incomum para os amantes da história e da arte, com um grande valor cultural e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: a Cueva de las Manos deixa muitos sem palavras.

Este local é um sítio arqueológico com pinturas rupestres com milhares de anos que podem ser vistas nas paredes rochosas que constituem a parte sul do cânion do Río Pinturas. A Cueva de las Manos está localizada no extremo noroeste da província de Santa Cruz, Argentina e para visitá-la só se chega pela Rodovia Nacional 40.


Vamos falar sobre sua história


Embora tenha sido visitado por vários exploradores desde o século XIX, a investigação científica só começou em 1960. Todo o conhecimento sobre este local foi dado graças às primeiras contribuições do arqueólogo Carlos Gradin e da sua equipa: demonstraram que viviam os habitantes desta zona. da caça e coleta de plantas selvagens.

A arte rupestre é uma das relíquias mais importantes porque dá não só a possibilidade de saber como eram as sociedades do passado, mas também de como viam a vida através da arte. E particularmente em La Cueva de las Manos, essas pinturas rupestres têm 9300 anos, sendo uma das mais antigas dos povos sul-americanos. Segundo estudos, essas pinturas foram preparadas com minerais obtidos na área e depois moídos e misturados com água, sangue ou urina.

As mãos não são pintadas como carimbos, mas sim contornos e isso se deve à técnica que usaram: sopraram os pigmentos com uma palheta ou cuspiram diretamente com a boca. Além disso, as condições ambientais favoreceram muito a sua conservação: desde a ausência de infiltração de água, por ser um local seco e com pouca umidade, até as camadas de rocha estáveis ??onde foram pintadas.








O que suas fotos representam?

Existem várias representações nas paredes:

-Guanacos
-Formas humanas e antropomórficas
-Figuras zoomórficas
-Felinos, emas, tartarugas
-Mãos pintadas

Até hoje, é um mistério e todos os seus significados são hipotéticos. Muitos especialistas dizem que essa arte poderia ser um ritual onde pintaram as cavernas para dar como certa sua presença na cerimônia. Outros pensam que fizeram isso para lhes dar um senso de identidade e pertencimento ao lugar em que habitavam.

Além disso, o mais curioso é que a maioria das mãos pintadas e contornadas são esquerdas (apenas 31 mãos direitas foram encontradas).




Diz a lenda…

Existe uma lenda em Santa Cruz que diz que um verão, uma jovem adolescente Tehuelche se banhou no rio e depois de secar os cabelos, se vestiu e colocou a pena que lhe correspondia para seu posto de Princesa Tehuelche. Rio abaixo, um sinal de fumaça mostrou a ele onde sua família estava acampando. O lugar para onde estava indo tinha a forma de um longo telhado de pedra natural com algumas pequenas cavernas na base. Ela começou a subir a encosta da ravina. 

A jovem estava bastante agitada com o esforço de subir e, ao mesmo tempo, ansiosa por se encontrar pela primeira vez com um jovem de uma tribo vizinha. Este jovem caçador chegou poucos minutos depois se apaixonando ao vê-la.








Tudo parecia amor e alegria, mas ninguém pensaria que naquele momento uma enorme pedra cairia, atingindo a princesa e deixando-a desaparecida pelo golpe. Com esta situação, o jovem correu para ajudá-la enquanto via como os outros também pareciam cair. Ele segurou essas pedras com tanta força que o sangue jorrou de suas mãos, ficando impresso nas pedras. Instantaneamente, toda a tribo apareceu para ajudar. Antes disso, eles preparavam tintas para suas roupas.

Por fim, a jovem acordou um tanto confusa, mas feliz ao ver o jovem caçador e a calma voltou. Todos os membros da tribo retiraram as mãos das pedras, mas suas pegadas estavam marcadas com todos os tons de cores que haviam preparado. E foi assim que a caverna das mãos foi criada.




Como chegar saindo de Perito Moreno

Você pode alugar um carro e dirigir da cidade de Perito Moreno (localizada na Rota Nacional 40) ao sul em direção a Gobernador Gregores. De lá, continue até a parada Bajo Caracoles e pegue a Rota Provincial 97 que leva à Cueva de las Manos. São 118 quilômetros de Perito Moreno até a caverna, ou seja, aproximadamente 2 horas de viagem.




Como chegar desde Los Antiguos


Los Antiguos é uma cidade agrícola localizada na fronteira com o Chile e próxima ao Lago Buenos Aires. Devido à sua localização, também fica perto da Rodovia Nacional 40. A distância até Cueva de las Manos é de 176 quilômetros, mas para chegar de carro é preciso ir 5 quilômetros mais ao sul onde fica Bajo Caracoles. Então, de Bajo Caracoles, você deve dirigir mais 50 quilômetros para chegar à caverna.

Também faz parte de Los Antiguos (todos os dias às 8h) o Trekking Tour à Cueva de las Manos, este tem traslados desde o hotel no centro de Los Antiguos e leva os passageiros por 9 horas junto com um guia para realizar um trekking dentro do Canhão do Rio Pinturas para apreciar diferentes grutas e beirais com uma grande variedade de pinturas rupestres, mãos positivas e negativas, animais e símbolos em alto nível de conservação. Também durante o passeio você visitará o Centro de Interpretação, os Cañadon Caracoles e com uma caminhada visitará as impressionantes "Terras das Cores", um lugar ideal para a fotografia, de grande beleza cênica e fonte de matéria-prima para a arte rupestre do ano região.









Como chegar desde El Calafate


Você pode alugar um carro e dirigir 600 quilômetros de El Calafate até a Cueva de las Manos, são cerca de 12 horas pelo RN40. O número de horas para chegar se deve ao fato de grande parte do percurso ser de cascalho e, para não haver problemas com o veículo, todos são solicitados a percorrer a velocidade máxima de 50 quilômetros. A parada mais próxima é em Bajo Caracoles.




Onde ficar?


Obviamente, não é permitido acampar e pernoitar na Cueva de las Manos. Mas existem várias acomodações próximas que devemos recomendar:

  • Refúgio La Posta de los Toldos: localizado a 15 quilômetros da Cueva de las Manos e dentro do Parque Patagônia Argentina, este refúgio oferece uma temática baseada no turismo de natureza.

  • Austral Hotel: está localizado no povoado de Perito Moreno, a 66 quilômetros da caverna. Um hotel simples para passar a noite com conforto.

  • Hotel Kelman: É um moderno hotel com serviço de café da manhã incluso, quartos amplos e localizado no centro de Perito Moreno.

  • Hotel Cueva de las Manos: outra excelente opção para dormir no Perito Moreno, localizado a 65 quilômetros da caverna. Não há restaurante, mas eles oferecem café da manhã.







Informações úteis

  • São duas temporadas para visitá-la: a alta temporada vai de outubro ao final de abril e a baixa temporada de maio a outubro.

  • As visitas são guiadas apenas com espaço para 20 pessoas e por ordem de chegada: na alta temporada os guias turísticos saem de hora em hora, das 9h às 19h. Em baixa, o horário é das 10h00 às 18h00.

  • Crianças menores de 12 anos não pagam entrada.

  • As fotografias das pinturas rupestres devem ser tiradas SEM FLASH para sua conservação.

  • O clima na região é bastante instável: traga agasalhos e calçados confortáveis.

  • Você não pode descer até a trilha da caverna com animais de estimação.

  • Se você viaja por conta própria, recomendamos que se previna e encha bem o tanque de combustível (as estações de serviço na rota estão distantes umas das outras e às vezes podem nem mesmo tê-las) e que você descubra previamente o status da rota 40 naquele dia.









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Mate, Uma Infusão Para Compartilhar

La Quebrada De Humahuaca: A Watercolor Landscape

Mercedes Sosa, Com Um Grito Na Voz

Plaza Serrano, Esa Bohemia Chic

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo