Os melhores trekking de San Martín de los Andes



Pontuação média      0 opiniões
98

  Julieta Fraguío 22/06/2016

Em San Martín de los Andes trekking é uma atividade que tem muitos adeptos, pois é um destino que oferece trilhas envoltas em um ambiente  natural mágico. Vulcões, morros, florestas, lagoas e lagos se abrem pelo rotas diferentes que há para fazer e a grande maioria é acessível a partir da cidade.


Neste artigo  você encontrará um guia para todos os circuitos de caminhada  que podem ser feitos neste paraíso nas montanhas:


 

Mirador Bandurrias







É um dos trekking mais populares de San Martín de los Andes, pode ser feito durante todo o ano e a  dificuldade é baixa, já que é uma caminhada de 5 quilômetros que dura aproximadamente meio dia.

 

O caminho para o mirante Bandurrias começa atrás da estação de tratamento de efluentes, no final da rua Juez del Valle, na área da Costanera del Lago Lácar. A partir deste ponto existem sinais que mencionam o mirante e um portão que indicará que você está entrando nas terras da comunidade Mapuche.

 

O caminho é largo com declive suave, é um caminho de pedestres que entra na floresta. A marcha é continuamente subida. Durante o passeio você encontrará uma variedade da fauna acompanhada por ciprestes, radais, carvalhos e coihue.

 

Uma vez no mirante Bandurrias você terá uma das melhores vistas da cidade, Cerro Chapelco, Cerro Abanico, as praias de Catritre e Quila Quina, e todos os Lago Lácar.

 

Do mirante Bandurrias você também pode acessar o mirante Islita, onde também pode desfrutar de belas vistas panorâmicas. Para chegar a este outro mirante basta alguns quilômetros por um caminho (Islita) que parte de Bandurrias (está sinalizado).

 

 

Cerro Acol



 




A aventura começa em San Martín de los Andes em direção ao oeste, contornando os lagos Lácar, Nonthué e Queñi.  Após uma viagem pela rodovia provincial 48 de 1,5 horas chegará à  base da colina Acol, localizada muito perto da  fronteira entre Argentina e Chile.


A partir da base do morro terá início a  rota de trekking, que será de  dificuldade média . A caminhada tem 7 horas de duração e 11 quilômetros no total, terá passarão por diferentes estágios nos quais chegarão a um declive de 1.000 metros. O primeiro trecho do percurso por esta bela área do  Parque Nacional Lanín  passará por  florestas raulí e caña colihué.


Em seguida, eles cruzarão áreas de lengas  até chegarem a um ponto de vista onde possam parar e tirar fotos.  A rota continuará até o  cume do Cerro Acol, localizado a  1.844 metros acima do nível do mar.  Há espaço para fazer um piquenique para recarregar as baterias  enquanto aprecia as vistas  da cordilheira chilena e dos lagos Queñi, Nonthué e Lácar.

 

 


Cerro Mallo





O  Morro do Mallo é um dos picos mais emblemáticos do  Parque Nacional Lanín . Para fazer a caminhada, recomendo que você saia de San Martín de los Andes cedo para o dia todo, pois a subida é de dificuldade média e pode levar cerca de 10 horas.


A caminhada começa a 45 minutos de San Martín de los Andes ao longo do RP 48 em direção a Hua Hum.  A trilha de caminhada (Cerro Mallo) sobe por a montanha dentro de uma floresta mista de carvalhos pellín, coihue, raulí e lenga que na parte mais alta se torna achatada devido à altura e às condições climáticas.


O prêmio está no topo, porque a vista é impressionante e você pode ver os vulcões Lanín, Villarrica, Quetrupillán e Choshuenco, assim como o Lago Queñi.


O desnível a superar é de cerca de 1.200 metros, a caminhada é em aclive sem declives acentuados. É aconselhável fazer este circuito de novembro a maio.

 



Cerro Chapelco






O monte Chapelco está localizado a 19 quilômetros da cidade de San Martín de los Andes. Embora a maior atividade se concentre no inverno, o o fácil acesso e sua proximidade com a área urbana tornam-no um destino turístico altamente recomendado no resto do ano.


O circuito começa pela rota nacional 234 (Rota dos Sete Lagos) para, depois de cinco quilômetros apreciando as vistas do  Lago Lácar,   encontrar À direita, a entrada do  Spa Catritre   (uma extensa baía com praias de areia, um acampamento organizado, um acampamento selvagem, restaurante e área de piquenique) e um quilômetro mais adiante, também à direita , o desvio que leva a   Quila Quina.


Continuando ao longo do caminho que corre paralelo à rota nacional, cerca de 15 quilômetros de distância você encontrará, na margem direita, o  Mirador del Pil Pil, a desculpa perfeita para parar e apreciar uma vista imbatível de todo o vale do riacho homônimo, o lago e as montanhas.


Mais um quilômetro e, à esquerda, você encontrará a rota provincial 19, estrada de cascalho, que leva ao centro de inverno.


Uma subida contínua, entre riachos em degelo e a floresta de lengas, permite apreciar toda a magnificência da paisagem patagônica, enquanto, à direita e após cinco quilômetros de viagem, começam a aparecer as encostas , elevadores e edifícios no complexo.


O estacionamento, localizado a cerca de 1200 metros acima do nível do mar, é uma varanda natural imbatível de onde se tem uma bela vista panorâmica do Lago Lácar com a cordilheira ao fundo e o eterno cone de neve do vulcão Lanín.


A partir daí você pode iniciar uma caminhada de 5 quilômetros (ou pegar o teleférico até a plataforma 1600) e caminhar pelos arredores para desfrutar do silêncio e da beleza da floresta.


Chapelco é um dos lugares mais exclusivos do país por seu moderno centro de esqui , com pistas de diferentes graus de dificuldade para esquiadores iniciantes, intermediários e experientes. complementados por um número suficiente de elevadores que permitem rápido acesso aos mesmos, aos abrigos e confeitarias do complexo.  No verão o morro oferece outras opções enquadradas no turismo de aventura, trekking e um parque de slides para crianças e adultos.


Para voltar à cidade pode-se seguir o caminho que, entre ñires, currais e rebanhos de ovelhas, leva a Puente Blanco, atravessando terras da comunidade Mapuche.

 

 


Volcan Colorado








é um dos mais visitados, tanto para chegar ao cume quanto para praticar antes de outras subidas mais difíceis.


A jornada começa no sopé do Colorado  (a 40 minutos da cidade)   em frente à Piedra de Trompul, um promontório rochoso emblemático  de cerca de  800 metros acima do nível do mar em território Mapuche.  O caminho (Colorado) para o vulcão começa em uma pequena floresta ao lado da Rota 48. De longe você pode ver o cume que se destaca por sua forma cônica e por a cor vermelha do material vulcânico que constitui seu solo.



Durante o caminho você vai atravessar o riacho que desce do Cerro Colorado e do lado direito do canyon você pode ver a pegada para iniciar a caminhada de 1.000 metros de desnível que existe entre pé e topo. A duração da caminhada para atingir o ponto máximo é de aproximadamente duas horas e meia em um ritmo médio.



À medida que avançam  cruzarão florestas de lengas,  na primeira seção, têm troncos firmes e eretos, mas à medida que sobem Perdem a forma. Quando ultrapassam os 1.500 metros acima do nível do mar, percebe-se que as lengas se agacham devido às contínuas nevascas que modificam sua estrutura em função do peso e do tempo que as cobrem.



As folhas da lenga e ñire no outono mudam sua cor para um intenso avermelhado e acobreado 
, e oferecem uma montanha muito vistosa para contemple ou fotografe.

 

Perto do topo, você provavelmente terá que percorrer alguns metros com um pouco de neve. Essas subidas são feitas de outubro a novembro, é necessário fornecer polainas, calças de esqui impermeáveis e bastões (podem ser suplantados com juncos encontrados no percurso) como parte do equipamento. 


Ao chegar ao topo, o solo é de uma cor vermelha intensa formada por pedra de origem vulcânica.   Deste grande ponto de observação, você poderá apreciar o Lago Lácar, Lolog,  a cordilheira de Chapelco,  as colinas  Abanico,  Sabana, Mallo, o vulcão Lanín e a imensa cordilheira dos Andes que mostra alguns de seus picos nevados.

 

Para chegar ao vulcão Colorado, primeiro você precisa começar de sua base e você pode alugar um carro de San Martín de los Andes ao longo da Rota Nacional 234 em direção a Junín de los Andes e após 3 km pegue a Rota Nacional 48 à esquerda. Depois de percorrer 7 a 8 km ao longo da estrada de cascalho, você atravesse a Pampa de Trompul e depois a Piedra de Trompul. Em frente a esta existem placas indicativas que marcam o início da rota para o vulcão Colorado.

 

Outra opção e a mais recomendada é fazer o excursão de trekking ao vulcão ColoradoA subida leva em média 3 horas com baldeações incluídas a partir da cidade.

 

 


Vulcão Achen Niyeu 







Para iniciar a caminhada em Vulcão Ñiyeu você deve ir da cidade de San Martin de los Andes de veículo (2 horas da Rodovia 40) até a Laguna Verde , onde você tomará o caminho da Pegada Andina que vai ao vale do Auquinco até chegar   na base do  Achen Niyeu:  um majestoso  vulcão do maciço Huanquihue, pertencente ao  Parque Nacional Lanín. 


A paisagem s deste espaço natural argentino, na fronteira com o Chile, irão cativá-lo!


A caminhada, que terá uma  dificuldade média , passará por  paisagens quase lunares  da  encosta nordeste  do vulcão com uma queda de 750 metros. O esforço valerá a pena. Vale a pena, pois após uma viagem de 6 quilômetros e três horas chegará ao topo do Achen Niyeu. Deste cume, localizado a 1716 metros acima do nível do mar, você poderá contemplar incríveis vistas panorâmicas da cratera, do vulcão Lanín e do Vale do Auquinco.


O vulcão Achen Niyeu teve sua  última erupção há 1.000 anos.   O enorme  derramamento de lava  atingiu o  Lago Epulafquen, que você também pode observar no a parte mais alta do pico.


Depois de recarregar as energias e descansar no cume, você pode descer a trilha de 6 quilômetros que está marcada   como base do Achen Niyeu. Nesta nova rota de caminhada  você saberá algumas características do  vulcanismo da província de Neuquén . Por fim, desde a base do vulcão você poderá dar uma volta pela cidade.

 



Laguna Las Corinas


 




Este é um circuito que  percorre o coração da floresta úmida, visitando  lagoas escondidas  entre a vegetação. É  ideal para fazer em família devido à escassez do percurso e ao nível de dificuldade baixa.


Para iniciar este passeio, você deve viajar de carro pela rota provincial 48 que leva à passagem internacional Hua Hum, até Yuco (35 quilômetros da cidade). O caminho para a lagoa Las Corinas começa em a margem direita do caminho.


O início é uma escalada contínua que vai para uma floresta variada onde abundam samambaias, musgos e muita umidade.   Existem sinais precários nas toras; aquele com o número 3 abre um pequeno desvio opcional à direita que leva a outra lagoa específica, chamada  Los Coipos. Envolve  mais meia hora, mas vale a pena.


Mais meia hora de caminhada e você encontrará a lagoa Corina Grande, quase escondida à esquerda entre a floresta e os juncos coihues, aqui você poderá sentar nas pedras e desfrutar de todo o ambiente natural .


Se você deseja conhecer a lagoa Corina Chica, leva mais quinze minutos de caminhada , e para encontrar o caminho é necessário voltar ao ponto identificado com o número 6 e vire à direita. Tenha cuidado porque o início deste rastreamento não é tão claro quanto o principal.


Uma curta subida, e então o caminho desce até a lagoa, menor que o anterior, mas igualmente atraente e mágico. O retorno é feito pelo mesmo caminho usado para chegar lá.

 

 


Laguna Rosales






O trekking até Laguna Rosales é uma opção muito interessante para observadores de pássaros e amantes da natureza, pois podem descobrir um local muito atraente localizado a poucos quilômetros de distância da cidade.


Laguna Rosales está localizada a aproximadamente 7 quilômetros do centro da cidade, pode ser alcançada através do caminho paralelo à rota 62 que leva ao Lago Lolog, onde você verá uma placa indicando o caminho para a lagoa. 


É uma área característica da transição entre a estepe e a floresta , rodeada por um ambiente natural onde árvores como ñires, coihues, maitenes e radales entre outras junto com a lagoa, eles são o refúgio dos pássaros que lá vivem.


Do portão de acesso, até chegar à lagoa, você percorre um caminho de aproximadamente 3 quilômetros, que o leva gradativamente até a floresta andina patagônica.


Uma vez na lagoa, você encontrará duas opções. Indo ao longo da margem norte ou sul, ambas terminam em um mallín que geralmente é intransitável porque está inundado.


Durante a caminhada você encontrará as seguintes aves: Chucao, Huet Huet, Rayadito, Colorado Falcon, Common Tero, Real Cauquén, Common Cauquén, Patagônia Comesebo, Rara, Pato Barcino, Duck Maicero, Pato Colorado, Gallareta red league, Huala. Vale a pena prestar atenção e conhecer as variedades que compõem este belo recanto de San Martín de los Andes.

 

 


Lago Escondido






O início da trilha para Lago Escondido está localizado a poucos metros da Villa Quila Quina, mais precisamente ao lado da Asociación de Fomento Rural Curruhuinca. 


Recomendado  chegar de carro Do centro da cidade são 14 quilômetros até o caminho que cobre uma distância de 26 quilômetros a pé (aproximadamente 9 horas de ida e volta).

 

No início do passeio você percorrerá as terras da comunidade Mapuche, observando suas casas, animais que levam para o alto da serra para aproveitar os excelentes pastos de nas terras altas, você cruzará pequenos riachos de degelo, uma floresta compacta de carvalhos, cachoeiras e prados floridos.


Depois de um quilômetro você encontrará uma bifurcação onde deve continuar para a direita alternando subidas e descidas suaves, até encontrar uma enorme ponte de toras sobre um riacho.


Uma nova subida curta, um portão e à esquerda uma cidade rural. Um novo portão e depois uma descida rápida até chegar ao vau sobre o riacho Grande.


Depois serão cinco quilômetros de subida e você verá uma placa que indica, à direita, o desvio para Ruca Ñire/Pucará, uma das trilhas de trekking mais espetaculares da região, muito percorrida por estrangeiros, que liga esses lugares às fontes termais do Lago Queñi e Hua Hum, exigindo entre três e cinco dias de caminhada.


Você deve continuar ao longo do caminho veicular após um quilômetro de subida exigente, surge a descida ao Lago Escondido, um pequeno espelho d'água com uma bela praia e juncos que aparecem na superfície.


A área é de acampamento livre, por isso também é uma excelente opção para passar a noite neste maravilhoso canto da Patagônia.

 

 

Se você deseja saber mais sobre San Martín de los Andes a  excursões  que você pode fazer,  entre em contato.

 









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Como Assistir A Um Jogo De Boca Em Boca?

Reserva Natural Villavicencio

O Melhor Clima É Em Merlo, Argentina

Tafi Del Valle: Um Destino Que Se Apaixona

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo