Julieta Fraguío 20/07/2016

Las Minas de Wanda é uma atração que a maioria das pessoas visita quando visita Iguaçu, pois se destaca por ser a mais importante jazida de pedras semipreciosas da Argentina e onde você poderá ver como são extraídas e seu processo de produção até tornam-se belas joias e ornamentos.

Ao caminhar pela propriedade, você ficará surpreso com as diferentes cores e formas das pedras de cristal de quartzo, ametistas, ágatas e topázios. Alguns podem ser vistos com prismas hexagonais, dipiramidais e octaedro. A ametista, de cor quase arroxeada, era encontrada principalmente nas veias das minas de Wanda. Topázio, ágatas, jaspers e cristais de rocha também foram encontrados.

Durante o passeio você também poderá ver os túneis dos quais se trabalha o relevo e se obtêm os cristais de rocha, que após diversos processos químicos e esculpidos resultam em objetos decorativos de importante valor.
 
Na Wanda operam vários estabelecimentos mineiros, onde além da extracção das pedras se realiza o corte, o polimento e a confecção de diversos tipos de produtos, desde adornos a joalharia. Para conhecer plenamente uma das minas mais importantes da Argentina, apreciar os diferentes setores dos depósitos, oficinas e salas de vendas, recomendo o passeio às Minas de Wanda que conta com traslados e um guia especializado.

 
Se pretende visitar este depósito de pedras semipreciosas, deixo-lhe um guia com as informações mais importantes:

 

 

Horários para entrar nas Minas de Wanda


 

 




Você pode ir às Minas de Wanda todos os dias das 8h às 18h30, a entrada é pela rua Boleslao Jejer na cidade de Wanda, a 50 quilômetros de Puerto Iguazú.

O passeio total pelos locais dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Crianças menores de 8 anos não pagam a renda. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou com cartão de crédito ou débito.

 

 


História das Minas Wanda








A Colônia Wanda, onde estão localizados os famosos locais, foi fundada em 1936 por um grupo de pioneiros, principalmente poloneses. A origem do nome refere-se a uma princesa polonesa famosa por sua bondade e beleza que vivia na cidade de Cracóvia e se sacrificou por seu país, jogando-se no rio Vístula para não casar o príncipe herdeiro do trono alemão.

Esta pequena cidade de imigrantes cresceu aos poucos e em meados dos anos 40, Wanda tinha um porto licenciado, assistência médica, lojas e armazéns, armazéns e armazéns da Companhia Introdutória de Buenos Aires onde Kentucky fumava e várias serrarias.

Os colonos Wanda plantavam tabaco, tung, frutas cítricas e outras culturas de subsistência. À medida que a colônia crescia, o Estado Nacional construiu escolas, centros de saúde, registro civil e um posto da Gendarmaria Nacional.

A nova colônia progrediu lentamente no início e rapidamente após a chegada das estradas asfaltadas, ao mesmo tempo que começavam a ser percebidas as primeiras plantações de erva-mate, uma indústria liderada por várias pessoas. Um deles foi o alemão Otto Bemberg, que após vários anos sem atingir a rentabilidade que esperava, decide encerrar a empresa. Para isso, optou por indenizar seus empregados com suas terras, muitos dos quais decidiram habitá-las. Entre eles estava o casamento de Victor Enebelo e Amalia Bogado, que enquanto lavavam as roupas no riacho, sofreram um corte por causa de uma pedra violeta: era uma ametista, mas só sabiam disso muitos anos depois, quando um de seus filhos, Dom Higinio voltou a Misiones depois de trabalhar em Minas Gerais, viu a pedra que sua mãe tinha em casa e com os conhecimentos que havia adquirido no Brasil, explorou o local e entrou em contato com a Mineralogia da província. Após determinar a presença de geodos, concederam-lhe as licenças de exploração na rocha basáltica.

Anos depois, seus filhos Higinio e Hector Enebelo começaram a explorar o terreno, constatando a existência de uma mina de pedras semipreciosas. São eles que decidem deixar um registro na Diretoria de Minas e Geologia com o nome de Selva Irupé, marcando sua descoberta em 1976.

A razão pela qual essas pedras semipreciosas podem ser encontradas é porque o embasamento sobre o qual repousa a província de Misiones foi formado no período terciário, cerca de cento e cinquenta milhões de anos atrás, e sofreu diferentes fluxos de lava do centro da cidade. Terra. Quando a lava esfriou, os balões de gás ficaram presos e deram origem à rocha básica (basalto), que é o alicerce que dá origem à formação das pedras semipreciosas na região.







Significado de cada pedra









Muitas pessoas atribuem valores às pedras de acordo com suas cores, energia e propriedades, o que as faz usá-las para harmonizar os ambientes de uma casa ou escritório, enquanto outros preferem carregá-las como amuleto ou proteção. Aqui está o significado de cada uma dessas pedras semipreciosas que podem ser encontradas nas Minas de Wanda:

- Jaspe: É um mineral conhecido como "o supremo nutriente". Sustenta e dá suporte em momentos de tensão, proporcionando tranquilidade e plenitude. Jasper é um grande aliado para alinhar os chakras.

- Aragonita: Por muitos anos no passado as pessoas se relacionaram com Aragonita com a verdade, compreensão e percepção correta da realidade. Também está associada à alimentação correta do corpo e do espírito, com liberdade, tolerância, clareza, confiança e discernimento para resolver os problemas do dia a dia.

- Ametista violeta: Uma curiosidade deste mineral é o seu nome e é que o significado da pedra de ametista violeta é "não bêbado" porque a palavra ametista vem do grego amethystos que significa "sóbrio", de fato uma das qualidades atribuídas a o mineral ametista serve para eliminar a embriaguez, mas também bloqueia o estresse, as tensões físicas, gera paz e dá sorte. A cor violeta representa paz para as pessoas nervosas e permite uma boa noite de descanso.

- Topázio Amarelo: Diz-se que o Topázio Amarelo é uma joia que redireciona todos os poderes para atrair positividade e as coisas certas para sua vida. É também conhecida como a pedra da sorte, razão pela qual é amplamente utilizada como amuleto. Reforça todas as boas ações e cancela todos os pensamentos negativos, geralmente é usado contra a inveja.

- Geode: É considerado de excelente valor espiritual, mesmo o mais poderoso de toda a família. Seus principais significados estão relacionados à inocência, nobreza, pureza e força. É uma grande fonte de energia positiva.

- Cristal de rocha: É um dos minerais mais puros que existe. Isso se deve à sua estrutura crua, recortada e pontiaguda. É transparente com faces lisas e propriedades piezoelétricas. Diferentes qualidades espirituais são atribuídas a ela, pois se diz que promove a expansão da alma, mas não só isso, mas é até capaz de promover a conexão com outras entidades. Acredita-se que dormir próximo a esse mineral estimula sonhos premonitórios.

Por outro lado, acredita-se que devido à sua estrutura e ressonância também tem a propriedade de aumentar as energias das demais pedras com as quais entra em contato.

- Rodocrosita: representa o amor altruísta e a compaixão. É uma pedra que transmite uma atitude dinâmica e positiva, é excelente para o coração, pois permite assimilar sentimentos dolorosos. É uma pedra espiritual que facilita a abertura de uma consciência superior e habilidades psíquicas.

-Citrina: A citrina tem sido usada desde o século 5 aC como uma pedra energética para atrair alegria, auto-estima e prosperidade. Recarrega energia, purifica o sangue e reativa o sistema imunológico. Aumenta a consciência psíquica, proporciona um bom descanso e o banimento do medo, afastando os pesadelos,

-Ágata azul: aumenta a flexibilidade emocional e mental, melhorando o processo de tomada de decisão. É uma pedra que se destaca pela sua dureza. Sua solidez é tal que foi usada na armadura de várias civilizações antigas. Por isso é considerada uma pedra protetora que ajuda a equilibrar as energias espirituais internas.

O material de todas as pedras nas Minas Wanda é o quartzo e os nomes variam dependendo de sua origem. Quando o ar entra nos vazios gasosos dos depósitos, se esfria rapidamente, dá origem a ágatas e jaspers, mas no caso de resfriamento lento, o quartzo dá origem a cristal de rocha, topázio e ametistas violetas. Por sua vez, cada pedra pode ter diferentes tonalidades da mesma cor e diferentes formas naturais ou forjadas à pressão.








Fatos interessantes sobre a produção de pedras semipreciosas




Quando as pedras semipreciosas são obtidas nas Minas de Wanda, 100% dos minerais extraídos, 95% estão quebrados e apenas 5% conseguem remover todo o geodo. Para que se torne uma joia deve ter cor, dureza e cristalização. 1% é usado em joalheria e o restante vai para bijuterias e artesanato.

Para obtê-los, são utilizados radares que detectam os minerais e são quebrados pelas vibrações que são geradas. Ao abrir com o martelo hidráulico, um minerador pode dizer se há um geodo próximo porque o som é diferente.

A diferença entre uma gema e uma pedra semipreciosa está na dureza e transparência do mineral. A ametista é um caso especial, pois seu valor é dado pela intensidade de sua cor violeta: quanto mais escura, maior é a qualidade da pedra. Os cristais de quartzo assumem uma forma particular, de acordo com sua organização molecular determinada pelo elemento químico que os compõe: prismas hexagonais bipiramidais, octaedros.

 

 




Loja de Minas Wanda



 



Depois que todos os locais estiverem cobertos, você pode ir à loja e joalheria, onde joias, enfeites e pedras são expostas e vendidas. Ao lado da loja fica a oficina onde se transformam as pedras semipreciosas para serem utilizadas na joalheria, os visitantes também podem acessar este interessante setor.

A Wanda Mining Company, que se encarrega da gestão e produção das jazidas e também da administração do armazém, visa produzir os melhores e mais variados produtos com pedras semipreciosas e rochas ornamentais, abrangendo todas as áreas da produção processo que vão desde a extração do mineral, passando pelo seu beneficiamento, até a sua venda em estabelecimentos comerciais. A equipa de trabalho é composta por gemólogos, técnicos mineiros nacionais, entalhadores, facetadores, desenhadores e mestres ourives.

A loja, assim como a ourivesaria, está aberta todos os dias, esta última conta com mestres ourives de primeira linha que se aperfeiçoam frequentando diversos cursos no país e até no estrangeiro, o que lhes permite fazer joalharia de todo o tipo com uma beleza indescritível , conseguindo a combinação perfeita entre uma joia finamente facetada e um engaste de metal de primeira classe com acabamentos artesanais detalhados, obtendo uma qualidade típica dos melhores joalheiros do mundo. Também no setor de ourivesaria atua a área de sombreamento, laminação e injeção de metais, utilizados para a fabricação de guarnições.

Na loja Minas de Wanda, você encontrará uma grande variedade de produtos de alta qualidade e design. As mais escolhidas são joias trabalhadas com gemas de prata, pulseiras de Citrino, brincos de Ametista facetada ou colares de Rodocrocita. Se você quiser trazer um presente, tem vários enfeites lindos como corujas rodocrocita, rodelas de ágata azul, ânforas de aragonita e rodelas de ágata.

Para quem gosta de colecionar pedras, existem diferentes tamanhos e formatos exóticos de Topázio Azul Céu e Geodo Ametista. Existem também gemas facetadas de ametista e citrino. Todos os produtos podem ser pagos em dinheiro ou com cartões de débito e crédito.

 

 

 
Como chegar às Minas Wanda saindo de Puerto Iguazú







Existem duas maneiras de chegar às Minas Wanda partindo de Puerto Iguazú, uma é dirigindo pela Rota Nacional 12 por 50 quilômetros até a cidade de Wanda, onde você deve pegar a rua Boleslao Jejer que o deixará na entrada das jazidas. Assim que entrar, existem caminhos (pedestres) muito bem sinalizados que permitem explorar todo o estabelecimento.

Outra forma de chegar às minas é de ônibus saindo do terminal de Puerto Iguazú (Av. Córdoba 200), de onde sai a linha de ônibus Expreso Singer todos os dias com frequência de duas horas para as Minas de Wanda. O trajeto é pela RN 12 e passageiros desça na cidade de Wanda.


Se você deseja saber mais sobre passeios, hotéis e todas as informações sobre o Iguaçu, entre em contato conosco.








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


O Delta Do Tigre Propõe Que Você Passe Um Dia Cheio De Aventuras

Teatro Colón, A Pérola De Buenos Aires

Tilcara, Um Sítio Arqueológico

O Melhor Clima É Em Merlo, Argentina

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo