O SENHOR DE HUANCA, O CRISTO MARTIRIZADO QUE É VENERADO EM CUZCO



Pontuação média      0 opiniões
450

  Tangol 12/07/2018

O SENHOR DE HUANCA É UMA DEFESA DO MARTIRIZADO CRISTO, QUE É VENERADO NA CIDADE PERUANA DE HUANCA, EM CUZCO, POR SER CONSIDERADO MILAGROSO.

QUANDO O OS ESPANHÓIS CHEGARAM, CUSCO RECUSOU SUA IMPORTÂNCIA POLÍTICA, MAS SOUBE MANTER SUA DIGNIDADE EM MEIO ÀS VICISSITUDES DURANTE A CONQUISTA. EM POUCO TEMPO, O DOMÍNIO DOS ESPANHÓIS FOI SENTIDO DE MANEIRA CRUEL E HUMILHANTE, O VICE-REINADO IMPÔS A MITA E SUJEITOU OS ABORÍGINES DO INCARIO A TRABALHOS FORÇADOS NAS MINAS. & NBSP;
NO ENTANTO, COM O ESPANHÓIS, TAMBÉM CHEGOU A EVANGELIZAÇÃO, QUE FOI ACOLHIDA COMO UMA ESPERANÇA E UM PALIATIVO DE SOFRIMENTO. EM POUCO TEMPO, OS INCAS SE IDENTIFICARAM COM O DEUS QUE SOFRIA EXATAMENTE COMO ELES. ASSIM SURGIRAM MUITOS CULTOS DE PERSONAGENS CRISTÃOS EM TODO O PERU. CUSCO NÃO SERIA A EXCEÇÃO E, EM UM LOCAL PERTO DA CIDADE DE SAN SALVADOR, NASCEU UM DOS CULTOS CRISTÃOS MAIS FAMOSOS.

HUANCA É UM LUGAR BONITO, LOCALIZADO NO SOPÉ DA MONTANHA PACHATUSAN (PACHATUSAN SIGNIFICA AQUELE QUE SUSTENTA O MUNDO), QUASE NAS MARGENS DO RIO VILCANOTA, PERTO DE SAN SALVADOR. & NBSP; DIV> NO ANO DE 1675, O MARQUÊS DE SAN LORENZO DEL VALLEUMBROSO & NBSP; DESCOBRIU UMA VEIA RICA NA MINA DE YASOS, POIS OS MAUS-TRATOS TRADICIONAIS DOS INCAS NÃO PODIAM ESTAR AUSENTES. DIEGO QUISPE ERA UM CAMPONÊS HUMILDE SUJEITO A TRABALHO FORÇADO. EM UMA OCASIÃO, UM ESPANHOL PUNIDO COM UM CHICOTE A UM INDIANO, DIEGO QUISPE VENDO ESSA SITUAÇÃO SAIR EM DEFESA DO HOMEM INJUSTAMENTE PUNIDO. & NBSP; O CAPATAZ ESPANHOL, SEM HESITAR, ORDENOU QUE DIEGO FOSSE PRESO, DANDO A ORDEM DE QUE NO DIA SEGUINTE DIEGO FOSSE SEVERAMENTE PUNIDO. DURANTE A NOITE, DIEGO PENSOU NO CASTIGO SEVERO QUE RECEBERIA E OPTOU POR FUGIR; POR ISSO, ELE TEVE QUE ATRAVESSAR AS MONTANHAS DE HUANCA, ENQUANTO A LUZ DO DIA AMEAÇAVA TRAÍ-LO. & NBSP; ENTÃO ELE PROCUROU REFÚGIO EM ALGUMAS ROCHAS QUE SE AGLOMERAVAM COMO UMA ESPÉCIE DE CAVERNA SEGURA. DIEGO, AINDA COM MEDO DO CASTIGO QUE RECEBERIA SE O ENCONTRASSEM, OROU AO "PAI NOSSO" O DIA INTEIRO. DURANTE O DIA, FORAM SENTIDOS OS PASSOS DOS ESPANHÓIS QUE O PROCURAVAM, APENAS O PODER DE DEUS FEZ COM QUE DIEGO NÃO FOSSE ENCONTRADO, ATÉ QUE FINALMENTE CHEGOU A NOITE E DIEGO SE PREPAROU PARA SAIR, OBSERVANDO O CÉU E PERCEBEU QUE NÃO HAVIA LUA. DE REPENTE, UMA LUZ O OFUSCOU, DIANTE DE SEUS OLHOS UMA CLARIDADE DESCONHECIDA ILUMINOU UMA CENA SURPREENDENTE.

JESUS CRISTO ESTAVA SANGRANDO PELOS GOLPES RECEBIDOS, DIEGO FOI TOMADO POR UM DIVINO EMOÇÃO E PERMANECEU IMÓVEL, QUASE FORA DE SI, ADORANDO SEU REDENTOR. NISSO, JESUS CRISTO ENVIOU UMA MENSAGEM A DIEGO: "DIEGO ... DIEGO ... EU ESCOLHI VOCÊ PARA SER UMA POMBA, UMA MENSAGEIRA DE POMBOS DA MINHA BONDADE E MISERICÓRDIA, ESTE LUGAR FOI ESCOLHIDO PARA SER UM VULCÃO DE AMOR E UMA PRIMAVERA REFRESCANTE DE PERDÃO, VÁ PARA SUA ALDEIA, APRESENTE-SE AO PADRE, FAÇA SUA COMUNHÃO E VOLTE. EU ESTAREI AQUI.

DIEGO ADORMECEU, EXAUSTO PELA FADIGA, FOME E ACÚMULO DE EMOÇÕES.

AO AMANHECER ... JESUS CRISTO FALOU COM DIEGO: DIEGO ... LEVANTE-SE ... VÁ PARA SUA CIDADE ...

TAYTAY! NÃO FOI UM SONHO. ISSO É REAL CRISTO ESTÁ AQUI ... EU SOU SEU HUMILDE SERVO. LEVE ESTE PRESENTE, TAYTA DIOS. UMA SIMPLES CRUZ DE PRATA DEIXADA AOS PÉS DE NOSSO SENHOR FOI A PRIMEIRA ADORAÇÃO AO CRISTO DE HUANCA. COM O PASSAR DO TEMPO, NUMEROSAS PEREGRINAÇÕES VINHAM DOS LUGARES MAIS REMOTOS PARA DEPOSITAR SUA FÉ EM DEUS.
REVEZAMENTO DO SENHOR DE HUANCA

EM JUNHO DO NESTE ANO, DIEGO QUISPE CUMPRIU SUA MISSÃO. UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS DEIXOU CHINCHERO. DIEGO LEVOU O PADRE DE CHINCHEROS, URIOSTE DE LA BORDA, A HUANCA. NA COMITIVA, HAVIA TAMBÉM ALGUNS PARENTES DE DIEGO, APENAS ELES MERECIAM A HONRA DE CONHECER OS DETALHES DA REVELAÇÃO DIVINA. DIEGO HAVIA FUGIDO DE UMA MINA, ENTÃO FICOU CALADO PARA NÃO REVELAR SUA PRESENÇA NA CIDADE. A PEQUENA CARAVANA DESCEU ATÉ A RAVINA CALCA, ATRAVESSOU AS FAZENDAS DE VILLAR E UCHUMACA E SUBIU A COLINA HUANCA. CURA URIOSTE PAROU A CARAVANA NO MEIO DO CAMINHO. & NBSP; ENQUANTO DIEGO LHE MOSTRAVA O LOCAL DA APARIÇÃO. O PADRE ORDENOU QUE DIEGO ENTRASSE NA CAVERNA E GARANTISSE A PRESENÇA DE CRISTO. DIEGO LOGO CHAMOU O PADRE E, DE FATO, CRISTO ESTAVA NA CAVERNA COM FERIDAS RECENTES APÓS SER FLAGELADO, ENQUANTO DIEGO CHAMOU OS OUTROS PARA SEREM TESTEMUNHAS DA APARIÇÃO. & NBSP; ESTA FOI A PRIMEIRA PEREGRINAÇÃO A HUANCA. UM PUNHADO DE INDÍGENAS HUMILDES, SIMPLES, INICIOU UM CULTO QUE FINALMENTE CONVERGE PARA MILHARES DE ALMAS EM BUSCA DA PAZ. ASSIM, COM O TEMPO, O SENHOR DE HUANCA SERÁ O PAI E O MÉDICO QUE CONFORTARÁ TODAS AS DORES.

AS TERRAS DE HUANCA ERAM PROPRIEDADE DA ORDEM RELIGIOSA DOS MERCEDÁRIOS. DE CUSCO, POR ESSA RAZÃO, DIEGO QUISPE CONSIDEROU NECESSÁRIO CONHECER O EVENTO EXTRAORDINÁRIO. O COMANDANTE DA ORDEM RELIGIOSA ACEITOU A PALAVRA DIEGO E DECIDIU ENVIAR UM PINTOR PARA HUANCA.

UM DOS PINTORES MAIS FAMOSOS DA ESCOLA DE CUSCO FOI ESCOLHIDO PARA ESSE EVENTO. TRABALHO PRIVILEGIADO. DIEGO QUISPE INFORMOU O PINTOR DE TODOS OS DETALHES DA APARIÇÃO E PINTOU NA ROCHA VIVA A FIGURA DE CRISTO; AO FAZER SUA OBRA, PARECIA QUE UMA MÃO DIVINA O ESTAVA GUIANDO. ASSIM, O RETRATO DE EL SEÑOR DE HUANCA INICIOU UMA TRADIÇÃO PIEDOSA DE QUE ALGUNS POVOS INDÍGENAS DO LOCAL EXECUTARIAM QUASE EM SEGREDO. NAQUELA ÉPOCA, O BISPO MANUEL MOLLINEDO Y ANGULO GOVERNAVA A IGREJA DE CUSCO, TUDO PARECE INDICAR QUE O PRELADO NÃO PÔDE CONFIRMAR A VERACIDADE DA APARIÇÃO, CURA URIOSTE BORDA SABIA A VERDADE, MAS JÁ HAVIA MORRIDO ANTES DE CONFIRMAR A APARIÇÃO. POR ISSO, DECIDIU-SE PERMANECER EM SILÊNCIO, MAS A IGREJA TOLEROU O CULTO AO SENHOR DE HUANCA E PERMITIU QUE, EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO, OS SANTOS MISTÉRIOS FOSSEM CELEBRADOS NA PEQUENA CAPELA. ALGUNS DEVOTOS, A MAIORIA INDÍGENAS DE CHINCHEROS, AINDA VINHAM PROCURAR O SENHOR DE HUANCA, CUJA FAMA AINDA NÃO ALCANÇAVA AS FRONTEIRAS ATUAIS.








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Arequipa, A Cidade Branca No Peru

Museus Impressionantes Em Paracas, Peru

Rafting No Rio Urubamba

Trujillo: A Cidade Arqueológica

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo