Em que cabanas de montanha para dormir em Bariloche



Pontuação média      0 opiniões
115

  Julieta Fraguío 28/06/2016

Bariloche   tem a rede dos refúgios de montanha mais importantes  da  América do Sul , tornando-os excelentes opção de curtir a montanha de perto. Todos eles oferecem locais para dormir, refeições, passeios e banheiros.

O que começou há muitos anos como um ponto de descanso nas subidas dos  montanhistas, hoje é uma excelente alternativa para desfrutar da paisagem, da gastronomia e das atividades que os próprios refúgios oferecem como trekking e pesca. Em Bariloche você encontrará muitos refúgios e todos em excelentes condições, a maioria administrada pelo  Clube Andinistas e outros são concessionados.

Em seguida, deixamos para você um guia com todos os abrigos, suas características e como chegar   a cada um deles:  


Cúpulas do Refúgio Neumeyer






A  20 quilômetros do centro de Bariloche na direção sudeste é o refúgio do  Club Andino Dr. Juan Neumeyer, no meio da  Reserva Nacional Nahuel Huapi.

O espírito da montanha é vivido na íntegra no refúgio Neumeyer, para uso diurno, exceto no verão, quando são permitidas pernoites. Ele está localizado no  Vale do Challhuaco, cercado pelo Ñireco,  Colinas Carbón, Ventana e Challhuaco. 

Sua estrutura original foi construída por Manolo Puente Blanco em 1971 e leva o nome de um pioneiro de Bariloche. Em 2014, o Refúgio Neumeyer sofreu um incêndio e foi recondicionado com 10 cúpulas (cada uma com capacidade para até 5 pessoas). São espaços muito bem acondicionados, aquecidos e decorados com todas as comodidades. No Neumeyer também há ofertas gastronômicas, onde se pode saborear pratos regionais como o cordeiro patagônico com verduras da estação, trutas temperadas com especiarias da floresta ou risoto com cogumelos ou lombo. Você também pode tomar um drink (as cervejas artesanais são imperdíveis!) Ou comprar produtos regionais como geleias, chocolates e artesanatos. 

O Refúgio Neumeyer tem o valor agregado que você pode chegar lá alugar um carro (ideal 4x4) ou a pé. E se você estiver caminhando ou dirigindo seu carro.   da rotatória da Circunvalación e Ruta Nacional 40 (Diarco), pegue a Circunvalación por 1,5 km e vire à direita na estrada de cascalho. Viaje ao longo do vale e ao longo do caminho da montanha seguindo as placas que passam pelo complexo de Challhuaco até chegar ao Refúgio Neumeyer. 


Se você fizer a rota A pé, fica a 5 quilômetros do povoado do  Vale do Chalhuaco   é um tempo aproximado de 3 horas de caminhada com 310 metros de desnível. O caminho está muito bem sinalizado desde o início pelo caminho "Ex Refugio Neumeyer - Challhuaco". É uma excelente opção para fazer em família, pois o nível de dificuldade é baixo. 

O Refúgio Neumeyer está aberto durante todo o ano e na primavera - verão Diferentes atividades são oferecidas como caminhadas ao Cerro Challhuaco (2 horas e meia) e aos mirantes da Lagoa Verde (1 hora), o  Ñirihuau (1 hora e meia) e o vale do Challhuaco (20 minutos). Você também pode fazer outras caminhadas curtas do refúgio por trilhas bem demarcadas até o  “Mirador del Valle” e o “Vale dos Perdidos”.



Refugio Emilio Frey 





Ele está localizado ao pé da agulha Frey a cerca de 1700 metros acima do nível do mar, cercado por torres, pináculos rochosos e nas margens do Lagoa Toncek com águas verdes e frias.  


O refúgio foi inaugurado em 1957, seu nome foi em  homenagem ao engenheiro Emilio Frey , que desde 1895 esteve vinculado à região andina como membro da comissão de limites presidida por Perito Moreno. Foi também Prefeito do Parque Nacional e um dos fundadores do Clube Andino Bariloche, a quem presidiu por 23 anos.


El Refugio Frey é Aberto o ano todo. É um dos mais pitorescos da região. É uma verdadeira obra-prima da escultura em granito. O interior é forrado a madeira e a cobertura é de telha. No rés-do-chão encontram-se a cozinha e uma ampla sala de jantar com aquecimento a lenha, aquecedores eléctricos e iluminação que funcionam com turbina. 


Os quartos (35 camas) estão localizados no primeiro andar, eles têm colchões, cobertores e travesseiros. A cozinha está equipada com panelas, pratos e talheres, além de condimentos básicos e água quente 24 horas por dia. Também há banheiros com água corrente. 


Outro serviço fornecido é um quiosque aberto da manhã à noite, onde você pode comprar itens básicos de cozinha e higiene. De novembro a abril, o Refugio Frey o oferece um menu de comida , onde você pode saborear frios ou sanduíches de lombo. Também há hambúrgueres, saladas e massas. Para os fãs de doces, não há uma grande variedade no cardápio, mas eles oferecem de tudo, de sorvete a bolos de chocolate, alfajores e panquecas de doce de leite.


No refúgio eles também oferecem excursões de escalada, elementos para patinação no gelo (a lagoa congela no inverno) e equipamento técnico de esqui de fundo. 


O Refúgio Frey pode ser alcançado por diferentes rotas, detalharei abaixo o mais seguro:


-Camino tradicional: É a forma mais convencional de pegue. Começa de um lado do estacionamento do Cerro Catedral (da base são cerca de 10 quilômetros até o Refugio), onde uma grande placa de madeira com letras brancas, visíveis do ponto de ônibus, anuncia o Refúgio. Algumas setas o guiam até o início, subindo a trilha larga, você caminha cerca de 30 minutos até que a trilha se transforme em um caminho. Ele segue para o sul até chegar ao vale do riacho Van Titter, onde começa a subir.


Após duas horas No caminho, você cruzará o riacho por uma ponte para chegar, 20 minutos depois, à Piedritas parada de descanso clássica. Uma hora depois você chega ao Refúgio Frey, a uma altitude de 1700 metros. A duração do passeio é de 4 horas e o nível de dificuldade é baixo.




-Camino del Catedral: Trekking de verão que começa no final da rota do teleférico, seja em  Punta Princesa ou no Refúgio Lynch da Alta Patagônia. De Punta Princesa  é uma caminhada de 3 horas. ; de Lynch, 3 horas e meia. A trilha é bem marcada com tinta vermelha. O terreno é de pedra, bastante acidentado e a princípio acidentado, de dificuldade média. Em seguida, fica mais suave até chegar ao desvio. 


Continuando à esquerda você chega ao Refúgio Frey e, à direita, chega ao Refúgio Jakob. Recomenda-se fazer esta caminhada com tempo bom, céu limpo e sem vento. 


-Camino Esloveno: Este caminho começa na seção de guarda-parques do Lago Gutiérrez, perto de Villa los Coihues. Você pode conseguir  alugar um carro ou pegar o linha de ônibus 50 e desça na parada Villa, próximo à ponte de entrada do bairro. Você continua caminhando ao longo da estrada de cascalho que margeia o lago por cerca de 3 quilômetros até chegar ao final da estrada, onde o guarda-florestal e o autocamping estão localizados. Lá a trilha começa, levando à bela  cachoeira Los Duendes . Pouco antes de chegar, ele vira para a esquerda, começando lentamente a subir. 


Após 2 horas, há um desvio sinalizado. Indo para a esquerda você acessa a  praia de Muñoz. À direita, o Refúgio Frey está localizado. A partir deste desvio, cerca de mais 3 horas são estimadas. A subida é íngreme, por isso é recomendável estar em boas condições físicas e carregar pelo menos 1 litro e meio de água por pessoa.


Outra das opções mais populares para chegar ao Refúgio Frey é  caminhada guiada de dia inteiro, onde você passará pelas florestas nativas e observará toda a flora e fauna local até chegar ao refúgio para desfrutar de um almoço com belas vistas da lagoa e da Cordilheira dos Andes. Durante esta caminhada de 8 horas você também terá paisagens privilegiadas do o Lago Gutierrez e o Vale de Van Titter. A temporada desta excursão vai de novembro a junho.



Refugio San Martín - Jakob






O Refúgio San Martín (Jakob) é o lugar favorito para campistas e mochileiros, por estar localizado em um local de excepcional charme. Fica na margem esquerda do Lago Jakob, a 1600 metros acima do nível do mar.  Fica  18 quilômetros do centro de Bariloche  e leva entre 4 e 6 horas para chegar lá através do "Sendero Frey - Jakob" que começa no "Tambo". Oferece pernoite e serviço de café da manhã, almoço, lanches e jantar.

A caminhada até a lagoa Jakob é realizada no Báez tambo, na antiga estrada para Colonia Suiza, e siga em direção ao riacho Casa de Piedra. A trilha começa na rota 252, a um quilômetro da ponte rodoviária sobre o riacho  Casa de Piedra . Caminhando 800 metros, você entra em um alto bosque de coihues e depois desce até as margens do córrego Casa de Piedra. Você atravessa uma ponte pênsil e continua até uma floresta alta de onde o declive começa a ser pronunciado, até encontrar novamente o riacho, onde há uma ponte. Lá você cruza o riacho e caminha 45 minutos para acessar o refúgio. 

O refúgio original de 1952, incendiado em 2017 e reaberto em abril de 2018. Foi construído com pedra e madeira.  A nova estrutura conta com gastronomia e pernoite. Atualmente, tem capacidade para acomodar com conforto até 60 pessoas aproximadamente. Este abrigo está equipado com dois amplos quartos com 50 beliches, mantas e mantas, com capacidade para 100 pessoas. Durante os meses de verão há um zelador de refugiados.

É também um excelente ponto de partida para conhecer outros lugares, como a famosa lagoa de Témpanos, que se chega em caminhada de meia hora. Seu nome deve-se aos blocos de gelo flutuantes transparentes que podem ser vistos nele durante os primeiros meses do verão. 
Você também pode caminhar pelo Schweitzer Pass, bem como continuar a jornada em direção ao Lago Mascardi, Cerros Cella e Cuernos del Diablo. Na alta temporada, recomenda-se reservar com antecedência, principalmente para grupos.

O refúgio conhecido como Jakob, leva seu nome em homenagem ao Dr. Christofredo Jakob, um cientista que dava aulas nas universidades de La Plata e Buenos Aires, explorou cuidadosamente a área do Tronador, bem como o Moreno, Nahuel Huapí e área de Pampa Linda. Ele foi o descobridor da lagoa que anos depois Otto Meiling batizou com seu nome. 


Refugio Italia Manfredo Segre - Laguna Negra






Este refúgio foi  inaugurado no temporada 1969/70, tem capacidade para acomodar cerca de 30 pessoas. Ele está localizado às margens da Lagoa Negra e do morro homônimo, a 1.650 metros acima do nível do mar. Para alcançá-lo, são necessárias cerca de 5 horas de caminhada. A caminhada começa na Colônia Suiza, bem próximo à ponte sobre o riacho Goye, na rota RP 79. 

Passando pela Colônia Suiza e antes de cruzar o Arroio Goye, você pode ver a placa indicando a trilha "Manfredo Segre - Laguna Negra" que leva a este refúgio. A caminhada começa por um caminho rodeado por coihues. 

No início do caminho existe uma subida ligeira e constante de uma largura considerável. Mais tarde, o caminho começa a se estreitar, até se tornar um caminho, que é marcado com marcas vermelhas. Essas marcas podem ser vistas nos troncos das árvores e nas pedras, em altura média, de forma que são facilmente distinguíveis. O caminho chega ao Arroyo Goye, onde você pode descansar por alguns minutos. A partir daí você continua por um caminho através de uma floresta de coihue e depois lengas. No passeio você também poderá ver ciprestes, radales e ñires.

Subimos ao vale, cruzando vários "mallines", terras pantanosas com muita lama e diferentes tamanhos. Os mais pequenos podem saltar, mas noutros casos existem pontes colocadas para a travessia. Chega-se então a um acampamento conhecido como Rancho Manolo, em homenagem ao rancho que Manolo Puente usou como base para a construção do refúgio. Este lugar é fácil de reconhecer, mas também está marcado com placas oficiais do Parque Nacional Nahuel Huapi.

A subida mais íngreme começa aqui. Os dois primeiros riachos se cruzam, o Navidad e o Negro, ou Goye. A partir daí começa o que se conhece como Caracol, pois o caminho começa a subir em zigue-zague. Alguns dizem que são dezessete voltas no total, mas cada visitante tem sua versão. No final do Caracol está a Laguna Negra e seu refúgio. O percurso é de dificuldade média e tem declive de 800 metros acima do nível do mar.






No Refúgio Manfredo, os visitantes podem usar a cozinha, bem como solicitar informações sobre os diferentes percursos e suas distâncias. 

O refugiado fica entre novembro e abril: o resto do ano pode ser acessado, embora não haja serviços. Além das deliciosas refeições em oferta, como macarrão recheado com abóbora ou truta, nhoque com guisado e bifes com saladas variadas, purê de batata e batata frita, os caminhantes também podem experimentar a  cerveja artesanal  que é Feito com água pura da Lagoa Negra. As variedades que podem ser degustadas são a Ipa com sabor intenso, a Porter com sabor chocolate e torrado, a Blonde com sabor suave e a Âmbar, com sabor malte e lúpulo amargo.

Deste refúgio, eles também são muito acessíveis para explorar a  Colonia Suiza, Cerro Negro, Cerro Manolo, Marino e Bailey Willys.


Refúgio Cerro López - A melhor vista panorâmica






Perto do topo da colina está o refúgio López, um espaço localizado a  1.620 metros acima do nível do mar. Possui uma das melhores vistas do lago  Nahuel Huapi, das colinas e vales do Parque Nacional.  

Tem capacidade para albergando 100 pessoas e é a maior e mais confortável das cabanas de montanha. Oferece os habituais serviços de gastronomia, dormidas e banhos com água corrente. Ele também tem dois grandes quartos e uma espaçosa sala de jantar. Encerra apenas nos meses de inverno (junho a outubro). 

O refúgio López foi batizado por Perito Moreno em memória de Alejandro Vicente López y Planes , escritor e político, presidente da Nação e autor da letra do hino nacional argentino.

Do refúgio você pode fazer excursões de trekking aos picos principais, Turista e La Hoya, entre outros, bem como a ligação com outros refúgios de montanha em travessias de vários dias. Devido à sua localização e altura, os arredores do refúgio retêm neve até bem no verão.

Para chegar ao Cerro López você tem que ir ao quilômetro 22,5 do Pequeno Circuito, onde vai encontrar o caminho "Cerro López" que começa à esquerda do riacho López e depois segue o caminho marcado "Camino al Refugio López". Você pode chegar lá de Bariloche, pegando a  ônibus da linha 10, que Vai até Colonia Suiza Bariloche (a 25 quilômetros da cidade).

No início, o caminho sobe ligeiramente por uma área arborizada e depois aumenta sua inclinação . A vegetação se adensa até chegar a uma serra onde se encontra um miradouro panorâmico. Esse caminho não é difícil de fazer, mas você tem que estar preparado para subir uma subida constante. Em contrapartida, a vista que oferece é ótima!

No caso de alugar um veículo você passa por dois outros refúgios: Black Rock e Enchanted End, de onde você pode fazer pequenas caminhadas ou raquetes de neve (no inverno), além de provar alimentos regionais. Para continuar a viagem até o refúgio López, você deve continuar subindo, pelo mesmo caminho, até cruzar o  riacho López . Uma vez lá, você deve caminhar uma curta distância para chegar ao refúgio.

Vale a pena notar a excursão interessante e muito fácil para “La Hoya” (1850 m) e até o “ Pico Turista” (2050 m) que pode ser feito a partir deste refúgio. La Hoya, a meia hora de distância, tem a particularidade de conter neve até os meses de verão, sendo uma atração muito marcante para visitantes e campistas.


Refugio Otto Meiling 






Está localizado na  colina do Tronador , entre as  Castaño Overa  e  Alerce , a  2.000 metros acima do nível do mar . Construída em concreto armado e madeira, possui uma das vistas mais impressionantes do  Parque Nacional Nahuel Huapi . No andar superior há espaço para aproximadamente 60 pessoas dormirem e no térreo há uma cozinha, uma grande sala de jantar, banheiros e uma grande área para secar roupas molhadas, onde fica o aquecimento a lenha.

Além de alimentação e hospedagem, o refúgio oferece aluguel de equipamentos de esqui e contratação de guias de montanha para subir os picos do Tronador, escalar no gelo ou fazer caminhadas nas geleiras. Para chegar a este refúgio, são necessárias  5 a 7 horas de caminhada pela trilha do Otto , passando pelo  Rio Castaño Overa, La Almohadilla e Descanso de los Caballos.

O acesso normal ao refúgio é pelo caminho de Pampa Linda (65 quilômetros do centro de Bariloche). A estrada cobre 3 quilômetros e 50 metros de desnível, uma rota quase plana a partir da seção de guarda-parques. A partir daí, a subida é realizada por um caminho de montanha de 6 quilômetros e 500 metros de desnível até chegar ao topo da colina, um lugar chamado La Almohadilla. 

Depois o percurso continua com menos desnível e, após caminhar 2 quilómetros com 150 metros de desnível, chega-se ao Resto dos Cavalos, onde começa a parte final da subida, de 3 quilómetros e 350 metros de desnível, avançando pelo orla, não mais vegetação e com marcas de tinta nas pedras que indicam o caminho para o refúgio.

Do refúgio Otto Meiling você também vai para  poder visitar lugares próximos   como  Pampa Linda, vale Paso de las Nubes e geleira Castaño Overa. 


Refugio Lynch







Este refu clássico gio localizado no meio da montanha foi  construído há 60 anos a 2.000 metros acima do nível do mar.  O refúgio Lynch é uma construção de concreto e madeira de 1943 que   convida para desfrutar da gastronomia típica regional em seu restaurante com capacidade para 300 pessoas em suas duas salas ou no terraço (pode ser acessado durante todo o ano). 

Entre os pratos estrela estão: locro com cordeiro patagônico, goulash, truta assada com vegetais grelhados e o popular estilo napolitano milanês com batatas fritas.  

Para chegar ao Lynch você tem que escalar 1.800 metros, onde está Hermida. Pode ser feito de teleférico, depois continuar mais 200 metros ao longo da cadeira Lynch e caminhar alguns metros pela estepe patagônica. Para os mais aventureiros, o refúgio também pode ser acessado a pé (somente no verão) a partir da trilha "Refúgio Lynch" localizada e sinalizada na base da Villa Catedral. É uma caminhada de dificuldade média - baixa, na qual você deve percorrer este caminho de cascalho por 8 quilômetros.

O refúgio Lynch tem uma localização privilegiada para contemplar todos os belezas que circundam o  Cerro Catedral  bem como a  cidade de Bariloche. 
Para quem quer passar a noite no meio da montanha , o refúgio possui no  andar superior com três quartos   com capacidade para 8 pessoas em cada um deles, dois banheiros, uma sala de leitura e um restaurante das 9h às 17h.



Refugio Agostino Rocca - Paso de las Nubes






O refúgio foi  inaugurado em 2012, está 1.432 metros acima do nível do mar e tem 10 quartos com capacidade para 80 pessoas , cozinha a, enfermaria, banheiros e chuveiros. É um refúgio bastante moderno em comparação com os demais, é aquecido com placas elétricas e permanece aberto entre 1º de novembro e 23 de abril. 

Para Para chegar ao Refúgio Rocca é necessário percorrer  14,3 quilômetros, partindo de Pampa Linda , na base do morro Tronador, a 80 quilômetros da cidade de Bariloche. Depois de se registrar no setor de guarda-parques, a trilha permite desfrutar da companhia dos rios Castaño Overo e, posteriormente, Alerce. 

É um caminhada de 4 a 6 horas pela trilha Paso de las Nuebes , onde você terá uma vista incrível do glaciar Frías e do vale do rio Frías. O nível de dificuldade varia de baixo a médio. Pode ser realizado entre novembro e abril. A subida total deste percurso é de 710 metros.

A caminhada começa na área de Pampa Linda. Você percorre cerca de 3 quilômetros até chegar a uma passarela que cruza o rio Castaño Overa. Continue por este caminho seguindo as indicações para o Paso de las Nubes e bordejando a ribeira de Alerce durante 2 ou 3 horas, caminhando num terreno com pouco declive. Em seguida, você atravessa a ponte de Alerce e entra no Caracol, subindo cerca de 490 metros por uma hora, ou uma hora e meia, para então percorrer um trecho bastante plano subindo a encosta até chegar ao refúgio.

  Paseo de las Cascadas, a subida ao Cerro Constitución e a viagem a Puerto Frías   estão entre os passeios que podem ser feitos desde o refúgio Rocca. Você também terá inúmeras vistas imponentes dos morros Constitución e Parque, da geleira Frías, dos picos Argentino e Chileno do morro Tronador, além de uma vista panorâmica do vale que cruzam os rios Alerce e Frías, com seu espetacular lago de águas verdes cristalinas. .
Você também pode ir do refúgio Paso de las Nubes, a Geleira Frías e Puerto Blest.


Refúgio Berghof






Ao contrário de outros abrigos, É apenas para uso durante o dia mas ainda vale a pena uma visita. Além de uma bela vista panorâmica do Lago Nahuel Huapi e da cidade de Bariloche, este lugar conta a história: o pioneiro e fundador do Clube Andino Bariloche, Otto Meiling, viveu ali. Naquele canto funcionava a primeira fábrica de esqui e o primeiro centro de esqui da América do Sul. 

É o refúgio  mais perto do centro da cidade   são cerca de 2 horas de caminhada. Você pode visitar a antiga  casa de Don Otto , convertida em  museu ,  ou participar do Sturm und Drang   ( jazz, funk e latim), que se organiza nas primeiras noites dos meses de maio, dezembro e fevereiro. Acompanha também uma deliciosa noite com cardápios fixos, com destaque para o pimentão recheado (entrada), filé de lombo de porco (prato principal) e panquecas de maçã (sobremesa).

Em 2013 foi inaugurado o Novo Refúgio Berghof, após o incêndio que destruiu a estrutura histórica dois anos antes. Este espaço é composto por uma ampla sala, uma cozinha muito completa e uma despensa. É construído principalmente em madeira. As noites no refúgio são a combinação perfeita de música, gastronomia e uma vista única de Bariloche.

Otto Meiling  foi um dos os montanhistas pioneiros de Bariloche e do  Berghof foi  seu lar por muito tempo. Na década de 1930 construiu vários edifícios: a sua casa privada, o refúgio a que se chamou "Bergfreude" (em alemão, Mountain Joy) e depois "Berghof", dois bungalows (conhecidos como Horseflies e Pichi ruca, que significa " casinha ”em Mapuche), e uma oficina onde se faziam esquis. Graças a esta fábrica, e ao interesse de Otto Meiling e de outros habitantes da região da Europa, nasceu a escola de esqui Tronador. Assim, Bariloche começa a se transformar no centro internacional de esqui que é hoje.

Para chegar ao refúgio existem várias alternativas:  com veículo , a pé ou de teleférico   (a estação está localizada na Av. Pioneros km 5). Para subir ao refúgio, pegue o caminho próximo ao caminho de carros que começa no quilômetro 1 da Avenida Pioneros. 

Este caminho "Refugio Berghof" É desenvolvido com um declive suave, por isso é considerado o mais fácil dos acessos aos refúgios do Clube Andino Bariloche. A viagem dura cerca de 2 horas (7 quilômetros). No caso de ir de carro desde o centro de Bariloche deve-se pegar a Avenida Exequiel Bustillo até a RP82, lá virar à esquerda para o acesso Cerro Otto que deve percorrer e dirigir por 5 quilômetros até ver o Refúgio Berghof à sua esquerda.

Perto do refúgio, você pode visitar as pistas de esqui nórdico, o centro de esqui alpino "Piedras Blancas" (e seu setor escalada com vias equipadas), a pedra dos Habsburgos e a confeitaria rotativa. Outra grande atração é visitar a antiga casa de Don Otto Mailing, agora convertida em museu.


Sim você deseja saber mais sobre  excursões,  hospedagem e todas as informações sobre  Bariloche,  entre em contato.









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Celebração Da Deusa Mãe

Onde Você Pode Praticar Esportes Na Cidade?

Navegar Ao Longo Do Rio Parama É Uma Nova Maneira Incrível De Conhecer Rosário

Cemitério Da Recoleta: Passageiros Em Trance

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo