Passarelas do Glaciar Perito Moreno



Pontuação média      1 opiniões
15

  Julieta Fraguío 14/01/2020

O Glaciar Perito Moreno é um dos espetáculos naturais mais impressionantes da Patagônia. É uma grande massa de gelo de 30 quilômetros de comprimento, 5 quilômetros de largura e uma altura que chega a 60 metros. Suas proporções são tão grandes que é preciso vê-los vivos para entendê-los.

Uma forma de observá-lo é através das passarelas da geleira Perito Moreno, que margeiam a frente da geleira e se encontram a 30 quilômetros da entrada do Parque Nacional Los Glaciares, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.


O passeio pelas passarelas


As passarelas têm três níveis e somam não mais nem menos que 4 quilômetros sinuosos que levam até 300 metros nas proximidades do Perito Moreno. O percurso é feito de escadas e varandas com grades de madeira que permitem ver a geleira da maneira mais segura de diferentes perspectivas. Esta trilha é construída com um moderno sistema de treliça de metal, que permite um bom escoamento da neve e da água. Os passeios podem ser percorridos de várias formas, pois os caminhos se entrelaçam e permitem apreciar as diferenças nas texturas do gelo, a cor azul e os seus diferentes tons.




O passeio principal tem 2 varandas em diferentes alturas, voltadas para o ponto exato em que a geleira toca as rochas e os blocos de gelo se quebram. É importante que você tenha em mente que isso acontece 1 vez a cada vários anos, e a quebra é gerada em um período que é medido em horas, então você tem que ter muita sorte para vê-lo. De qualquer forma, ocorrem constantemente "pequenas" quebras no gelo, que caem na água e provocam um grande estrondo. Nas passarelas principais, pessoas com problemas de mobilidade podem circular, pois é possível circular em rampas e elevador, ao invés de ter que subir escadas.


Como chegar às passarelas


As passarelas estão localizadas a 77 quilômetros da cidade de El Calafate, localizada no extremo sul do Lago Argentino. Existem três maneiras de chegar até eles: alugando um carro, um ônibus ou uma excursão até Perito Moreno, onde o traslado está incluso.

Se você optar por ir de carro ou ônibus, a viagem começa na Rota Provincial nº 11 que margeia a margem sul do Lago Argentino. Este primeiro trecho é asfaltado e está em muito bom estado. Em seguida, se conecta com a Rota N ° 60 e depois de 48 quilômetros da rota chega-se à entrada do Parque Nacional Los Glaciares, onde se paga a entrada (em 2020 os preços diários giram em torno de AR $ 700 para a entrada geral, AR $ 360 residentes nacionais e AR $ 170 para crianças dos 6 aos 12 anos).




A estrada continua margeando o braço Rico do Lago Argentino na face sul da península de Magallanes, entrando na floresta de nothofagus. Aqui poderá observar a vegetação típica da região com bosques de lengas, lariços, ciruelillos, cohigues e ginjas. Ao lado do percurso também encontrará notros (flores vermelhas), arbustos de calafate (flores amarelas e frutos roxos) e lanternas chinesas (amarelo, planta parasita). Nos meses de outono, as florestas se enchem de folhas vermelhas.

Seis quilômetros antes de chegar ao destino, você encontrará um mirante com a primeira vista panorâmica da geleira conhecida como “La Curva de Los Suspiros”. Por último, o caminho termina no extremo oeste da península em frente ao glaciar, onde encontrará o acesso às passarelas.


Quanto tempo leva o passeio


Ao organizar sua visita ao glaciar através das passarelas, lembre-se que o circuito pode durar cerca de uma hora e meia e os traslados para o Parque partem de El Calafate a partir das 7h e retornam à tarde até as 17h.

Se depois de uma longa caminhada precisar descansar ou procurar um lugar aquecido para tomar um café quente, há um bar-restaurante (Bar Glaciar Perito Moreno) a poucos metros das passarelas. Este local está aberto todos os dias das 11h30 às 16h00. Você pode tomar um café para esquentar ou consumir alguns dos produtos do cardápio: sanduíches, empanadas, saladas, massas, bolos e pastéis: bolos, croissants e alfajores. Existem todos os tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Eles também permitem que você traga sua própria comida e consuma-a enquanto observa a geleira de suas janelas.




Dicas para curtir as passarelas


As passarelas estão abertas o ano todo, independentemente das condições climáticas. No verão, as temperaturas máximas raramente ultrapassam 15 ° C e aquelas abaixo de 0 ° C são comuns. Durante os meses de inverno (abril - agosto) a temperatura pode chegar a -3 ° C.

Por isso, recomendo que você traga agasalho, chapéu, luvas e casaco impermeável para os dias de chuva. Também é importante usar calçados confortáveis que mantenham os pés aquecidos, pois você terá que se movimentar no circuito por muito tempo. Não se esqueça do protetor solar e dos óculos escuros, eles são necessários para observar as geleiras sem riscos e proteger a pele da forte exposição aos raios solares.




Se você é um amante da fotografia, recomendamos que traga junto com o seu celular uma câmera com lente grande angular para fotos em geral e uma teleobjetiva para capturar detalhes.

Quanto à duração do dia, varia muito dependendo da época do ano: no verão você pode aproveitar cerca de 17 horas de luz e no inverno o dia é mais curto, chega a 8 horas.

Se quiser mais informações sobre as passarelas ou o Glaciar Perito Moreno, entre em contato conosco!
 











5

Média entre 1 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (1) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


CÉLIA MENEZES DA SILVA  14/06/23
Excelente
Completo, sem ser cansativo. Muito bom!

Jorge Luis Borges: O Mestre Das Ficções

San Antonio De Areco Para Viver A Cultura Gaúcha Argentina

O Que Ver Em Buenos Aires?

Pulperías: Um Presente Passado

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo