Cerro Catedral: Recomendações e o que fazer em cada estação.



Pontuação média      2 opiniões
336

  Julieta Fraguío 07/03/2018

Há mais de 80 anos, o Cerro Catedral foi instalado como um ícone das atividades de montanha em Bariloche. Ao longo do ano milhares de visitantes de diferentes partes do mundo vêm ao Cerro Catedral para viver uma experiência inesquecível que combina esporte, natureza e paisagens espetaculares da  Cordilheira dos Andes e da  Parque Nacional Nahuel Huapi.


O pico do Cerro Catedral está localizado 2.100 metros de altura   acima ao nível do mar, enquanto sua base está a 1.030 metros e está localizada a apenas  19 quilômetros da cidade.  Durante o inverno, Cerro Catedral tem o centro de esqui maior da América do Sul  (1.200 hectares esquiáveis) e oferece ampla infraestrutura de serviços para a prática de esportes. 


Em todo o ano, você pode realizar várias  atividades de aventura como escalada, caminhada, mountain bike, passeios de 4x4, esqui, snowboard, snowmobile, tirolesa e muitas outras atividades. A Catedral está  aberta o ano todo e tem  34 elevadores (entre teleféricos, bondes e veículos rebocados), facilitando a subida de 29 mil pessoas por hora.


Em diferentes pontos do Cerro você poderá desfrutar das belas pousadas instaladas em suas imponentes encostas, com vista para os   lagos Nahuel Huapi e Gutiérrez, a  Cordilheira dos Andes  e o  Morro do Tronador.

Você também encontrará uma   villa no sopé da montanha   com acomodações, uma ampla variedade de opções gastronômicas e uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, incluindo locais para alugar  esqui, snowboard, para alugar aulas e comprar itens necessários para cada prática. A villa fica aberta durante as 4 estações do ano e no inverno você pode encontrar tudo o que precisa para esquiar e praticar snowboard.


A seguir, deixo todas as  atividades que você pode fazer no Cerro Catedral:




Descida do Cerro Catedral em mountain bike 



O Cerro Catedral possui uma geografia muito rica e variada, o que o torna o cenário ideal para o mountain bike na temporada de outubro a abril. 

Você pode pedalar até lugares magníficos, exercitar seu corpo e até mesmo enfrentar a montanha em descidas rápidas. É melhor alugar a excursão de mountain bike e assim você terá a assessoria necessária com guias especializados para montar um roteiro ideal de acordo com suas aspirações com  duração de 4 horas.

Os passeios são guiados por ciclistas experientes e conhecedores do terreno. O lugar mais procurado para a prática deste esporte é o Parque de Bicicletas do Cerro Catedral.  Outras opções são o caminho que liga a base do morro ao Lago Gutiérrez (especialmente projetado para a prática de downhill), assim como as diferentes trilhas que cruzam a floresta e a estepe.

Bariloche também é conhecida mundialmente como sede e organizadora de competições de alto nível, como o campeonato de downhill Open Shimano.

Assim como no inverno as montanhas são o ponto de encontro de todos os esquiadores, no verão o Bike Park abre suas portas à aventura e à emoção, para que ciclistas de todo o mundo desfrutem dos mais diversos circuitos com níveis de dificuldade adequados a cada etapa de aprendizagem.

O Bike Park del Cerro Catedral oferece circuitos especialmente desenvolvidos para que iniciantes e experientes vivenciem a aventura da montanha. tain bike no espetacular ambiente do   Parque Nacional Nahuel Huapi.   Localizado no coração da Cordilheira dos Andes , as trilhas pela floresta, os circuitos do descida de diferentes níveis técnicos e um circuito  4X (Quatro Cruzes)   que é considerado um dos melhores do país. Cerro Catedral possui caminhos de  dificuldade baixa, média, alta e muito alta 


Trekking e caminhadas no Cerro Catedral






O Cerro Catedral, da primavera ao outono, possui várias trilhas e circuitos de diferentes níveis de dificuldade, onde você poderá apreciar durante suas caminhadas a variedade de fauna e flora da região. 


A subida começa desde sua base a cerca de 19 quilômetros da cidade As vistas são de tirar o fôlego! Você pode ver a  Cordilheira, a cidade ao longe, o Lago Nahuel Huapi e a pequena Villa Catedral.  Para chegar ao sopé do Morro, você pode ir alugar um carro ou em ônibus com a linha 55 do centro.


Uma maneira segura e divertida de viajar por essas trilhas é com o tour ao Cerro Catedral  você poderá percorrer seu cume durante meio dia acompanhado por um guia especializado que explicará tudo para você o que você precisa saber no caminho. Os destaques são as vistas panorâmicas dos lagos Nahuel Huapi e Gutiérrez e a visão de toda a natureza e dos morros em todas as direções. É mágico!




Suba ao Cerro Catedral de teleférico  ou teleférico






Uma das atividades mais populares do Cerro Catedral é subir em seus teleféricos e teleféricos para desfrutar de atividades de inverno como esqui, snowboard e skate de bunda ou no verão para desfrutar gastronomia nos diferentes paradores. Aqui estão as diferentes maneiras de subir: 


Teleférico Amancay:  Funciona o ano todo e pode desfrute de incríveis vistas panorâmicas do Cerro Catedral e da cidade de Bariloche. Esta caminhada sobe até 1700 metros da Catedral. No caso de querer continuar até o cume, isso pode ser feito com o  Dente da Teleférico. O teleférico Amancay tem capacidade em cada um deles para 4 pessoas sentadas e é capaz de transportar 2.000 passageiros por hora. 

Podem ser transportados na base do Cerro Catedral na  Plaza Amancay, onde além de encontrar este meio de elevação também há uma grande variedade de lugares, restaurantes, hotéis, confeitarias e diversos serviços para conhecer e passear.


Dente da Chairlift:  É o meio que permite chegar ao topo do Cerro Catedral (1927 msnm). São cadeiras triplas que permitem transportar 2.000 passageiros por hora. O ponto de partida é na estação inferior  localizada perto da estação superior do teleférico de Amancay.


O Dente da Teleférico Equilibrista chega ao local conhecido como Punta Princesa, onde você pode ter uma vista incrível do Lago Nahuel Huapi, Villa del Cerro Catedral, a cidade de Bariloche e a Cordilheira dos Andes.


Cable Carril:  É   o meio de transporte mais antigo da Catedral, uma gôndola sem assentos com capacidade para 25 pessoas de onde se avista a paisagem da vertente norte a mais de 1900 mtsm e onde poderá contemplar incríveis vistas do Lago Nahuel Huapi e da Cordilheira dos Andes.


-Teclado expresso sêxtuplo:   Nesse meio, você pode subir até 1.646 metros acima do nível do mar. O ponto de partida é   da estação inferior localizada no Shopping  “Las Terrazas” da base do Cerro Catedral. Com o teleférico Sêxtuplo você pode acessar as pistas:  “La Directa”, “ABC Norte” e “Punta Nevada”. Também nesta área você pode chegar ao teleférico Lynch.

-Lynch Chairlift:  Este teleférico quádruplo e duplo permite que os passageiros cheguem a 1929 metros acima do nível do mar. O local de chegada é a confeitaria "Refugio Lynch". E nos arredores você pode ver as pistas  "La Directa", "1.600", "Lynch" e "Panoramica".  Os pedestres também podem acessar a Confeitaria “Punta Nevada”.



Trilhas em 4 x 4 caminhões 






O Cerro Catedral está repleto de lugares para visitar e curtir o ano todo, uma forma diferente e divertida é fazer em  Veículos 4x4 através de circuitos de cascalho com vegetação imponente e rotas pela floresta que o levam a lugares inesperados.

Através de uma série de roteiros elaborados especificamente por motoristas e guias, você pode acessar as mais belas paisagens naturais, conhecendo a história da região.  
A subida começa em um caminho de montanha íngreme entre a  floresta centenária de coihues e altas lengas.   As curvas do caminho são mirantes ao  Parque Nacional Nahuel Huapi, com seus lagos, ilhas e montanhas. 

Durante a viagem os passageiros descem e apreciam as diversas vistas panorâmicas e percorrem as trilhas. Durante o inverno, os passageiros estão equipados com   sapatos para neve   para poderem viajar por áreas com alto acúmulo de neve sem afundar. 

As partidas começam na  Villa Cerro Catedral e têm duração de  1 hora e 20 minutos.


Escalada e tirolesa em La Hoyita






No topo do Cerro Catedral (quase 2.000 metros de altura) há um  espaço  que fica aberto no verão (dezembro a abril), onde você pode fazer tirolesa e escalada para adultos. Há também uma área de tirolesa para crianças e uma arena infantil. Para acessar esta área, você pode subir com  a gôndola Amancay da base e com uma conexão no teleférico Diente de Caballo. Chega-se assim à encosta sul da montanha, onde se encontra este pequeno parque de diversões, zona que para os esquiadores é conhecida como La Hoyita.

Cada atividade pode ser contratada individualmente ou por meio do  Passaporte da Catedral , que inclui todas as atividades do circuito, incluindo a subida à montanha e descontos em gastronomia. Os residentes em Bariloche que possuem o passe Classic para a temporada de inverno podem fazer um upgrade sem custo, apresentando-o no embarque da Telecabina.



Salte em slides Donut






Outro ponto de diversão e aventura está no  Donuts mágicos . Um pequeno parque de diversões com toboáguas e rampas de neve, onde as pessoas podem brincar o ano todo. Com os elásticos pode-se deslizar  pelos hilariantes escorregadores e rampas localizadas na  base do Cerro Catedral. 

No A temporada de inverno em Magic Donas oferece junto com os guias a possibilidade de que os mais novos possam subir pelo teleférico Amancay a 1800 metros de altura para brincar na neve com donuts e descobrir a partir daí as maravilhosas vistas de Bariloche. os lagos e a Cordilheira dos Andes. Esta atividade é oferecida todos os dias a partir das 15h (apenas para crianças menores de 10 anos).


Esqui e snowboard nas pistas mais legais






Cerro Catedral tem o  melhor centro de esqui da América Latina e pode ser apreciado durante os meses de  junho a outubro. As pistas Catedral foram as primeiras pistas de esqui da América do Sul e ainda hoje é a estação de inverno mais completa. Possui 53 pistas bem demarcadas de diversas dificuldades que  atingem 2.000 metros de altura.  Além disso, possui 103 quilômetros de pistas e 40 teleféricos com capacidade de transporte de 35.000 esquiadores por tempo. 

60% das faixas são de nível intermediário. Punta Princesa (1650 msnm), conserva a neve até o final de outubro e permite experimentar o esqui na primavera, é recomendado para todos os níveis. De La Garganta, Pista Seis e Del Bosque são para esquiadores avançados. Amancay (1700 metros acima do nível do mar) atravessa setores florestais oferecendo um panorama único. De las Nubes e Carlitos estão entre os mais difíceis, a mais de 1800 metros acima do nível do mar. O Cerro Catedral tem uma área esquiável de 1200 hectares com um comprimento máximo esquiável de 9 quilômetros. 

Por diferentes meios de elevação É possível subir em apenas 10 minutos da base a 1770 metros acima do nível do mar, até a estação baixa de Teleski 2000. 

Os festivais de neve e competições internacionais mais importantes acontecem no Cerro Catedral . Entre eles, destaca-se o abaixamento das tochas a cada início do inverno, show noturno que vem conquistando cada vez mais adeptos. 

Se você tem interesse em curtir todos eles. as instalações e atividades oferecidas neste centro de inverno, eu recomendo que você a semana  ou o 3 dias de esqui. Em ambos os pacotes você poderá experimentar este incrível esporte. Não importa se você é inexperiente,   aulas com instrutores profissionais são oferecidas.   Os pacotes também incluem acomodação, traslados, equipamento de esqui e passes de entrada para a pista.

O Cerro Catedral também possui um Snowpark   (1800 msnm) oferece diversas alternativas para que todos possam viver um dia cheio de emoções e diversão. Para os fãs do Freestyle, a montanha conta com o imperdível  Terrain Park (1700 msnm),   uma área especialmente equipada para a prática de manobras e saltos adaptados para todos os níveis. Este setor tem 5 hectares de pura adrenalina, saltos e obstáculos divididos em quatro níveis, de iniciantes a especialistas. 






Para quem deseja dar os primeiros passos nos esportes de neve, existe o “Parque de Jogos”. Um espaço de aprendizagem na Base, onde os visitantes fazem um passeio passo a passo para depois poderem desfrutar das diferentes inclinações em altura, familiarizar-se com o equipamento, fazer os primeiros movimentos e voltas, e aprender a controlar as pranchas . Um espaço ideal para aprender de forma segura e acessível. Este setor possui sete elevadores e possui uma área esquiável de mais de 3,5 hectares ao pé da montanha.

O Cerro Catedral também possui um  Esqui nórdico   ou pista de cross-country, aprovada pela Federação Internacional de Esqui, adequada para competições de alto nível. A pista tem uma extensão de aproximadamente 2,5 quilômetros e está localizada próxima à Estação Alta do Teleférico Amancay, cercada por um cenário natural único. O esqui sertão é uma modalidade que não requer áreas preparadas ou sinalizadas, e que visa percorrer paisagens e florestas movendo-se de forma simples e dinâmica.






Recomendo que faça com a companhia de guias especializados. Requer materiais e equipamentos específicos, semelhantes aos equipamentos clássicos de esqui, mas com um sistema especial com o qual você pode avançar em terreno plano e escalar a neve sem escorregar.


Andar de trenó na neve






Brincar na neve com os trenós é uma atividade ideal para toda a família, principalmente para os mais pequenos que procuram adrenalina e diversão. É uma proposta para curtir em grupo e descer a toda velocidade na neve no setor Conexão, recirculando desde a estação intermediária da  Princesa II. Há também outra área de lazer na estação superior do teleférico de Amancay, onde você pode andar de tobogã e encontrar os pontos para retirar e deixá-los. 

Outras pistas para trenós estão em La Hoyita, Onde pode ser acessado com o  teleférico Amancay e depois com o teleférico Diente de Caballo. Na base do Cerro Catedral também existe outra área, onde é permitido brincar de trenó. Estes podem ser alugados por hora e você poderá encontrá-los em todas as locadoras e vendedores de equipamentos de neve que estão localizados na cidade de Cerro Catedral.



Caminhadas com raquetes de neve no Cerro Catedral



As   caminhadas ou trekkings com raquetes   são outra das atividades de baixa complexidade técnica, física e simples de executar no Cerro Catedral durante o inverno (junho a agosto). Sapatos de neve são acessórios que acompanham os calçados e servem para uma movimentação mais confortável e rápida em terrenos com neve ou gelo. Além disso, são fornecidos bastões para realizar a caminhada com conforto e bom equilíbrio. 

Esta jornada é guiada com passeios em grupo   em direção à área de raquetes de neve em Superior Amancay. A excursão s e pode ser agendada na aldeia de Cerro Catedral, onde lhe fornecem todo o equipamento e o transferem até o local onde se realiza a atividade.  Tem duração entre 40 minutos e uma hora. Também pode ser contratado com traslados do centro da cidade.

Os passeios com raquetes de neve são realizados com guias em  saídas de grupo da área de Amancay Superior . 



Passeio em ônibus de neve pela colina






É uma experiência única onde você  percorre as encostas do Cerro Catedral   em uma máquina na pista que possui cabine climatizada com capacidade para 14 passageiros. 

Durante o passeio, você será acompanhado por um guia especializado que contará curiosidades sobre a fauna, a flora e a história da região. 

Você chega à beira da montanha, onde pode ver vistas panorâmicas espetaculares. É um passeio adequado a todos os públicos. Os passeios são alugados na base do Cerro Catedral durante a temporada de inverno de julho a agosto.


Baixe o SnowBMX






A atividade é realizada em  bicicletas adaptadas   para a neve em um circuito onde amigos e familiares realizam competições de slalom. As subidas e descidas são ideais para diversão em grupo durante a visita à montanha. 

O equipamento é muito  fácil de usar   e graças à largura da prancha, é possível deslizar na neve de forma estável e segura. A atividade é realizada com capacete e é obrigatória a palestra introdutória sobre os modos de uso e normas de segurança. O SnowBMX é alugado  por hora   na área do  Princess Track.



Percorra as trilhas em veículos para neve e ATVs






Uma ótima maneira de descobrir os arredores do Cerro Catedral é com  motos de neve ou ATVs. É uma atividade divertida e segura permitindo um acesso fácil às mais belas paisagens da região na temporada de inverno.

A excursão combina quadriciclos e motos de neve cruzando riachos e florestas de lengas ,  até 1.400 metros de altura , em uma  rota de 7 quilômetros com paradas  em mirantes naturais, visitando uma área do centro de esqui e desfrutando de um ambiente que só pode ser feito com veículos todo-o-terreno.

É ideal para quem quer fazer a experiência e combiná-la com outras atividades dentro do centro de esqui. A duração aproximada do  passeio é de 50 minutos   e as saídas são a cada 15 minutos da Base do Cerro Catedral.


Onde comer no Cerro Catedral



A  sua gastronomia   perto da montanha também é um bom plano para desfrutar da Catedral  durante todo o ano.   Existem pousadas distribuídas por toda a montanha com os mais deliciosos pratos patagônicos e as melhores vistas panorâmicas.

Além de uma excelente oferta gastronômica e uma variedade de serviços, Todos têm espaços aquecidos e terraços espetaculares com vista para as montanhas, a Cordilheira dos Andes e a cidade.

Os mais recomendados são:


Abrigo Lynch






Outra dica imperdível  no Cerro Catedral é  almoçar ou um chocolate quente com churros   no Refúgio Lynch. Este incrível refúgio no meio da montanha foi construído há 60 anos a 2.000 metros acima do nível do mar. 

O refúgio é uma onstrução em concreto e madeira de 1943   que o convida a desfrutar da  gastronomia típica regional   em seu restaurante com capacidade para  300 pessoas em seus dois ambientes ou no terraço   (pode ser acessado durante todo o ano). 

Entre os pratos das estrelas estão:  el locro com cordeiro patagônico, goulash, truta assada com vegetais grelhados e o popular milanês napolitano com batata frita.  

Para chegar a Lynch você tem que subir  1800 metros , onde Hermida está de teleférico, depois continuar mais 200 metros ao longo da cadeira Lynch e caminhar alguns metros pela estepe patagônica. Para os mais aventureiros, o refúgio também pode ser acessado a pé pelas trilhas localizadas e marcadas na base do Cerro Catedral.

  O refúgio Lynch tem um local privilegiado por contemplar todas as belezas que rodeiam o Cerro Catedral e a cidade de Bariloche. Também no andar superior, possui  três quartos   para quem deseja passar a noite no meio da montanha.



Tage






Na base do morro, a poucos metros do estacionamento e do acesso aos elevadores, uma das propostas que está sempre aberto (chuva, vento ou neve) é Tage, com mais de 50 anos de experiência nas montanhas geridas pela família Rosenkjaer. Fast foods, entre os quais se destacam o filé mignon, hambúrgueres e goulash com spetzl, sempre acompanhados de música tirolesa em homenagem às suas raízes.

É um excelente local para passear e saborear a culinária argentina e alemã. Muitos clientes vêm saborear seu tenro laing, seu generoso choripán e suas famosas empanadillas. Não deixe de experimentar os surpreendentes waffles ou o saboroso strudel de maçã. Também pode tomar uma cerveja extraordinária, um irresistível vinho quente com especiarias ou um delicioso cordial. E sem esquecer o delicioso chocolate quente que combina perfeitamente com todos os pratos doces.



Cabine 1600






Na área central do Cerro Catedral, acaba o teleférico Sêxtuplo, um dos principais meios do centro de esqui, é  Cabine 1600 , um espaço aconchegante para almoçar ou uma bebida quente para ajudar a recuperar a temperatura. Existem pratos de montanha, grelhados e doces. A marca distintiva deste parador é a sua decoração artística, com cada uma das suas mesas intervindo de forma muito colorida pelo grupo CreArte, uma associação local sem fins lucrativos que trabalha na educação não formal de crianças com deficiência. Apenas esquiadores ou snowboarders vêm a este lugar.


La Roca






Na estação superior de A gôndola de Amancay  (a 1800 msnm, no setor sul)  há o Restaurante La Roca, um restaurante na montanha. Uma experiência gastronômica de alto nível:  Pratos assinados da Patagônia, extensa carta de vinhos, massas caseiras e doces artesanais.  Eles têm um amplo salão, salão e sala de estar com vista para o Lago Gutiérrez e um grande deck para a montanha. 

Archie MacLellan é o chef que veio da Escócia e se estabeleceu há vários anos em Bariloche, criando um menu que combina sabores europeus e pratos patagônicos com produtos locais: pratos com truta, cordeiro e veado. O cardápio é variado e há também tapas, hambúrgueres e saladas. De manhã e à tarde, eles têm o refeitório em funcionamento.



Punta Princesa






Parador Punta Princesa está localizado a 1936 msnm, é o parador mais alto do Cerro Catedral. Ele está localizado no patamar da Telecadeira Dente de Cavalo.

A modalidade de serviço em Punta Princesa é  autoatendimento. E as porções são generosas. Entre os pratos de destaque estão: a vitela milanesa com batata frita, hambúrgueres, saladas e claro, os bolos: cheseecake com frutas vermelhas, brownies, chocotorta e muitas coisas saborosas.



Parador Punta Nevada






Este parador é Ele está localizado em  1700msnm,   em Superior Cable Carril. É um dos paradores a que esquiadores e peões podem aceder. Situa-se no centro da montanha, com capacidade para 200 pessoas e mais 200 lugares sentados na zona da esplanada.

No centro do restaurante Têm uma  lareira grande , ideal para recuperar a temperatura no outono e no inverno. Os pratos principais são os guisados, o frango ao curry com mistura de folhas verdes, mas também há refeições simples como o delicioso cachorro-quente com batata frita ou o sanduíche gigante de milanesa.


Rodeo



 



Localizada na  base do Cerro Catedral, é uma das mais bem avaliadas pelo serviço prestado e por ter a mais completo com todas as variedades de cortes de carne e achuras: vazio, lombo, entraña, costela, matambre, linguiça, chouriço, torta, rins e chinchulinas.

Também se destacam pelo  cardápio de massas, em que se destacam os nhoques com caldeirada. O cardápio de sobremesas é um dos melhores que se podem degustar na Catedral, recomendamos que você experimente o copo congelado com amoras e mirtilos ou as panquecas Catedral (doce de leite, maçã assada, rum e caramelo). O Rodeo tem uma  sala VIP   com excelentes vistas, atenção imediata e privacidade. 


Se você quiser mais informações sobre passeios em Bariloche,  contacte-nos!








4

Média entre 2 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (2) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


MYRIAM  13/05/23
Muy completo
Me pareció muy completo y detallado el artículo, sobre todo para el que no conoce Bariloche.

ALESSANDRO  11/02/23
Muito explicativo e interessante
Ainda não conheço o lugar

Como Assistir A Um Jogo De Boca Em Boca?

Cemitério Da Recoleta: Passageiros Em Trance

Reserva Natural Villavicencio

O Que Fazer Em Mar Del Plata?

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo